O projeto Educação em Direitos Humanos na Universidade de Landau/Alemanha

Posibilidades de Diálogo com a pedagogia de Paulo Freire

Autores

  • Alexandre Magno Tavares da Silva Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Matthias Bahr Universidade de Koblenz.Landau/Alemanha

Palavras-chave:

Educação em Direitos Humanos na Alemanha, Formação de professores, Pensamento Freireano

Resumo

O tema tratado neste artigo, deseja trazer a possibilidade de um diálogo e uma pedagogia intercultural no campo da educação em direitos humanos no contexto do pensamento pedagógico e social do professor Paulo Freire. O objetivo é o de partilhar uma experiência do projeto de educação em direitos humanos (Menschenrechtsbildung) promovido pelo Departamento de Cultura e Ciências Sociais da Universidade de Koblenz.Landau na Alemanha e a presença do pensamento freireano nas práticas de formação para professores e professoras em educação em direitos humanos. Enquanto balizamentos teóricos nos utilizamos dos pensadores alemães engajados na formação em direitos humanos na educação básica e imersos na pedagogia crítica, bem como os fundamentos que animam o projeto citado acima no diálogo com a literatura freireana. Enquanto metodologia de apresentação nós tratamos inicialmente uma discussão em forma de impulso sobre o pensamento freireano na educação em direitos humanos, em seguida partimos para a exposição do projeto em seus princípios, objetivos e práticas e finalizamos com uma discussão inicial entre as possíveis aproximações do pensamento freireano no contexto do Projeto e na Certificação de educadores/as em Educação em Direitos Humanos. Por fim indicamos algumas ideias e tarefas para essas possibilidades

Biografia do Autor

Alexandre Magno Tavares da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Frankfurt/Alemanha. Professor do ensino superior no Departamento de Metodologia/CE e do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos da Educação da Universidade Federal da Paraíba. Participante da Cátedra Paulo Freire, Grupo de Pesquisa GEPPF, Oficina OPAÍ. Vice-coordenador do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos

Matthias Bahr, Universidade de Koblenz.Landau/Alemanha

Coordenador científico do projeto Educação em Direitos Humanos (Projektgruppe Menschenrechtsbildung). Professor do ensino superior para a área de Pedagogia da Religião (Religionspädagog) e Vice-diretor de Estudo e Ensino do Departamento de Cultura e Ciências Sociais da Universidade de Koblenz.Landau/Alemanha Campus Landau.

Publicado

2022-06-14

Edição

Seção

Dossiê Projetos institucionais de FORMAÇÃO DE PROFESSORES