Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, extensão .doc ou .docx.
- Onde disponível, os URLs (link do curriculo lattes e número do Orcid) para as referências foram fornecidos.
- O texto está em fonte Arial, tamanho 12, espaço 1,5, exceto no títulos, subtitulos, citações e resumos - quem tem tamango e espaços específicos). As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
Dossiê 2024 “Faculdades, Centros e Institutos de Educação
o Dossiê “Faculdades, Centros e Institutos de Educação como espaço político-pedagógico de formação de professores”, organizado pelas Profas. Dras. Geovana Melo (UFU) e Lueli Duarte (UFG), tem como objetivo reunir artigos que se proponham a aprofundar o tema, a partir de diferentes aspectos:
- Protagonismo das Faculdades, Centros e Institutos de Educação na formação de professores e profissionais da educação;
- História e memória das Faculdades, Centros e Institutos de Educação no Brasil;
- Interlocuções entre Faculdades, Centros e Institutos de Educação e demais unidades acadêmicas que ofertam cursos de licenciaturas;
- Ensino, Pesquisa e Extensão nas Faculdades, Centros e Institutos de Educação;
- Disciplinas pedagógicas, Estágio e a contribuição para a formação de professores e profissionais da educação;
- Desafios para as “Faculdades, Centros e Institutos de Educação como espaço político-pedagógico de formação de professores e profissionais da educação” no período pós-pandemia (evasão, retenção, adoecimento docente, discente, dentre outros aspectos)
- Estado do conhecimento sobre o papel das Faculdades, Centros e Institutos de Educação na formação docente;
- Formação de professores formadores no âmbito das Faculdades, Centros e Institutos de Educação;
- ForumDir – história e protagonismo na formação de professores;
- O papel das Faculdades, Centros e Institutos de Educação como resistência às políticas neoliberais de formação de professores.
- O curso de Pedagogia e seus desafios
Nessa perspectiva, serão acolhidos nesse Dossiê, trabalhos resultantes de pesquisa teórica, de campo e sistematização de experiências, que contribuam para ressaltar a preponderância das Faculdades, Centros e Institutos de Educação, no sentido de reafirmar a natureza democrática e plural desses espaços de formação de professores e de profissionais da educação.
Artigos e Ensaios
Diretrizes para Autores
FORMAÇÃO em Movimento publica, em edições online, semestrais, trabalhos inéditos de professores e pesquisadores, com titulação mínima de doutor, e de mestrandos ou doutorandos em coautoria com professores e pesquisadores doutores vinculados a instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais ou internacionais.
Esta sessão é para artigos e ensaios que não se inserem na temática de um dossiê específico.
Os artigos e ensaios submetidos no formato fluxo contínuo, não seguem um tempo determinado, como os que compõem os Dossiês temáticos, podendo - se aceitos - serem publicados em qualquer número do periódico FORMAÇÃO em Movimento.
Os textos serão avaliados pelo Conselho Editorial Executivo quanto à pertinência dos mesmos à Linha Editorial e sua adequação às normas previstas.
Admite-se até quatro autores por texto, sendo que pelo menos um deve ter a titulação de doutor. Casos em que constarem mais de quatro autores serão avaliados pelo Comitê Avaliador.
A contribuição dos artigos deve ser original e inédita e não pode ser avaliada simultaneamente para publicação por outra revista.
Os trabalhos podem ser redigidos em português, espanhol e inglês, e devem conter resumos e palavras-chave nos três idiomas (português, inglês e espanhol).
A submissão dos artigos se dá exclusivamente através do Portal PERIÓDICOS da UFRRJ, no qual os autores se cadastrarão com a função “autor” e seguirão as orientações do sistema. A submissão é gratuita.
Será observado o intervalo mínimo de um ano (ou duas edições) entre a publicação de textos escritos pelo mesmo autor e o início de um novo processo de submissão
A submissão do artigo não implica obrigação de publicação.
Após a confirmação do atendimento às normas de formatação, os originais, serão submetidos aos avaliadores (membros do comitê editorial ou ad hoc) em sistema de avaliação cega (blind review) por pares.
O texto deve obedecer aos parâmetros de formatação e sequência abaixo descritos.
O Editor de texto utilizado, deverá ser capaz de salvar arquivos compatíveis com o software Word for Windows da MICROSOFT na extensão .doc ou .docx. Formatado no tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm), com margens de três cm, extensão mínima de 25 mil e máxima de 50 mil caracteres com espaços, incluindo títulos, quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, notas e referências bibliográficas.
Formatação para artigos, ensaios e relatos de experiência:
Título em português: centralizado no alto da primeira página, em caixa alta (maiúsculas), fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito e espaçamento simples; sem identificação do(s) autor(es), seguido dos títulos em inglês e em espanhol;
Título em inglês: inserido duas linhas após o título em português, centralizado, fonte Times New Roman, tamanho 14, em itálico e espaçamento simples, com apenas a primeira letra do título em maiúscula;
Título em espanhol: inserido duas linhas após o título em inglês, centralizado, fonte Times New Roman, tamanho 14, em itálico e espaçamento simples, com apenas a primeira letra do título em maiúscula;
Resumo: duas linhas após o título em espanhol, vem a palavra RESUMO em caixa alta, Fonte Times New Roman, 12, negrito, e na linha abaixo segue o texto, apresentado em bloco único, com no mínimo 500 e no máximo 1000 caracteres com espaços, contendo tema do artigo, objetivos, referencial teórico, metodologia, e quando pertinente os resultados obtidos, seguido de três a cinco Palavras-chave, separadas por ponto e vírgula.
A seguir deve vir, separado por dois espaços, a tradução do resumo e palavras-chave em inglês (Abstract e keywords) e espanhol (Resumen e palabras clave). O texto do resumo e palavras-chave, e suas traduções (abstract, Keywords e resumen, palavras clave), usam Fonte Times New Roman, 11, espaçamento simples (1,0), justificado.
Abstract: versão do resumo, em inglês, precedida da palavra Abstract, em caixa alta, itálico, em espaçamento simples, seguida das Keywords, separadas por ponto e vírgula;
Resumen: versão do resumo, em espanhol, precedida da palavra Resumen, em caixa alta, espaçamento simples, seguido das Palavras clave, separadas por ponto e vírgula;
Corpo do texto: o texto inicia-se na terceira linha abaixo das Palavras clave, com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, modo justificado, com parágrafos separados por uma linha;
Subtítulos: correspondentes a cada parte do trabalho, a critério do(s) autor(es), devem estar alinhados à margem esquerda, em negrito, sem numeração, com dois espaços depois do texto que os precede e um espaço antes do texto que os segue;
Citações no texto: Para citação com menos de três linhas, inserir no corpo do texto. Com mesmo tamanho de fonte, entre aspas. Para citação com mais de três linhas, todo o texto deverá ser deslocado em bloco com adentramento de 4 cm, com redução da fonte (tamanho 11), sem aspas ou itálico, com espaçamento simples e espaço de 1 linha antes e depois do texto.
