O estágio obrigatório como espaço formativo
Experiências durante a pandemia
Palavras-chave:
Estágio supervisionado obrigatório remoto, EJA, Conflitos, PossibilidadesResumo
Este artigo analisa os conflitos do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) remoto, realizado com uma turma de Letras-Inglês da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes-2020). Objetivando repensar a epistemologia e metodologia do estágio, consideram-se tais conflitos como possibilidades (TORRES, 2013) cruciais para refletir sobre a formação de licenciandos(as). O ESO apresentou-se como situação-limite (FREIRE, 1980) em que os conflitos se evidenciaram, tornando a análise documental o aporte metodológico apropriado no trato com os dados empíricos oriundos dos relatórios finais dos estagiários e de um Trabalho de Conclusão de Curso, produzido no percurso. Os resultados apontam que o ESO pode abrir caminhos investigativos que integrem a teoria às problemáticas atuais da Educação de Jovens e Adultos e assinalam a necessidade de observar os conflitos e seus sentidos, a fim de rever a prática do ESO na formação docente