Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 4 n. 8 / 9 (2022): FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA FREIREANA - políticas, concepções e experiências
v. 4 n. 8 / 9 (2022): FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA FREIREANA - políticas, concepções e experiências
Publicado:
2022-06-14
Dossiê Projetos institucionais de FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Apresentação
Dossiê: Formação de professores na perspectiva freireana: políticas, concepções e experiências
Maria Eliete Santiago , Rita de Cassia Cavalcanti Porto
16-23
2. 0459 Apresentação Dossiê.pdf
Resistir e esperançar à luz do legado de Paulo Freire
Em xeque a Resolução CNE/CP 02/2019
Magali Aparecida Silvestre, Amanda Amaro, Priscila Bastos Braga dos Santos, Robinson Jacintho de Souza
24-48
2.1. 71 Resistir e esperançar pdf
Deslocamentos andarilhos entre redes latino-americanas na perspectiva formativa investigativa freireana
Regina Aparecida Correia Trindade, Mairce da Silva Araújo, Isabele Cristina Fonseca Ramos, Roberta Dias de Sousa
49-67
2.2. 0217 pdf
Os princípios fundantes da pedagogia freireana e desenvolvimento profissional docente
enlaçando perspectivas teóricas
Lilian Moreira Cruz, Lúcia Gracia Ferreira Trindade
68-93
2.3. 0221 Principios fundantes.pdf
Paulo Freire e o desenvolvimento pessoalprofissional dos/das educadores/as
Vania Finholdt Angelo Leite
94-110
2.4. 0219 Paulo Freire e o desenvolvimento pessoalprofissional.pdf
A Aposta freireana de uma reflexividade narrativa para a formação de professores/as
Joelson de Sousa Morais
111-132
2.5 0222 Aposta freirena reflexividade narrativa.pdf
Implicações da formação permanente de professores à educação libertadora numa perspectiva emancipatória
Nilton Bruno Tomelin, Rita Buzzi Rausch
133-151
2.6 0209 Implicações da formação permanente
O inédito viável na formação de professores/as da Educação básica
Por onde vai uma práxis educativa
Camila Lima Coimbra
152-176
2.7 0211 Inédito viável na formação de professores.pdf
Formação permanente, diálogos e problematizações no caminhar da pesquisa
Alaíde Vieira de Andrade Costa, Hélio Júnior Rocha de Lima, Maria Cleonice Soares
177-204
2.8. 0218 Formação permanete, diálogos e problematizações.pdf
Pesquisas no campo da Formação docente na Educação Infantil
Contribuições do pensamento de Paulo Freire
Maria Nilceia de Andrade Vieira, Kallyne Kafuri Alves, Valdete Côco
205-227
2.9 06 Pesquisas no campo da formação docente na educação infantil.pdf
Contribuições dos Estudos Sociais da Infância e da obra de Paulo Freire na pesquisa em Educação Infantil
Heloisa Josiele Santos Carreiro
228-251
2.10 01 Contribuições dos Estudos Sociais da Infancia e da obra de Paulo Freire .pdf
Educação da Primeira infância e atuação docente na perspectiva freireana
A prática docente amorosa de Paulo Freire permeando as infâncias
Gloria Maria Anselmo de Souza, Gisele Coelho de Oliveira, Fernanda Pinheiro de Macedo
252-271
2.11 0214 Educação da primeira infância a atuação docente.pdf
Para não dizer que não falamos da alfabetização de crianças e adultos em Paulo Freire
Suzana Mary de Andrade Nunes, Verônica dos Reis Mariano Souza
272-288
2.12 0215 Para não dizer que não falamos de Alfabetização de crianças e adultos.pdf
A docência para a alfabetização na EJA
Reflexões sobre uma formação orgânica e protagonista dos(as) educadores(as)
José Carlos Lima de Souza , Jaqueline Luzia da Silva
289-312
2.13 0215 A docência para alfabetização na EJA.pdf
Paulo Freire e a educação
Reflexão acerca de categorias que permanecem vivas para a formação de professores (as)
Nelma Alves Marques Pintor , Neide Maria Alves Valones
313-334
2.14 026 Paulo Freire e a educação Reflexão acerca de categorias que permanecem vivas.pdf
Conflitos escolares
Intervenções mais efetivas em Paulo Freire
Sandra Moraes da Silva Cardozo, Roseli Rodrigues de Mello, Lana Camila Santos Gonçalves
335-359
2.15 0216 Conflitos escolares Intervenções mais efetivas em Paulo Freire
O projeto Educação em Direitos Humanos na Universidade de Landau/Alemanha