Nomes e/ou sobrenomes de autores citados no corrente texto devem figurar em fonte normal e sobrenomes citados entre parênteses devem figurar em CAIXA ALTA, em ambos os casos deve-se indicar o ano e número da página. Exemplo: Soares (2009, p. 25), (SOARES, 2009, p. 25). Quando houver mais de um autor, usar ponto e vírgula para separá-los, nos parênteses (SOARES; SILVA, 2012, p. 53). Não usar "&" no corpo do texto, nem expressões como op. cit. ou id ibid.
Notas: As notas devem ser exclusivamente explicativas, posicionadas no rodapé da página em que é feita a chamada. No corpo do texto, as notas devem ser numeradas sequencialmente, com o número sobrescrito.
Tabelas, Quadros e Ilustrações (fotos, mapas etc.), se existentes, devem ser inseridos no próprio corpo do texto, ou seja, em seu local definitivo e indicar, no texto, sua localização. Na hipótese de já terem sido publicadas, a fonte deverá ser mencionada, respeitando as regras de direitos autorais. A fonte deve ser colocada abaixo da tabela, quadro ou ilustração, alinhada à esquerda. O título de tabelas insere-se na parte superior, centralizado, iniciado pela expressão Tabela 1 em negrito, seguido por hífen e pelo título sem destaque, na mesma fonte e tamanho do corpo do texto; o título de Ilustrações e Quadros deve ser apresentado na parte inferior, alinhado à esquerda. A numeração é consecutiva, em algarismos arábicos.
Referências: sob o subtítulo Referências, em caixa baixa, alinhado à esquerda, em negrito e sem adentramento, devem ser listadas as referências em ordem alfabética e cronológica, com título em itálico, indicando-se todas as obras citadas no corpo do texto, separadas por espaço simples, na segunda linha após o texto, sem recuo.
Livros com até três autores, devem ter todos nomeados, e Livros com mais de três autores, nomeia apenas o primeiro autor e insere [et al]. As referências devem estar de acordo com a NBR 6023 da ABNT.
Exemplos:
Artigos de periódicos: SOBRENOME, Nome. Título do artigo, Nome do Periódico em itálico, Local de publicação: nome da editora, volume, número do periódico, intervalo de páginas citado (p. 97-108), mês abreviado/ano de publicação.
Livros, Dissertações e Teses: SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico: subtítulo normal (se houver). Local da publicação: nome da editora, ano de publicação.
Capítulo de Livro: SOBRENOME, Nome (do autor do capítulo). Título do capítulo normal. In: SOBRENOME, Nome (do autor do livro). Título do livro em itálico. Local de publicação: nome da editora, ano de publicação.
Trabalhos apresentados em congressos: SOBRENOME, Nome. Título. In: Nome do evento. Cidade, estado, ano, pagina, Disponível em colocar a URL da publicação dos Anais acesso em dia/mês/ano.
Internet: SOBRENOME, Nome. Título do trabalho em itálico: subtítulo normal (se houver). Disponível em: endereço do trabalho na internet. Acesso em: data do acesso (19 jan. 2000).
Anexos ou Apêndices: Quando imprescindíveis à compreensão do texto, e dentro da extensão do artigo, Anexos ou Apêndices, seguindo a formatação dos subtítulos, devem ser incluídos ao final, após as referências.
OBS: Os relatos de experiência e entrevistas também devem conter Resumo, Abstract e Resumen e seguir a mesma formatação para os títulos, subtítulos, texto, notas e referências, quando couber, que os artigos.
Identificação e informações sobre os autores
A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo, garantindo desta forma o critério de sigilo necessário para o processo de Avaliação Cega por Pares.
Em arquivo separado, submetido como documento suplementar, deverão ser encaminhados:, nome(s) completo(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) de breve curriculum vitae em que se mencione titulação acadêmica, ocupação profissional e/ou acadêmica atual, vinculação institucional, endereço, e-mail e telefone. Em caso de vários autores, estes deverão informar sobre a ordem de precedência.
Sobre a AVALIAÇÂO
A publicação de artigos, resenhas, ensaios e relatos de experiência na revista FORMAÇÃO em Movimento está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial ou de colaboradores ad hoc.
Todos os trabalhos submetidos devem estar dentro das regras e normas para publicação da revista. Os trabalhos submetidos serão recebidos e avaliados pela Comissão Editorial no que se refere à adequação às normas de apresentação dos trabalhos. Após essa etapa, os trabalhos são encaminhados a dois pareceristas, membros do comitê editorial ou ad hoc, sendo adotado o sistema blind review. Em caso de divergência nos pareceres, o texto é submetido a um terceiro parecerista. Os pareceristas não serão remunerados. Cada parecerista receberá uma declaração referente ao parecer emitido. Os pareceristas terão o prazo de 20 dias para envio dos comentários e observações sobre o trabalho submetido.
Os colaboradores, em todas as etapas do processo de submissão, avaliação e decisão final serão informados (1) do recebimento do artigo, (2) das avaliações dos pareceristas até (3) a decisão final de recusa ou publicação do trabalho.
A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à educação e à linha editorial da Revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado a ele, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica.
Eventuais modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelo(a)s pareceristas ou pela Comissão Editorial, só serão incorporadas mediante concordância dos autores.
Relatos de experiência
Diretrizes para Autores
FORMAÇÃO em Movimento publica, em edições online, semestrais, trabalhos inéditos de professores e pesquisadores, com titulação mínima de doutor, e de mestrandos ou doutorandos em coautoria com professores e pesquisadores doutores vinculados a instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais ou internacionais.
Esta sessão é para relatos de experiêcias que não se inserem na temática de um dossiê específico, e constiuem o fluxo contínuo..
Os trabalhos submetidos no formato fluxo contínuo, não seguem um tempo determinado, como os que compõem os Dossiês temáticos, podendo - se aceitos - serem publicados em qualquer número do periódico FORMAÇÃO em Movimento.
Os relatos de experiência podem ter até cinco autores. O texto deve abordar relatos de experiência em atividade de ensino na educação básica ou no ensino superior, em projeto de extensão ou pesquisa, ou atividade formativa desenvolvida em movimento social. Não é exigida titulação de doutor ou de mestre para a submissão nessa sessão.
