Pensar criticamente a formação docente no período pós-pandêmico

Autores

Palavras-chave:

Formação Docente, Trabalho Docente, Ensino Remoto Emergencial, Pandemia

Resumo

Este artigo discute algumas demandas que têm chegado ao campo da formação docente no contexto pandêmico e pós-pandêmico. Tenta compreendê-las a partir das mudanças ocorridas na prática laboral docente e das expectativas depositadas na preparação e treinamento desses profissionais para a transição entre a escola anterior a pandemia e aquela imaginada para o período pós-pandêmico. As análises desenvolvidas serão apoiadas em dados de duas pesquisas realizadas pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Universidade Federal de Minas Gerais (GESTRADO/UFMG). Além da análise dos dados empíricos, essas demandas serão interpretadas como discursos acerca de uma agenda global da educação, tendo como referência contribuições do pensamento crítico-social latino-americano.

Biografia do Autor

Dalila Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora Titular de Políticas Públicas em Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais, e Professora Visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba.  Doutora em Educação (USP), e Pós-Doutora pela Universidade de Londres, pela Universidade de Montreal e pela UERJ. Pesquisadora PQ1A/CNPq e PPM XII/FAPEMIG

Publicado

2022-06-14

Edição

Seção

Dossiê Projetos institucionais de FORMAÇÃO DE PROFESSORES