Formação de professores de ciências, práticas pedagógicas e alfabetização científica humanizadora

Autores

Palavras-chave:

formação docente, pedagogia Freireana, alfabetização científica, questões sociocientíficas

Resumo

Nesse artigo teórico nosso objetivo é discutir alguns desafios da realidade nacional para uma educação científica que almeja a preparação para a tomada de decisão em questões sociocientíficas na esfera pública. Com base em Álvaro Vieira Pinto e Paulo Freire analisamos a ausência de mecanismos de participação pública em processos decisórios, o não equacionamento de Ciência e Tecnologia e desenvolvimento social, e a influência religiosa que se atrela ao neoconservadorismo e ao negacionismo científico como desafios para a Alfabetização Científica no Brasil. Como forma de enfrentamento, concebemos a Alfabetização Científica em uma perspectiva humanizadora como pressuposto para a formação docente e o ensino de Ciências. Entendemos que nossa discussão pode contribuir para a realização de anteprojetos que almejem a consciência crítica, a humanização e o desenvolvimento do Brasil.

Biografia do Autor

Leandro da Silva Barcellos, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui Licenciatura plena em Física e Mestrado Profissional em Ensino de Física, ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente é aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES, na linha Docência, Currículo e Processos Culturais, com bolsa CAPES

Geide Rosa Coelho, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Educação pela UFMG e Doutor em Educação pela UFMG. Atualmente é Professor Associado da área de ensino de Física no Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), atuando no curso presencial e na modalidade à distância e professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Física.

Publicado

2022-06-14

Edição

Seção

Dossiê Projetos institucionais de FORMAÇÃO DE PROFESSORES