A contribuição do texto deve ser original e inédita e não pode ser avaliada simultaneamente para publicação por outra revista.
Os textos serão avaliados pelo Conselho Editorial Executivo quanto à pertinência dos mesmos à Linha Editorial e sua adequação às normas previstas.
Os trabalhos podem ser redigidos em português, espanhol ou inglês, e devem conter resumos e palavras-chave nos três idiomas (português, inglês e espanhol).
A submissão dos artigos se dá exclusivamente através do Portal PERIÓDICOS da UFRRJ, no qual os autores se cadastrarão com a função “autor” e seguirão as orientações do sistema. A submissão é gratuita. Porém, em contrapartida, espera-se que os autores - mestres e doutores - se inscrevam também como avaliadores, e que quando solicitados a avaliar algum trabalho, aceitem a tarefa e a entreguem no prazo estipulado. .
Será observado o intervalo mínimo de um ano (ou duas edições) entre a publicação de textos escritos pelo mesmo autor e o início de um novo processo de submissão
A submissão do artigo não implica obrigação de publicação.
Após a confirmação do atendimento às normas de formatação, os originais, serão submetidos aos avaliadores (membros do comitê editorial ou ad hoc) em sistema de avaliação cega (blind review) por pares.
O texto deve obedecer aos parâmetros de formatação e sequência abaixo descritos.
O Editor de texto utilizado, deverá ser capaz de salvar arquivos compatíveis com o software Word for Windows da MICROSOFT na extensão .doc ou .docx. Formatado no tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm), com margens de três cm, extensão mínima de 25 mil e máxima de 50 mil caracteres com espaços, incluindo títulos, quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, notas e referências bibliográficas.
Formatação para artigos, ensaios e relatos de experiência:
Título em português: centralizado no alto da primeira página, em caixa alta (maiúsculas), fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito e espaçamento simples; sem identificação do(s) autor(es), seguido dos títulos em inglês e em espanhol;
Título em inglês: inserido duas linhas após o título em português, centralizado, fonte Times New Roman, tamanho 14, em itálico e espaçamento simples, com apenas a primeira letra do título em maiúscula;
Título em espanhol: inserido duas linhas após o título em inglês, centralizado, fonte Times New Roman, tamanho 14, em itálico e espaçamento simples, com apenas a primeira letra do título em maiúscula;
Resumo: duas linhas após o título em espanhol, vem a palavra RESUMO em caixa alta, Fonte Times New Roman, 12, negrito, e na linha abaixo segue o texto, apresentado em bloco único, com no mínimo 500 e no máximo 1000 caracteres com espaços, contendo tema do artigo, objetivos, referencial teórico, metodologia, e quando pertinente os resultados obtidos, seguido de três a cinco Palavras-chave, separadas por ponto e vírgula.
A seguir deve vir, separado por dois espaços, a tradução do resumo e palavras-chave em inglês (Abstract e keywords) e espanhol (Resumen e palabras clave). O texto do resumo e palavras-chave, e suas traduções (abstract, Keywords e resumen, palavras clave), usam Fonte Times New Roman, 11, espaçamento simples (1,0), justificado.
Abstract: versão do resumo, em inglês, precedida da palavra Abstract, em caixa alta, itálico, em espaçamento simples, seguida das Keywords, separadas por ponto e vírgula;
Resumen: versão do resumo, em espanhol, precedida da palavra Resumen, em caixa alta, espaçamento simples, seguido das Palavras clave, separadas por ponto e vírgula;
Corpo do texto: o texto inicia-se na terceira linha abaixo das Palavras clave, com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, modo justificado, com parágrafos separados por uma linha;
Subtítulos: correspondentes a cada parte do trabalho, a critério do(s) autor(es), devem estar alinhados à margem esquerda, em negrito, sem numeração, com dois espaços depois do texto que os precede e um espaço antes do texto que os segue;
Citações no texto: Para citação com menos de três linhas, inserir no corpo do texto. Com mesmo tamanho de fonte, entre aspas. Para citação com mais de três linhas, todo o texto deverá ser deslocado em bloco com adentramento de 4 cm, com redução da fonte (tamanho 11), sem aspas ou itálico, com espaçamento simples e espaço de 1 linha antes e depois do texto.
Nomes e/ou sobrenomes de autores citados no corrente texto devem figurar em fonte normal e sobrenomes citados entre parênteses devem figurar em CAIXA ALTA, em ambos os casos deve-se indicar o ano e número da página. Exemplo: Soares (2009, p. 25), (SOARES, 2009, p. 25). Quando houver mais de um autor, usar ponto e vírgula para separá-los, nos parênteses (SOARES; SILVA, 2012, p. 53). Não usar "&" no corpo do texto, nem expressões como op. cit. ou id ibid.
Notas: As notas devem ser exclusivamente explicativas, posicionadas no rodapé da página em que é feita a chamada. No corpo do texto, as notas devem ser numeradas sequencialmente, com o número sobrescrito.
Tabelas, Quadros e Ilustrações (fotos, mapas etc.), se existentes, devem ser inseridos no próprio corpo do texto, ou seja, em seu local definitivo e indicar, no texto, sua localização. Na hipótese de já terem sido publicadas, a fonte deverá ser mencionada, respeitando as regras de direitos autorais. A fonte deve ser colocada abaixo da tabela, quadro ou ilustração, alinhada à esquerda. O título de tabelas insere-se na parte superior, centralizado, iniciado pela expressão Tabela 1 em negrito, seguido por hífen e pelo título sem destaque, na mesma fonte e tamanho do corpo do texto; o título de Ilustrações e Quadros deve ser apresentado na parte inferior, alinhado à esquerda. A numeração é consecutiva, em algarismos arábicos.
Referências: sob o subtítulo Referências, em caixa baixa, alinhado à esquerda, em negrito e sem adentramento, devem ser listadas as referências em ordem alfabética e cronológica, com título em itálico, indicando-se todas as obras citadas no corpo do texto, separadas por espaço simples, na segunda linha após o texto, sem recuo.
As referências devem estar de acordo com a NBR 6023 da ABNT.
OBS: Os relatos de experiência e entrevistas também devem conter Resumo, Abstract e Resumen e seguir a mesma formatação para os títulos, subtítulos, texto, notas e referências, quando couber, que os artigos.
Identificação e informações sobre os autores
ATENÇÂO: A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo, garantindo desta forma o critério de sigilo necessário para o processo de Avaliação Cega por Pares.
