Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 4 n. 8 / 9 (2022): FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA FREIREANA - políticas, concepções e experiências
v. 4 n. 8 / 9 (2022): FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA FREIREANA - políticas, concepções e experiências
Publicado:
2022-06-14
Artigos e Ensaios
Educação e política em Paulo Freire
Fundamentos para a compreensão da realidade contemporânea
Jorge Fernando Hermida, Heloísa Varão Santos , Rafael de Farias Ferreira
4.1. 05 Educação e política em Freire.pdf
A relação teoria-prática na Formação inicial docente
Concepções de estudantes e egressos de um curso de licenciatura
Danielle Cristine Camelo Farias , José Batista Neto
4.3 0461. A relação teoria-prática na formação inicial docente .pdf
Autoconfrontação e argumentação prática de professores/as supervisores/as do Pibid
Indícios de uma perspectiva freireana na Educação Física Escolar
Luiz Sanches Neto , Luciana Venâncio , Lis Bastos Silvestre , Felipe Néo dos Santos
4.5 220. Autoconfrontação e argumentação prática de professores supervisores do PIBID
Resolução de problemas
Um desafio para ensino de Matemática
Adeilton Fernandes da Costa, Flavio Batista Simão , Katia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias
4.7 0210. Resolução de problemas um desafio para o ensino de matemática.pdf
Dossiê Projetos institucionais de FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Apresentação
Dossiê: Formação de professores na perspectiva freireana: políticas, concepções e experiências
Maria Eliete Santiago , Rita de Cassia Cavalcanti Porto
16-23
2. 0459 Apresentação Dossiê.pdf
Resistir e esperançar à luz do legado de Paulo Freire
Em xeque a Resolução CNE/CP 02/2019
Magali Aparecida Silvestre, Amanda Amaro, Priscila Bastos Braga dos Santos, Robinson Jacintho de Souza
24-48
2.1. 71 Resistir e esperançar pdf
Deslocamentos andarilhos entre redes latino-americanas na perspectiva formativa investigativa freireana
Regina Aparecida Correia Trindade, Mairce da Silva Araújo, Isabele Cristina Fonseca Ramos, Roberta Dias de Sousa
49-67
2.2. 0217 pdf
Os princípios fundantes da pedagogia freireana e desenvolvimento profissional docente
enlaçando perspectivas teóricas
Lilian Moreira Cruz, Lúcia Gracia Ferreira Trindade
68-93
2.3. 0221 Principios fundantes.pdf
Paulo Freire e o desenvolvimento pessoalprofissional dos/das educadores/as
Vania Finholdt Angelo Leite
94-110
2.4. 0219 Paulo Freire e o desenvolvimento pessoalprofissional.pdf
A Aposta freireana de uma reflexividade narrativa para a formação de professores/as
Joelson de Sousa Morais
111-132
2.5 0222 Aposta freirena reflexividade narrativa.pdf
Implicações da formação permanente de professores à educação libertadora numa perspectiva emancipatória
Nilton Bruno Tomelin, Rita Buzzi Rausch
133-151
2.6 0209 Implicações da formação permanente
O inédito viável na formação de professores/as da Educação básica
Por onde vai uma práxis educativa
Camila Lima Coimbra
152-176
2.7 0211 Inédito viável na formação de professores.pdf
Formação permanente, diálogos e problematizações no caminhar da pesquisa
Alaíde Vieira de Andrade Costa, Hélio Júnior Rocha de Lima, Maria Cleonice Soares
177-204
2.8. 0218 Formação permanete, diálogos e problematizações.pdf
Pesquisas no campo da Formação docente na Educação Infantil
Contribuições do pensamento de Paulo Freire
Maria Nilceia de Andrade Vieira, Kallyne Kafuri Alves, Valdete Côco
205-227
2.9 06 Pesquisas no campo da formação docente na educação infantil.pdf
Contribuições dos Estudos Sociais da Infância e da obra de Paulo Freire na pesquisa em Educação Infantil
Heloisa Josiele Santos Carreiro
228-251
2.10 01 Contribuições dos Estudos Sociais da Infancia e da obra de Paulo Freire .pdf
Educação da Primeira infância e atuação docente na perspectiva freireana
A prática docente amorosa de Paulo Freire permeando as infâncias
Gloria Maria Anselmo de Souza, Gisele Coelho de Oliveira, Fernanda Pinheiro de Macedo
252-271
2.11 0214 Educação da primeira infância a atuação docente.pdf
