Freire e Vigotski

Diálogos e aproximações sobre educação e liberdade

Autores

Palavras-chave:

Paulo Freire, Vigotski, Liberdade, Educação

Resumo

O artigo, Freire e Vigotski: diálogos e aproximações sobre educação e liberdade, parte das concepções epistemológicas de Paulo Freire e dos conceitos de Lev Vigotski. Busca-se compreender como a concepção de liberdade se manifesta e, partindo da concepção, estabelecer um diálogo entre os dois autores.  Que elementos, presentes nos conceitos trazidos por ambos os autores, permitem uma reflexão sobre a autonomia e a emancipação? Para alcançar o objetivo, constrói-se uma argumentação, partindo do conceito de liberdade na história, perpassando autores como os pré-socráticos, Aristóteles, Agostinho, Kant e os contratualistas. Busca-se, na sequência, uma análise do conceito de liberdade e emancipação pela educação, conforme proposto por Freire e uma explicitação do processo de desenvolvimento de conceitos científicos de acordo com Vigotski. Finaliza articulando esses dois movimentos como promotores de uma educação libertadora.

Biografia do Autor

Marcos Novaes da Silva , Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Doutorando em Educação, Arte e História da Cultura pelo Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), da Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM (2020). Mestre em Ciências da Religião pelo Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), da Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM (2018). Pós- graduado em Cristianismo e Política pelo Centro Universitário Filadélfia – UNIFIL e Centro de Pós-graduação Jonathan Edwards – CPJE (2020). Graduado em Teologia pela Faculdade Batista Brasileira – FBB (2016).

Marili Moreira da Silva Vieira, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Pós-doutoranda na Faculdade de Educação da USP. Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP. Pedagoga PUC-SP. Professora titular no Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre Currículo e Sociedade (GEICS), registrado no CNPQ

Publicado

2022-06-14 — Atualizado em 2022-06-20

Edição

Seção

Dossiê Projetos institucionais de FORMAÇÃO DE PROFESSORES