OBRIGATóRIO: Em arquivo separado, submetido como documento suplementar, deverão ser encaminhados:, nome(s) completo(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) de breve curriculum vitae em que se mencione titulação acadêmica, ocupação profissional e/ou acadêmica atual, vinculação institucional, endereço, e-mail e telefone. Em caso de vários autores, estes deverão informar sobre a ordem de precedência.
Sobre a AVALIAÇÂO
A publicação de artigos, resenhas, ensaios e relatos de experiência na revista FORMAÇÃO em Movimento está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial ou de colaboradores ad hoc.
Todos os trabalhos submetidos devem estar dentro das regras e normas para publicação da revista. Os trabalhos submetidos serão recebidos e avaliados pela Comissão Editorial no que se refere à adequação às normas de apresentação dos trabalhos. Após essa etapa, os trabalhos são encaminhados a dois pareceristas, membros do comitê editorial ou ad hoc, sendo adotado o sistema blind review. Em caso de divergência nos pareceres, o texto é submetido a um terceiro parecerista. Os pareceristas não serão remunerados. Cada parecerista receberá uma declaração referente ao parecer emitido. Os pareceristas terão o prazo de 20 dias para envio dos comentários e observações sobre o trabalho submetido.
Os colaboradores, em todas as etapas do processo de submissão, avaliação e decisão final serão informados (1) do recebimento do artigo, (2) das avaliações dos pareceristas até (3) a decisão final de recusa ou publicação do trabalho.
A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à educação e à linha editorial da Revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado a ele, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica.
Eventuais modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelo(a)s pareceristas ou pela Comissão Editorial, só serão incorporadas mediante concordância dos autores.
A submissão do texto não implica obrigação de publicação.
Após a confirmação do atendimento às normas de formatação, os originais, serão submetidos aos avaliadores (membros do comitê editorial ou ad hoc) em sistema de avaliação cega (blind review) por pares.
Resenhas
Diretrizes para Autores
FORMAÇÃO em Movimento publica, em edições online, semestrais, trabalhos inéditos de professores e pesquisadores, com titulação mínima de doutor, e de mestrandos ou doutorandos em coautoria com professores e pesquisadores doutores vinculados a instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais ou internacionais.
As resenhas submetidos à revista FORMAÇÃO em Movimento serão avaliadas pelo Conselho Editorial Executivo quanto à sua pertinência e adequação às normas previstas.
A submissão do texto não implica obrigação de publicação.
Após a confirmação do atendimento às normas de formatação, os originais, serão submetidos aos avaliadores (membros do comitê editorial ou ad hoc) em sistema de avaliação cega (blind review) por pares.
O texto deve obedecer aos parâmetros de formatação e sequência abaixo descritos.
Formatação para resenhas:
A resenha deve conter, no início, a referência completa da obra resenhada (local, editora, ano de publicação, total de páginas e ISBN), em fonte Times New Roman, tamanho 14, espaçamento simples, sem título, sem resumo, sem palavras-chave.
É indispensável a indicação da referência bibliográfica completa da obra resenhada ou comentada.
O texto não deve trazer a identificação do(s) autor(es) da resenha.
O texto da resenha deve vir na segunda linha abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es) em Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, com um espaço separando os parágrafos. No mais a formatação deve obedecer à mesma orientação dada aos artigos, exceto no que tange à extensão que deverá ter no mínimo 8 mil e no máximo 20 mil caracteres com espaços, incluindo títulos, notas e referências bibliográficas.
Identificação e informações sobre os autores
A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo, garantindo desta forma o critério de sigilo necessário para o processo de Avaliação Cega por Pares.
Em arquivo separado, submetido como documento suplementar, deverão ser encaminhados:, nome(s) completo(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) de breve curriculum vitae em que se mencione titulação acadêmica, ocupação profissional e/ou acadêmica atual, vinculação institucional, endereço, e-mail e telefone. Em caso de vários autores, estes deverão informar sobre a ordem de precedência.
Sobre a AVALIAÇÃO
A publicação de artigos, resenhas, ensaios e relatos de experiência na revista FORMAÇÃO em Movimento está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial ou de colaboradores ad hoc.
Todos os trabalhos submetidos devem estar dentro das regras e normas para publicação da revista. Os trabalhos submetidos serão recebidos e avaliados pela Comissão Editorial no que se refere à adequação às normas de apresentação dos trabalhos. Após essa etapa, os trabalhos são encaminhados a dois pareceristas, membros do comitê editorial ou ad hoc, sendo adotado o sistema blind review. Em caso de divergência nos pareceres, o texto é submetido a um terceiro parecerista. Os pareceristas não serão remunerados. Cada parecerista receberá uma declaração referente ao parecer emitido. Os pareceristas terão o prazo de 20 dias para envio dos comentários e observações sobre o trabalho submetido.
Os colaboradores, em todas as etapas do processo de submissão, avaliação e decisão final serão informados (1) do recebimento do artigo, (2) das avaliações dos pareceristas até (3) a decisão final de recusa ou publicação do trabalho.
A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à educação e à linha editorial da Revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado a ele, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica.
Eventuais modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelo(a)s pareceristas ou pela Comissão Editorial, só serão incorporadas mediante concordância dos autores.
Prosa e verso
Abrigar produções artistiticas - em verso ou prosa - de professores e estudantes, que tematizem o universo da escola, das infâncias, juventudes e senoridades, das diversidades, enfim, da vida. ou verso
Entidades
A revista Formação em Movimento é uma publicação da ANFOPE - entidade acadêmica que tem como pauta a defesa da educação pública, gratuita, laica e de qualidade social, focalizando a formação e valorização dos profissionais da educação.
Com periodicidade semestral, de acesso livre e gratuito, a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO busca além de incentivar o debate científico sobre a educação, mais especificamente sobre a formação de professores, servir de canal de socialização das lutas em defesa da educação pública e das políticas de formação e valorização dos profissionais da educação.
O periódico está aberto à participação das entidades e movimentos da sociedade civil ligadas ao campo educacional, para a publicação de Documentos e relatos sobre suas atividades e lutas, notas e manifestos, referentes à defesa da democracia, da educação pública, dos direitos sociais, e mais especificamente da política educacional e das lutas por valorização dos profissionais da educação, sua carreira e condições de saúde e trabalho, .
A Revista, a juízo da Equipe Editorial, pode reeditar, Notas e Manifestos públicos de entidades, que tenham sido publicados em outros veículos de divulgação , com a devida autorização destas.
