O projeto Educação em Direitos Humanos na Universidade de Landau/Alemanha
Posibilidades de Diálogo com a pedagogia de Paulo Freire
Palavras-chave:
Educação em Direitos Humanos na Alemanha, Formação de professores, Pensamento FreireanoResumo
O tema tratado neste artigo, deseja trazer a possibilidade de um diálogo e uma pedagogia intercultural no campo da educação em direitos humanos no contexto do pensamento pedagógico e social do professor Paulo Freire. O objetivo é o de partilhar uma experiência do projeto de educação em direitos humanos (Menschenrechtsbildung) promovido pelo Departamento de Cultura e Ciências Sociais da Universidade de Koblenz.Landau na Alemanha e a presença do pensamento freireano nas práticas de formação para professores e professoras em educação em direitos humanos. Enquanto balizamentos teóricos nos utilizamos dos pensadores alemães engajados na formação em direitos humanos na educação básica e imersos na pedagogia crítica, bem como os fundamentos que animam o projeto citado acima no diálogo com a literatura freireana. Enquanto metodologia de apresentação nós tratamos inicialmente uma discussão em forma de impulso sobre o pensamento freireano na educação em direitos humanos, em seguida partimos para a exposição do projeto em seus princípios, objetivos e práticas e finalizamos com uma discussão inicial entre as possíveis aproximações do pensamento freireano no contexto do Projeto e na Certificação de educadores/as em Educação em Direitos Humanos. Por fim indicamos algumas ideias e tarefas para essas possibilidades