Para não dizer que não falamos da alfabetização de crianças e adultos em Paulo Freire
Suzana Mary de Andrade Nunes, Verônica dos Reis Mariano Souza
272-288
2.12 0215 Para não dizer que não falamos de Alfabetização de crianças e adultos.pdf
A docência para a alfabetização na EJA
Reflexões sobre uma formação orgânica e protagonista dos(as) educadores(as)
José Carlos Lima de Souza , Jaqueline Luzia da Silva
289-312
2.13 0215 A docência para alfabetização na EJA.pdf
Paulo Freire e a educação
Reflexão acerca de categorias que permanecem vivas para a formação de professores (as)
Nelma Alves Marques Pintor , Neide Maria Alves Valones
313-334
2.14 026 Paulo Freire e a educação Reflexão acerca de categorias que permanecem vivas.pdf
Conflitos escolares
Intervenções mais efetivas em Paulo Freire
Sandra Moraes da Silva Cardozo, Roseli Rodrigues de Mello, Lana Camila Santos Gonçalves
335-359
2.15 0216 Conflitos escolares Intervenções mais efetivas em Paulo Freire
O projeto Educação em Direitos Humanos na Universidade de Landau/Alemanha
Posibilidades de Diálogo com a pedagogia de Paulo Freire
Alexandre Magno Tavares da Silva, Matthias Bahr
360-382
2.16. 0457 O projeto Educação em Direitos Humanos na Universidade de Landau.pdf
Formação de professores de ciências, práticas pedagógicas e alfabetização científica humanizadora
Leandro da Silva Barcellos, Geide Rosa Coelho
383-404
2.17 0213 Formação professores de ciências, práticas pedagógicas e alfabetização cientifica humanizadora.pdf
Pensar criticamente a formação docente no período pós-pandêmico
Dalila Andrade Oliveira
405-423
2.18 0458 Pensar criticamente a formação docente no período pós-pandêmico.pdf
Reinvenção pedagógica em tempos de pandemia
Análise de cartas a Paulo Freire
Simone Braz Ferreira Gontijo, Juliana Parente Matias
424-447
2.19 072 Reinvenção pedagógica em tempos de pandemia Cartas a Paulo Freire.pdf
Os desafios da Educação e da formação docente contemporânea
Pensando com Paulo Freire
Sheiene Gonçalves Santos, Francisca Clara de Paula Oliveira
448-461
2.20 0212. Os desafios da educação e da formação docente contemporânea .pdf
O estágio obrigatório como espaço formativo
Experiências durante a pandemia
Ivan Cardoso Oliose; Karla Ribeiro de Assis Cezarino; Edna Castro de Oliveira
4.6 032. Estágio obrigatório como espaço formativo.pdf
Freire e Vigotski
Diálogos e aproximações sobre educação e liberdade
Marcos Novaes da Silva , Marili Moreira da Silva Vieira
4.2 024. Freire e Vigotski diálogos e aproximações.pdf
A autoformação nas escolhas, processos e resultados de pesquisadores do Mestrado Profissional PPGEB/UERJ
Reflexões e narrativas de egressos
Esequiel Rodrigues Oliveira, Inês Barbosa de Oliveira
4.4 073. Autoformação nas escolhas, processos e resultados de pesquisadores.pdf
Entrevista
Entrevista
HELENO ARAÚJO
Marília Gabriela de Menezes Guedes, Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga
3. 0460 Entrevista com Heleno Araújo .pdf
Resenhas
Educação popular
Rompendo barreiras educacionais
Alessandra Fonseca Farias , Vanessa Xavier Silva Sousa , Ana Júlia Rêgo Vieira da Luz
6.1 0464. Educação popular.pdf
Educação e Mudança
Adriana Cabral Pereira de Araujo , Andréa King de Abreu Yamaguchi , Daniele Gonçalves Vilela , Márcia Alves Ferreira Spinola
6.2 0468 Resenha Educação e mudança.pdf
A Reforma Empresarial da Educação
Marcus Vinicius Siqueira Dutra
6.3 0469. Reforma empresarial da educação.pdf
Prosa e verso
Quem é ele?
Pedro Roque
5. 5. 0463 Poesia.pdf
Entidades
CARTA DO VIII ENALIC
“Nós passarinhos, eles passarão”
Forpibid rp
8.1 0472 Carta do VIII Enalic.pdf
Forpibid rp
Informes
Forpibid rp
686-687
8.2 0473 Entidades informe Forpibid rp.pdf
DOCUMENTO
CARTA ABERTA
Pela revogação da Reforma do Ensino Médio (LEI 13.415/2017)
Entidades nacionais do campo educacional
7. 0471 Carta Aberta pela revogação da Lei 13415 2017
Editorial
Editorial
Esperança é verbo! Chega de retrocessos: Esperancemos!
Lucilia Augusta Lino, Amparo Villa Cupolillo
1. Editorial n.8.pdf
Enviar Submissão
Enviar Submissão