A Revista declara que os conceitos e posicionamentos emitidos nos textos publicados são de inteira responsabilidade das entidades e dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do Corpo Editorial desta revista.
DIVERSIDADE(S)
Diretrizes para Autores
Diversidade(s) é uma sessão que abriga textos que abordam questões pertinentes à diversidade(s) humana, cultural, ambiental, em perspectiva inclusiva, contemplando temas identitários, sobre a diversisdade de sujeitos e públicos das diferentes modalidades de ensino, focalizando processos formativos plurais.
O texto desta sessão de FORMAÇÃO em Movimento deve ser inédito (não publicado) ou ter a refereência de onde foi divulgado anteriormente. A Sessão aceita textos de estudantes de graduação ou pós-graduação, professores da educação básica e do ensino superior, sem necessidade de titulação mínima, vinculados a entidades sindicais ou estudantis e a instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais ou internacionais.
A submissão dos artigos se dá exclusivamente através do Portal PERIÓDICOS da UFRRJ, no qual os autores se cadastrarão com a função “autor” e seguirão as orientações do sistema.
A submissão é gratuita.
Será observado o intervalo mínimo de um ano (ou duas edições) entre a publicação de textos escritos pelo mesmo autor e o início de um novo processo de submissão
A submissão do artigo não implica obrigação de publicação.
Os textos serão avaliados pelo Conselho Editorial quanto à pertinência dos mesmos à Linha Editorial da sessão, e sua adequação às normas previstas.
Após a confirmação do atendimento às normas de formatação, os originais, serão submetidos aos avaliadores (membros do comitê editorial ou ad hoc) em sistema de avaliação cega (blind review) por pares.
O texto deve obedecer aos mesmos parâmetros de formatação e sequência comuns as demais sessões e abaixo descritos, mas com uma extensão mínima de 15 mil e máxima de 30 mil caracteres com espaços, incluindo títulos, notas e referências bibliográficas. Como é um texto mais curto sugere-se que não sejam incluidos quadros, tabelas, gráficos e ilustrações.
O Editor de texto utilizado, deverá ser capaz de salvar arquivos compatíveis com o software Word for Windows da MICROSOFT na extensão .doc ou .docx. Formatado no tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm), com margens de três cm.
Formatação :
Título em português: centralizado no alto da primeira página, em caixa alta (maiúsculas), fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito e espaçamento simples; sem identificação do(s) autor(es), seguido dos títulos em inglês e em espanhol;
Título em inglês: inserido duas linhas após o título em português, centralizado, fonte Times New Roman, tamanho 14, em itálico e espaçamento simples, com apenas a primeira letra do título em maiúscula;
Título em espanhol: inserido duas linhas após o título em inglês, centralizado, fonte Times New Roman, tamanho 14, em itálico e espaçamento simples, com apenas a primeira letra do título em maiúscula;
Resumo: duas linhas após o título em espanhol, vem a palavra RESUMO em caixa alta, Fonte Times New Roman, 12, negrito, e na linha abaixo segue o texto, apresentado em bloco único, com no mínimo 500 e no máximo 1000 caracteres com espaços, contendo tema do artigo, objetivos, referencial teórico, metodologia, e quando pertinente os resultados obtidos, seguido de três a cinco Palavras-chave, separadas por ponto e vírgula.
A seguir deve vir, separado por dois espaços, a tradução do resumo e palavras-chave em inglês (Abstract e keywords) e espanhol (Resumen e palabras clave). O texto do resumo e palavras-chave, e suas traduções (abstract, Keywords e resumen, palavras clave), usam Fonte Times New Roman, 11, espaçamento simples (1,0), justificado.
Abstract: versão do resumo, em inglês, precedida da palavra Abstract, em caixa alta, itálico, em espaçamento simples, seguida das Keywords, separadas por ponto e vírgula;
Resumen: versão do resumo, em espanhol, precedida da palavra Resumen, em caixa alta, espaçamento simples, seguido das Palavras clave, separadas por ponto e vírgula;
Corpo do texto: o texto inicia-se na terceira linha abaixo das Palavras clave, com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, modo justificado, com parágrafos separados por uma linha;
Subtítulos: correspondentes a cada parte do trabalho, a critério do(s) autor(es), devem estar alinhados à margem esquerda, em negrito, sem numeração, com dois espaços depois do texto que os precede e um espaço antes do texto que os segue;
Citações no texto: Para citação com menos de três linhas, inserir no corpo do texto. Com mesmo tamanho de fonte, entre aspas. Para citação com mais de três linhas, todo o texto deverá ser deslocado em bloco com adentramento de 4 cm, com redução da fonte (tamanho 11), sem aspas ou itálico, com espaçamento simples e espaço de 1 linha antes e depois do texto.
Nomes e/ou sobrenomes de autores citados no corrente texto devem figurar em fonte normal e sobrenomes citados entre parênteses devem figurar em CAIXA ALTA, em ambos os casos deve-se indicar o ano e número da página. Exemplo: Soares (2009, p. 25), (SOARES, 2009, p. 25). Quando houver mais de um autor, usar ponto e vírgula para separá-los, nos parênteses (SOARES; SILVA, 2012, p. 53). Não usar "&" no corpo do texto, nem expressões como op. cit. ou id ibid.
Notas: As notas devem ser exclusivamente explicativas, posicionadas no rodapé da página em que é feita a chamada. No corpo do texto, as notas devem ser numeradas sequencialmente, com o número sobrescrito.
Referências: sob o subtítulo Referências, em caixa baixa, alinhado à esquerda, em negrito e sem adentramento, devem ser listadas as referências em ordem alfabética e cronológica, com título em itálico, indicando-se todas as obras citadas no corpo do texto, separadas por espaço simples, na segunda linha após o texto, sem recuo.
Identificação e informações sobre os autores
A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo, garantindo desta forma o critério de sigilo necessário para o processo de Avaliação Cega por Pares.
Em arquivo separado, submetido como documento suplementar, deverão ser encaminhados:, nome(s) completo(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) de breve curriculum vitae em que se mencione titulação acadêmica, ocupação profissional e/ou acadêmica atual, vinculação institucional, endereço, e-mail e telefone. Em caso de vários autores, estes deverão informar sobre a ordem de precedência.
Sobre a AVALIAÇÃO
A publicação de artigos, resenhas, ensaios e relatos de experiência na revista FORMAÇÃO em Movimento está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial ou de colaboradores ad hoc.
Todos os trabalhos submetidos devem estar dentro das regras e normas para publicação da revista.
