Educação da Primeira infância e atuação docente na perspectiva freireana

A prática docente amorosa de Paulo Freire permeando as infâncias

Autores

Palavras-chave:

Paulo Freire, infâncias, amorosidade

Resumo

O artigo visa um diálogo entre a concepção freireana e as práticas pedagógicas desenvolvidas com crianças de 0 a 5 anos a partir do conceito de amorosidade, forjado nas obras de Paulo Freire. Retomamos algumas obras de Freire que dialogam com uma perspectiva de educação libertadora. Trata-se de uma pesquisa que leva em conta a experiência de professoras em Unidades de Educação Infantil. O texto tem como objetivo articular algumas bases conceituais em Freire que subsidiam a formação e profissão de professor. O pensamento crítico, a amorosidade, a autonomia e a humanização são eixos que norteiam a discussão deste artigo, fundadas na epistemologia de Paulo Freire e suas contribuições à prática docente. O legado de Freire nos mobiliza a pensar a educação focada na emancipação dos sujeitos, no comprometimento ético e na humanização do processo educativo, e, também, oportuniza a reflexão de uma educação norteada pela compreensão do mundo e do papel do indivíduo no mundo e com o mundo.

Biografia do Autor

Gloria Maria Anselmo de Souza, Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Niterói /RJ

Supervisora Educacional. Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Especialista em Alfabetização e Relações Raciais. Atualmente integra a equipe da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, ocupando o cargo de Subsecretária de Promoção da Igualdade Racial em Niterói

Gisele Coelho de Oliveira, Universidade Federal Fluminense; Fundação de Educação de Niterói

Graduada em Pedagogia, Mestra em Educação e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui graduação também em Psicologia. É Pedagoga e professora da Rede Municipal de Educação de Niterói, atuando como diretora adjunta, pedagoga e professora em Unidades de Educação Infantil.

Fernanda Pinheiro de Macedo, Universidade Federal Fluminense ; Fundação de Educação de Niterói

Graduada em Pedagogia e Mestranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora da Rede Municipal de Educação de Niterói desde 2007. Atualmente é diretora da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Niterói.

Publicado

2022-06-14

Edição

Seção

Dossiê Projetos institucionais de FORMAÇÃO DE PROFESSORES