Formação permanente, diálogos e problematizações no caminhar da pesquisa

Autores

Palavras-chave:

Ação-reflexão-ação, Diálogo, Círculo de cultura, Formação Permanente, Problematização

Resumo

Este estudo apresenta os aportes teóricos-metodológicos da pesquisa, que teve como objeto de estudo a formação permanente docente, a qual constitui-se em uma investigação sobre a partilha de experiências concernentes à ação-reflexão-ação. O referencial teórico se fundamenta na epistemologia freireana, trazendo à luz seus conceitos (FREIRE, 1983, 1987, 2006, 2019). Os círculos de cultura virtuais se constituíram como um dos principais dispositivos metodológicos de ação-reflexão-ação próprio da formação permanente abrindo possibilidades para os docentes ultrapassarem o olhar espontâneo sobre a realidade da prática pedagógica e superá-la pela criticidade cada vez mais epistemológica. Esta discussão teórico-metodológica é potencial e coletivamente relevante, pois o conhecimento construído contribui para ampliar as reflexões desenvolvidas no campo teórico da formação de professoras e professores, especialmente com relação à importância do exercício permanente de ação-reflexão-ação.

Biografia do Autor

Alaíde Vieira de Andrade Costa, Secretaria Municipal de Educação de Mossoró/RN

Pedagoga pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN; Especialista em Psicologia Escolar e da Aprendizagem pela Faculdades Integradas de Patos-FIP; Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação- POSEDUC/UERN; Professora da Educação Infantil, da rede municipal de ensino da Prefeitura de Mossoró.

Hélio Júnior Rocha de Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Professor adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN e do Programa de Pós-Graduação em Educação -POSEDUC/UERN. Doutor em Estudos da Linguagem, Mestre em Artes Cênicas, graduado em Pedagogia, possui Especialização em Pedagogia do Teatro, pela Theaterpädagogische Akademie, de Heidelberg (Alemanha).  

Maria Cleonice Soares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Professora do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - POSEDUC/UERN. Licenciada em Pedagogia pela UERN. Coordenadora do Projeto de Extensão Diálogos em Paulo Freire e Educação Popular - LEFREIRE.

Publicado

2022-06-14

Edição

Seção

Dossiê Projetos institucionais de FORMAÇÃO DE PROFESSORES