Os trabalhos submetidos serão recebidos e avaliados pela Comissão Editorial no que se refere à adequação às normas de apresentação dos trabalhos. Após essa etapa, os trabalhos são encaminhados a dois pareceristas, membros do comitê editorial ou ad hoc, sendo adotado o sistema blind review. Em caso de divergência nos pareceres, o texto é submetido a um terceiro parecerista.
Os pareceristas não serão remunerados. Cada parecerista receberá uma declaração referente ao parecer emitido. Os pareceristas terão o prazo de 20 dias para envio dos comentários e observações sobre o trabalho submetido.
Os colaboradores, em todas as etapas do processo de submissão, avaliação e decisão final serão informados (1) do recebimento do artigo, (2) das avaliações dos pareceristas até (3) a decisão final de recusa ou publicação do trabalho.
Eventuais modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelo(a)s pareceristas ou pela Comissão Editorial, só serão incorporadas mediante concordância dos autores.
Editorial
De uso exclusivo dos Editores.
Expediente
Para incluir avaliadores, editores, e outras informações da revista.
Dossiê Faculdade de Formação de Professores: 50 anos formando formadores
A ANFOPE e a revista Formação em Movimento, reafirmando a defesa das Universidades e das suas Faculdades/Departamentos/Institutos de Educação como locus da formação dos professores/as, abrem chamada para a submissão de trabalhos (artigos, ensaios, relatos de experiências, resenhas críticas) para sua 13ª edição, com publicação prevista para outubro de 2023. Conforme o escopo da revista, os trabalhos devem estar ancorados em concepções de formação em perspectiva emancipatória, com abordagens críticas, no sentido da superação das desigualdades e da transformação da sociedade.
Este número da revista, em comemoração ao cinquentenário da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da UERJ, localizada em São Gonçalo (RJ), traz o dossiê “Faculdade de Formação de Professores: 50 anos formando formadores”, organizado pelas professoras Rosimeri de Oliveira Dias (UERJ/FFP) e Maria da Conceição Calmon Arruda (UERJ/FFP – Fiocruz/Icict).
O dossiê se propõe a receber artigos e ensaios que tenham como tema e/ou relatem experiências formativas na FFP/UERJ, estudos e pesquisas desenvolvidos nas diferentes licenciaturas, sua articulação com a pesquisa e a extensão, compartilhando os desafios de formar professores nas periferias urbanas em contextos marcados pelas desigualdades sociais e pela negação de direitos.
O dossiê está aberto a receber trabalhos que compartilhem estudos, narrativas e experiências formativas de outras faculdades e centros de formação de professores de diferentes estados e regiões do país, em especial das localizadas em campi fora da sede, contribuindo com reflexões sobre os desafios postos para a garantia de uma educação pública de qualidade, socialmente referenciada.
Dossiê A Educação profissional e o Ensino Médio
Dossiê: “A Educação profissional e o Ensino Médio: Olhares retrospectivos, circunspectivos e prospectivos”.
Submissão de trabalhos (artigos, ensaios ou relatos de experiências) ancorados em concepções de formação em perspectiva emancipatória, com abordagens críticas, no sentido da superação das desigualdades e da transformação da sociedade, ancorada em principios éticos, democráticos e inclusivos, conforme o escopo da revista Formação em movimento. O dossiê contempla questões sobre:
- História da educação profissional;
- Formação de professores da Educação Profissional;
- Relações entre educação profissional e ensino médio;,
- Educação profissional e Educação de Jovens e Adultos,
- O contexto atual de reforma do Ensino Médio;
- O desmonte das políticas educacionais;
- Política Curricular e BNCC;
- BNCC e formação de professores da educação básica;
- Mudanças no mundo do trabalho e a educação;
- Juventudes, ensino médio e educação profissional.
Os trabalhos devem ser encaminhados até 31 de janeiro de 2023 exclusivamente pelo portal https://periodicos.ufrrj.br
Vejam as Diretrizes para autores em https://periodicos.ufrrj.br/index.php/formov/about/submissions
Cadastrem-se como leitores, avaliadores e/ou autores da revista da ANFOPE Formação em Movimento https://periodicos.ufrrj.br/index.php
Diretrizes para Autores
FORMAÇÃO em Movimento publica, em edições online, semestrais, trabalhos inéditos de professores e pesquisadores, com titulação mínima de doutor, e de mestrandos ou doutorandos em coautoria com professores e pesquisadores doutores vinculados a instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais ou internacionais.
Cada número tem um Dossiê temático, organizado por professores convidados ou proponentes, que recebe artigos, ensaios e relatos de experiência vinculados a uma tema específico do campo da fomação e atuação docente, em período determinado.
Os textos submetidos à revista FORMAÇÃO em Movimento na sessão DOSSIÊ TEMÁTICO devem seguir as orientações - quanto ao tema e conteúdo - propostas pelo dossiê e a formatação especificada para os Artigos e Ensaios.
Os textos serão avaliados pelo Conselho Editorial Executivo quanto à pertinência dos mesmos à Linha Editorial e sua adequação às normas previstas, bem como à temática do DOSSIÊ.
Admite-se até quatro autores por texto, sendo que pelo menos um deve ter a titulação de doutor. Casos em que constarem mais de quatro autores serão avaliados pelo Comitê Avaliador - e devem quando da submissão apresentar justificativa.
A contribuição dos artigos deve ser original e inédita e não pode ser avaliada simultaneamente para publicação por outra revista.
Os trabalhos podem ser redigidos em português, espanhol e inglês, e devem conter resumos e palavras-chave nos três idiomas (português, inglês e espanhol).
A submissão dos artigos se dá exclusivamente através do Portal PERIÓDICOS da UFRRJ, no qual os autores se cadastrarão com a função “autor” e seguirão as orientações do sistema. A submissão é gratuita.
Será observado o intervalo mínimo de um ano (ou duas edições) entre a publicação de textos escritos pelo mesmo autor e o início de um novo processo de submissão
As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
A submissão do artigo não implica obrigação de publicação.
Após a confirmação do atendimento às normas de formatação, os originais, serão submetidos aos avaliadores (membros do comitê editorial ou ad hoc) em sistema de avaliação cega (blind review) por pares.
O texto deve obedecer aos parâmetros de formatação e sequência abaixo descritos.
O Editor de texto utilizado, deverá ser capaz de salvar arquivos compatíveis com o software Word for Windows da MICROSOFT na extensão .doc ou .docx. Formatado no tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm), com margens de três cm, extensão mínima de 25 mil e máxima de 50 mil caracteres com espaços, incluindo títulos, quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, notas e referências bibliográficas.
