Formação de professores de ciências, práticas pedagógicas e alfabetização científica humanizadora
Palavras-chave:
formação docente, pedagogia Freireana, alfabetização científica, questões sociocientíficasResumo
Nesse artigo teórico nosso objetivo é discutir alguns desafios da realidade nacional para uma educação científica que almeja a preparação para a tomada de decisão em questões sociocientíficas na esfera pública. Com base em Álvaro Vieira Pinto e Paulo Freire analisamos a ausência de mecanismos de participação pública em processos decisórios, o não equacionamento de Ciência e Tecnologia e desenvolvimento social, e a influência religiosa que se atrela ao neoconservadorismo e ao negacionismo científico como desafios para a Alfabetização Científica no Brasil. Como forma de enfrentamento, concebemos a Alfabetização Científica em uma perspectiva humanizadora como pressuposto para a formação docente e o ensino de Ciências. Entendemos que nossa discussão pode contribuir para a realização de anteprojetos que almejem a consciência crítica, a humanização e o desenvolvimento do Brasil.