Formação permanente, diálogos e problematizações no caminhar da pesquisa
Palavras-chave:
Ação-reflexão-ação, Diálogo, Círculo de cultura, Formação Permanente, ProblematizaçãoResumo
Este estudo apresenta os aportes teóricos-metodológicos da pesquisa, que teve como objeto de estudo a formação permanente docente, a qual constitui-se em uma investigação sobre a partilha de experiências concernentes à ação-reflexão-ação. O referencial teórico se fundamenta na epistemologia freireana, trazendo à luz seus conceitos (FREIRE, 1983, 1987, 2006, 2019). Os círculos de cultura virtuais se constituíram como um dos principais dispositivos metodológicos de ação-reflexão-ação próprio da formação permanente abrindo possibilidades para os docentes ultrapassarem o olhar espontâneo sobre a realidade da prática pedagógica e superá-la pela criticidade cada vez mais epistemológica. Esta discussão teórico-metodológica é potencial e coletivamente relevante, pois o conhecimento construído contribui para ampliar as reflexões desenvolvidas no campo teórico da formação de professoras e professores, especialmente com relação à importância do exercício permanente de ação-reflexão-ação.