Freire e Vigotski
Diálogos e aproximações sobre educação e liberdade
Palavras-chave:
Paulo Freire, Vigotski, Liberdade, EducaçãoResumo
O artigo, Freire e Vigotski: diálogos e aproximações sobre educação e liberdade, parte das concepções epistemológicas de Paulo Freire e dos conceitos de Lev Vigotski. Busca-se compreender como a concepção de liberdade se manifesta e, partindo da concepção, estabelecer um diálogo entre os dois autores. Que elementos, presentes nos conceitos trazidos por ambos os autores, permitem uma reflexão sobre a autonomia e a emancipação? Para alcançar o objetivo, constrói-se uma argumentação, partindo do conceito de liberdade na história, perpassando autores como os pré-socráticos, Aristóteles, Agostinho, Kant e os contratualistas. Busca-se, na sequência, uma análise do conceito de liberdade e emancipação pela educação, conforme proposto por Freire e uma explicitação do processo de desenvolvimento de conceitos científicos de acordo com Vigotski. Finaliza articulando esses dois movimentos como promotores de uma educação libertadora.