Paulo Freire e a educação
Reflexão acerca de categorias que permanecem vivas para a formação de professores (as)
Palavras-chave:
Formação de Professores, Autonomia, Educação, Emancipação, DiálogoResumo
Este artigo visa resgatar a discussão acerca de categorias da obra de Paulo Freire para a educação e que permanecem vivas para a formação de professores (as). Serão abordadas categorias como educação e política, autonomia, emancipação, igualdade, diálogo, opressão e direitos humanos, entre outros de não menos centralidade, inseridos no cenário do cotidiano escolar. A metodologia tem como base o diálogo com concepções educacionais de pensadores/as cujas ideias radicam em princípios nucleares defendidos por Paulo Freire. As referências teóricas foram articuladas com concepções de Adorno (2020), de Bobbio (2002), de Honneth (2009), e com Santiago e Batista Neto (2006). Como resultado, o artigo pretende manter acesa a defesa das perspectivas categóricas referendadas no pensamento freireano, admitindo que continua viva entre nós, a presença de um educador que nos representa como educadores e educadoras apaixonados/as pela educação e por um processo educacional crítico e libertador