Sobre a Revista

A revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO é um periódico eletrônico sob a responsabilidade editorial da ANFOPE - Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação, publicado no Portal PERIÓDICOS da UFRRJ

Nosso ISSN é 2675-181X.

 A ANFOPE é uma entidade acadêmica que tem como pauta a defesa da educação pública, gratuita, laica e de qualidade social, focalizando a formação e valorização dos profissionais da educação.

Com periodicidade anual (ahead of print), de acesso livre e gratuito, a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO busca incentivar o debate científico sobre a educação, mais especificamente sobre a formação de professores, aceitando, para publicação, trabalhos que tratem da formação e valorização dos profissionais da educação, em diversas dimensões, trazendo contribuições ao debate e a produção de conhecimento no campo da formação de professores.

A revista conta com seções temáticas, organizadas por professores convidados  ou proponentes, que recebe artigos, ensaios e relatos de experiência vinculados a uma tema específico do campo da fomação e atuação docente, em período determinado. 

O periódico aceita, em fluxo contínuo, artigos e ensaios, relatos de experiêcias  e resenhas, a serem publicados em sessões específicas. Todos os artigos, resenhas, ensaios e relatos de experiência - seja dos dossiês ou do fluxo contínuo-  serão submetidos a processo de avaliação cega pelos pares. 

A sessão Entidades se destina a publicar Cartas, Notas, Documentos de Entidades do campo educacional.

A sessão Documento é de uso exclusivo da equipe editorial, que aceita sugestões quanto a proposição/pertinência/relevância de publicação de documento referente à política educacional e/ou à formação de professores, ou a atividade da Anfope ou de outra entidade do campo educacional.  

A sessão Memória resgata a história/memória da entidade e do movimento de educadores. A sessão Homenagem se destina a homenagear professores associados à ANFOPE destacando seu legado para o campo educacional. 

Entrevista é uma seção de uso exclusivo da equipe editorial ou a quem ela designar, mas aceitam-se sugestões/indicações de entrevistados - professores ou pesquisadores de relevância nacional e internacional, com atuação no campo da Formação de Professores ou da luta em defesa desta. O propósito da sessão é ampliar o debate sobre questões atuais da política educacional e/ou do campo da formação de Professores. A decisão de publicação desta seção é restrita ao Conselho Editorial Executivo e não passará por parecerista ad hoc. A aprovação e procedimentos serão normatizados pelo editor e a equipe editorial executiva. Algumas sessões - Entrevista, Memória, Homenagem, são de natureza sazonal, não sendo necessariamente publicadas em todos os números.  

A Revista, a juízo da Equipe Editorial, pode reeditar, em português, artigos internacionais de relevância teórica ou metodológica para a área, que tenham sido publicados em outros veículos de divulgação acadêmica, com a devida autorização do autor ou de quem detém os direitos autorais.

A Revista declara que os conceitos e posicionamentos emitidos nos textos publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do Corpo Editorial desta revista. Da mesma forma, o tratamento ético da pesquisa sobre a qual o artigo se refere e sua aprovação em comitê específico de ética, é de inteira responsabilidade dos autores. Deve-se, quando for o caso, indicar essa situação em nota no corpo de artigo.

Indexadores/Base de Dados 

https://www.sumarios.org/revista/formação-em-movimento

https://scholar.google.com.br/formação-em-movimento   

https://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=29919

http://diadorim.ibict.br/handle/1/2847