Os desafios da Educação e da formação docente contemporânea

Pensando com Paulo Freire

Autores

Palavras-chave:

Paulo Freire, Educação, Formação de Professores, Políticas educacionais.

Resumo

Este trabalho apresenta, à luz de Paulo Freire, reflexões introdutórias acerca dos desafios postos para a educação brasileira no cenário pós pandemia da COVID 19. Assim, se faz o seguinte questionamento: Como Paulo Freire perceberia os dilemas e desafios da educação básica e da formação de professores neste contexto de Pandemia da COVID? O trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica. Destaca-se como resultado da pesquisa os desdobramentos para a gestão pública das teses manifestadas por Freire nos escritos sobre “educação como ato político”. Neste prisma, conclui-se a importância do ideário de Freire no debate sobre a educação e a formação de professores, aprofundando as ideias sobre o papel do Estado como indutor e financiador das políticas educacionais de apoio à educação de qualidade.

Biografia do Autor

Sheiene Gonçalves Santos, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Graduada em Tecnologia em Saneamento Ambiental pela Fatec Cariri. É discente no curso de graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Faz parte do Grupo de Pesquisa em Educação, Trabalho e Formação de Professores-GEPET (CNPq, 2008).

Francisca Clara de Paula Oliveira, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Professora Associada da Universidade Regional do Cariri-URCA, vinculada ao Departamento de Educação. Possui graduação em Pedagogia (1990) e Mestrado em Educação (1996) pela Universidade Federal do Ceará. Tekm Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos- UFSCar (2005), e pós-doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é Coordenadora Institucional do PIBID/URCA e do Grupo de Pesquisa em Educação, Trabalho e Formação de Professores-GEPET (CNPq, 2008).

Publicado

2022-06-14

Edição

Seção

Dossiê Projetos institucionais de FORMAÇÃO DE PROFESSORES