Posibilidades de Diálogo com a pedagogia de Paulo Freire
Alexandre Magno Tavares da Silva, Matthias Bahr
360-382
2.16. 0457 O projeto Educação em Direitos Humanos na Universidade de Landau.pdf
Formação de professores de ciências, práticas pedagógicas e alfabetização científica humanizadora
Leandro da Silva Barcellos, Geide Rosa Coelho
383-404
2.17 0213 Formação professores de ciências, práticas pedagógicas e alfabetização cientifica humanizadora.pdf
Pensar criticamente a formação docente no período pós-pandêmico
Dalila Andrade Oliveira
405-423
2.18 0458 Pensar criticamente a formação docente no período pós-pandêmico.pdf
Reinvenção pedagógica em tempos de pandemia
Análise de cartas a Paulo Freire
Simone Braz Ferreira Gontijo, Juliana Parente Matias
424-447
2.19 072 Reinvenção pedagógica em tempos de pandemia Cartas a Paulo Freire.pdf
Os desafios da Educação e da formação docente contemporânea
Pensando com Paulo Freire
Sheiene Gonçalves Santos, Francisca Clara de Paula Oliveira
448-461
2.20 0212. Os desafios da educação e da formação docente contemporânea .pdf
O estágio obrigatório como espaço formativo
Experiências durante a pandemia
Ivan Cardoso Oliose; Karla Ribeiro de Assis Cezarino; Edna Castro de Oliveira
4.6 032. Estágio obrigatório como espaço formativo.pdf
Freire e Vigotski
Diálogos e aproximações sobre educação e liberdade
Marcos Novaes da Silva , Marili Moreira da Silva Vieira
4.2 024. Freire e Vigotski diálogos e aproximações.pdf
A autoformação nas escolhas, processos e resultados de pesquisadores do Mestrado Profissional PPGEB/UERJ
Reflexões e narrativas de egressos
Esequiel Rodrigues Oliveira, Inês Barbosa de Oliveira
4.4 073. Autoformação nas escolhas, processos e resultados de pesquisadores.pdf
Entrevista
Entrevista
HELENO ARAÚJO
Marília Gabriela de Menezes Guedes, Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga
3. 0460 Entrevista com Heleno Araújo .pdf
Artigos e Ensaios - fluxo contínuo
Educação e política em Paulo Freire
Fundamentos para a compreensão da realidade contemporânea
Jorge Fernando Hermida, Heloísa Varão Santos , Rafael de Farias Ferreira
4.1. 05 Educação e política em Freire.pdf
A relação teoria-prática na Formação inicial docente
Concepções de estudantes e egressos de um curso de licenciatura
Danielle Cristine Camelo Farias , José Batista Neto
4.3 0461. A relação teoria-prática na formação inicial docente .pdf
Autoconfrontação e argumentação prática de professores/as supervisores/as do Pibid
Indícios de uma perspectiva freireana na Educação Física Escolar
Luiz Sanches Neto , Luciana Venâncio , Lis Bastos Silvestre , Felipe Néo dos Santos
4.5 220. Autoconfrontação e argumentação prática de professores supervisores do PIBID
Resolução de problemas
Um desafio para ensino de Matemática
Adeilton Fernandes da Costa, Flavio Batista Simão , Katia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias
4.7 0210. Resolução de problemas um desafio para o ensino de matemática.pdf
Resenhas
Educação popular
Rompendo barreiras educacionais
Alessandra Fonseca Farias , Vanessa Xavier Silva Sousa , Ana Júlia Rêgo Vieira da Luz
6.1 0464. Educação popular.pdf
Educação e Mudança
Adriana Cabral Pereira de Araujo , Andréa King de Abreu Yamaguchi , Daniele Gonçalves Vilela , Márcia Alves Ferreira Spinola
6.2 0468 Resenha Educação e mudança.pdf
A Reforma Empresarial da Educação
Marcus Vinicius Siqueira Dutra
6.3 0469. Reforma empresarial da educação.pdf
Prosa e verso
Quem é ele?
Pedro Roque
5. 5. 0463 Poesia.pdf
Entidades
CARTA DO VIII ENALIC
“Nós passarinhos, eles passarão”
Forpibid rp
8.1 0472 Carta do VIII Enalic.pdf
Forpibid rp
Informes
Forpibid rp
686-687
8.2 0473 Entidades informe Forpibid rp.pdf
DOCUMENTO
CARTA ABERTA
Pela revogação da Reforma do Ensino Médio (LEI 13.415/2017)
Entidades nacionais do campo educacional
7. 0471 Carta Aberta pela revogação da Lei 13415 2017
Editorial
Editorial
Esperança é verbo! Chega de retrocessos: Esperancemos!
Lucilia Augusta Lino, Amparo Villa Cupolillo
1. Editorial n.8.pdf
Expediente
Avaliadores 2022
Avaliadores 2022
Enviar Submissão
Enviar Submissão