Formatação para artigos, ensaios e relatos de experiência:
Título em português: centralizado no alto da primeira página, em caixa alta (maiúsculas), fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito e espaçamento simples; sem identificação do(s) autor(es), seguido dos títulos em inglês e em espanhol;
Título em inglês: inserido duas linhas após o título em português, centralizado, fonte Times New Roman, tamanho 14, em itálico e espaçamento simples, com apenas a primeira letra do título em maiúscula;
Título em espanhol: inserido duas linhas após o título em inglês, centralizado, fonte Times New Roman, tamanho 14, em itálico e espaçamento simples, com apenas a primeira letra do título em maiúscula;
Resumo: duas linhas após o título em espanhol, vem a palavra RESUMO em caixa alta, Fonte Times New Roman, 12, negrito, e na linha abaixo segue o texto, apresentado em bloco único, com no mínimo 500 e no máximo 1000 caracteres com espaços, contendo tema do artigo, objetivos, referencial teórico, metodologia, e quando pertinente os resultados obtidos, seguido de três a cinco Palavras-chave, separadas por ponto e vírgula.
A seguir deve vir, separado por dois espaços, a tradução do resumo e palavras-chave em inglês (Abstract e keywords) e espanhol (Resumen e palabras clave). O texto do resumo e palavras-chave, e suas traduções (abstract, Keywords e resumen, palavras clave), usam Fonte Times New Roman, 11, espaçamento simples (1,0), justificado.
Abstract: versão do resumo, em inglês, precedida da palavra Abstract, em caixa alta, itálico, em espaçamento simples, seguida das Keywords, separadas por ponto e vírgula;
Resumen: versão do resumo, em espanhol, precedida da palavra Resumen, em caixa alta, espaçamento simples, seguido das Palavras clave, separadas por ponto e vírgula;
Corpo do texto: o texto inicia-se na terceira linha abaixo das Palavras clave, com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, modo justificado, com parágrafos separados por uma linha;
Subtítulos: correspondentes a cada parte do trabalho, a critério do(s) autor(es), devem estar alinhados à margem esquerda, em negrito, sem numeração, com dois espaços depois do texto que os precede e um espaço antes do texto que os segue;
Citações no texto: Para citação com menos de três linhas, inserir no corpo do texto. Com mesmo tamanho de fonte, entre aspas. Para citação com mais de três linhas, todo o texto deverá ser deslocado em bloco com adentramento de 4 cm, com redução da fonte (tamanho 11), sem aspas ou itálico, com espaçamento simples e espaço de 1 linha antes e depois do texto.
Nomes e/ou sobrenomes de autores citados no corrente texto devem figurar em fonte normal e sobrenomes citados entre parênteses devem figurar em CAIXA ALTA, em ambos os casos deve-se indicar o ano e número da página. Exemplo: Soares (2009, p. 25), (SOARES, 2009, p. 25). Quando houver mais de um autor, usar ponto e vírgula para separá-los, nos parênteses (SOARES; SILVA, 2012, p. 53). Não usar "&" no corpo do texto, nem expressões como op. cit. ou id ibid.
Notas: As notas devem ser exclusivamente explicativas, posicionadas no rodapé da página em que é feita a chamada. No corpo do texto, as notas devem ser numeradas sequencialmente, com o número sobrescrito.
Tabelas, Quadros e Ilustrações (fotos, mapas etc.), se existentes, devem ser inseridos no próprio corpo do texto, ou seja, em seu local definitivo e indicar, no texto, sua localização. Na hipótese de já terem sido publicadas, a fonte deverá ser mencionada, respeitando as regras de direitos autorais. A fonte deve ser colocada abaixo da tabela, quadro ou ilustração, alinhada à esquerda. O título de tabelas insere-se na parte superior, centralizado, iniciado pela expressão Tabela 1 em negrito, seguido por hífen e pelo título sem destaque, na mesma fonte e tamanho do corpo do texto; o título de Ilustrações e Quadros deve ser apresentado na parte inferior, alinhado à esquerda. A numeração é consecutiva, em algarismos arábicos.
Referências: sob o subtítulo Referências, em caixa baixa, alinhado à esquerda, em negrito e sem adentramento, devem ser listadas as referências em ordem alfabética e cronológica, com título em itálico, indicando-se todas as obras citadas no corpo do texto, separadas por espaço simples, na segunda linha após o texto, sem recuo.
Livros com até três autores, devem ter todos nomeados, e Livros com mais de três autores, nomeia apenas o primeiro autor e insere [et al]. As referências devem estar de acordo com a NBR 6023 da ABNT.
Exemplos:
Artigos de periódicos: SOBRENOME, Nome. Título do artigo, Nome do Periódico em itálico, Local de publicação: nome da editora, volume, número do periódico, intervalo de páginas citado (p. 97-108), mês abreviado/ano de publicação.
Livros, Dissertações e Teses: SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico: subtítulo normal (se houver). Local da publicação: nome da editora, ano de publicação.
Capítulo de Livro: SOBRENOME, Nome (do autor do capítulo). Título do capítulo normal. In: SOBRENOME, Nome (do autor do livro). Título do livro em itálico. Local de publicação: nome da editora, ano de publicação.
Trabalhos apresentados em congressos: SOBRENOME, Nome. Título. In: Nome do evento. Cidade, estado, ano, pagina, Disponível em colocar a URL da publicação dos Anais acesso em dia/mês/ano.
Internet: SOBRENOME, Nome. Título do trabalho em itálico: subtítulo normal (se houver). Disponível em: endereço do trabalho na internet. Acesso em: data do acesso (19 jan. 2000).
Anexos ou Apêndices: Quando imprescindíveis à compreensão do texto, e dentro da extensão do artigo, Anexos ou Apêndices, seguindo a formatação dos subtítulos, devem ser incluídos ao final, após as referências.
OBS: Os relatos de experiência e entrevistas também devem conter Resumo, Abstract e Resumen e seguir a mesma formatação para os títulos, subtítulos, texto, notas e referências, quando couber, que os artigos.
Sobre a Avaliação
A publicação de artigos, resenhas, ensaios e relatos de experiência na revista FORMAÇÃO em Movimento está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial ou de colaboradores ad hoc.
Todos os trabalhos submetidos devem estar dentro das regras e normas para publicação da revista.
Os trabalhos submetidos serão recebidos e avaliados pela Comissão Editorial no que se refere à adequação às normas de apresentação dos trabalhos. Após essa etapa, os trabalhos são encaminhados a dois pareceristas, membros do comitê editorial ou ad hoc, sendo adotado o sistema blind review. Em caso de divergência nos pareceres, o texto é submetido a um terceiro parecerista.
