Paulo Freire e a educação

Reflexão acerca de categorias que permanecem vivas para a formação de professores (as)

Autores

Palavras-chave:

Formação de Professores, Autonomia, Educação, Emancipação, Diálogo

Resumo

Este artigo visa resgatar a discussão acerca de categorias da obra de Paulo Freire para a educação e que permanecem vivas para a formação de professores (as). Serão abordadas categorias como educação e política, autonomia, emancipação, igualdade, diálogo, opressão e direitos humanos, entre outros de não menos centralidade, inseridos no cenário do cotidiano escolar. A metodologia tem como base o diálogo com concepções educacionais de pensadores/as cujas ideias radicam em princípios nucleares defendidos por Paulo Freire. As referências teóricas foram articuladas com concepções de Adorno (2020), de Bobbio (2002), de Honneth (2009), e com Santiago e Batista Neto (2006). Como resultado, o artigo pretende manter acesa a defesa das perspectivas categóricas referendadas no pensamento freireano, admitindo que continua viva entre nós, a presença de um educador que nos representa como educadores e educadoras apaixonados/as pela educação e por um processo educacional crítico e libertador

Biografia do Autor

Nelma Alves Marques Pintor

Doutora em Ciências da Criança e da Mulher (IFF/FIOCRUZ), Mestra em Ciências da Educação (UFF/RJ) e Psicóloga (UNICAP/PE). Ex-Coordenadora de Educação Especial (SME/FME/Niterói - 1999-2013) e ex-Coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá, Niterói/RJ (1998-2019). Membro do Grupo de Pesquisa (CNPq) "Políticas em Educação: Formação, Cultura e Inclusão". Miembro de la Red Internacional de Investigadores y Participantes sobre Integración Educativa (RIIE), UNAM, México.

Neide Maria Alves Valones

Mestra em Ciências da Educação (UFPE), possui especialização em Psicopedagogia e Orientação Educacional. Ex-Coordenadora do Programa de Extensão da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA/PE).

Publicado

2022-06-14

Edição

Seção

Dossiê Projetos institucionais de FORMAÇÃO DE PROFESSORES