Implicações da formação permanente de professores à educação libertadora numa perspectiva emancipatória

Autores

Palavras-chave:

Formação Permanente de professores, educação libertadora, emancipação

Resumo

O texto trata da Formação Permanente de professores como um elemento imprescindível a uma educação libertadora, numa perspectiva emancipatória. O objetivo é identificar as possíveis implicações da Formação Permanente de professores à educação libertadora com vistas à emancipação dos sujeitos. A pesquisa, de caráter qualitativo e teórico, parte de um repertório bibliográfico freiriano para aprofundar o debate acerca do tema proposto. Foram analisadas as obras de Freire (2006; 2003; 2001a; 2001b; 1996; 1993; 1987). Por meio desta análise, a Formação Permanente anuncia-se como uma necessidade pelo seu caráter reflexivo e dialógico, pela sua capacidade mobilizadora, face às rupturas que se tornam fundamentais para a proposição de uma educação libertadora com viés emancipatório.

Biografia do Autor

Nilton Bruno Tomelin, Universidade Regional de Blumenau (FURB); SED/SC

Doutorando em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), pesquisador no Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Práticas Educativas (GPFORPE/FURB), bolsista UNIEDU e Mestre em Educação pela mesma universidade. Docente da educação básica na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina.

Rita Buzzi Rausch, FURB/ UNIVILE

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Líder do  Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Práticas Educativas - GPFORPE/FURB.

Publicado

2022-06-14

Edição

Seção

Dossiê Projetos institucionais de FORMAÇÃO DE PROFESSORES