Os pareceristas não serão remunerados. Cada parecerista receberá uma declaração referente ao parecer emitido.
Os pareceristas terão o prazo de 20 dias para envio dos comentários e observações sobre o trabalho submetido.
Os colaboradores, em todas as etapas do processo de submissão, avaliação e decisão final serão informados (1) do recebimento do artigo, (2) das avaliações dos pareceristas até (3) a decisão final de recusa ou publicação do trabalho.
A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à educação e à linha editorial da Revista, a adequação ao tema do DOSSIÊ, a originalidade do tema ou do tratamento dado a ele, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica.
Eventuais modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelo(a)s pareceristas ou pela Comissão Editorial, só serão incorporadas mediante concordância dos autores.
Dossiê Projetos institucionais de FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Dossiê: “Projetos institucionais de FORMAÇÃO DE PROFESSORES: concepções, experiências, narrativas e resistências”
Os projetos pedagógicos de formação de professores têm sido alvo de debates, pesquisas, alterações legislativas e disputas de concepções, dentro e fora do contexto das instituições de ensino superior. Entretanto, há poucas produções que visam compreender, com especificidade, como as IES respondem e elaboram à tarefa de formar essa categoria de profissionais: os professores da educação básica. Nesse sentido, a proposta deste dossiê temático é abordar os projetos institucionais de formação de professores, como foram e têm sido articulados na sua constituição conceitual-teórica-metodológica.
Espera-se artigos, resenhas e ensaios que compartilhem experiências, narrativas e vivências formativas nos múltiplos aspectos da constituição dos projetos pedagógicos, abordando, especialmente, questões como:
- as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada - Resolução CNE/CP n. 02/2015,
- concepções de formação de professores,
- projeto político pedagógico de curso de Licenciatura,
- epistemologia da/na formação de professores,
- modelos de formação,
- construção e articulação de projetos institucionais de formação de professores.
Os trabalhos – artigos e ensaios – devem ser encaminhados até 20 de novembro exclusivamente pelo portal https://periodicos.ufrrj.br
Vejam as Diretrizes para autores em https://periodicos.ufrrj.br/index.php/formov/about/submissions
Cadastrem-se como leitores, avaliadores e/ou autores da revista da ANFOPE Formação em Movimento https://periodicos.ufrrj.br/index.php
Diretrizes para Autores
FORMAÇÃO em Movimento publica, em edições online, semestrais, trabalhos inéditos de professores e pesquisadores, com titulação mínima de doutor, e de mestrandos ou doutorandos em coautoria com professores e pesquisadores doutores vinculados a instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais ou internacionais.
Cada número tem um Dossiê temático, organizado por professores convidados ou proponentes, que recebe artigos, ensaios e relatos de experiência vinculados a uma tema específico do campo da fomação e atuação docente, em período determinado.
Os textos submetidos à revista FORMAÇÃO em Movimento na sessão DOSSIÊ TEMÁTICO devem seguir as orientações - quanto ao tema e conteúdo - propostas pelo dossiê e a formatação especificada para os Artigos e Ensaios.
Os textos serão avaliados pelo Conselho Editorial Executivo quanto à pertinência dos mesmos à Linha Editorial e sua adequação às normas previstas, bem como à temática do DOSSIÊ.
Admite-se até quatro autores por texto, sendo que pelo menos um deve ter a titulação de doutor. Casos em que constarem mais de quatro autores serão avaliados pelo Comitê Avaliador - e devem quando da submissão apresentar justificativa.
A contribuição dos artigos deve ser original e inédita e não pode ser avaliada simultaneamente para publicação por outra revista.
Os trabalhos podem ser redigidos em português, espanhol e inglês, e devem conter resumos e palavras-chave nos três idiomas (português, inglês e espanhol).
A submissão dos artigos se dá exclusivamente através do Portal PERIÓDICOS da UFRRJ, no qual os autores se cadastrarão com a função “autor” e seguirão as orientações do sistema. A submissão é gratuita.
Será observado o intervalo mínimo de um ano (ou duas edições) entre a publicação de textos escritos pelo mesmo autor e o início de um novo processo de submissão
As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
A submissão do artigo não implica obrigação de publicação.
Após a confirmação do atendimento às normas de formatação, os originais, serão submetidos aos avaliadores (membros do comitê editorial ou ad hoc) em sistema de avaliação cega (blind review) por pares.
O texto deve obedecer aos parâmetros de formatação e sequência abaixo descritos.
O Editor de texto utilizado, deverá ser capaz de salvar arquivos compatíveis com o software Word for Windows da MICROSOFT na extensão .doc ou .docx. Formatado no tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm), com margens de três cm, extensão mínima de 25 mil e máxima de 50 mil caracteres com espaços, incluindo títulos, quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, notas e referências bibliográficas.
Formatação para artigos, ensaios e relatos de experiência:
Título em português: centralizado no alto da primeira página, em caixa alta (maiúsculas), fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito e espaçamento simples; sem identificação do(s) autor(es), seguido dos títulos em inglês e em espanhol;
Título em inglês: inserido duas linhas após o título em português, centralizado, fonte Times New Roman, tamanho 14, em itálico e espaçamento simples, com apenas a primeira letra do título em maiúscula;
Título em espanhol: inserido duas linhas após o título em inglês, centralizado, fonte Times New Roman, tamanho 14, em itálico e espaçamento simples, com apenas a primeira letra do título em maiúscula;
Resumo: duas linhas após o título em espanhol, vem a palavra RESUMO em caixa alta, Fonte Times New Roman, 12, negrito, e na linha abaixo segue o texto, apresentado em bloco único, com no mínimo 500 e no máximo 1000 caracteres com espaços, contendo tema do artigo, objetivos, referencial teórico, metodologia, e quando pertinente os resultados obtidos, seguido de três a cinco Palavras-chave, separadas por ponto e vírgula.
A seguir deve vir, separado por dois espaços, a tradução do resumo e palavras-chave em inglês (Abstract e keywords) e espanhol (Resumen e palabras clave). O texto do resumo e palavras-chave, e suas traduções (abstract, Keywords e resumen, palavras clave), usam Fonte Times New Roman, 11, espaçamento simples (1,0), justificado.
Abstract: versão do resumo, em inglês, precedida da palavra Abstract, em caixa alta, itálico, em espaçamento simples, seguida das Keywords, separadas por ponto e vírgula;
Resumen: versão do resumo, em espanhol, precedida da palavra Resumen, em caixa alta, espaçamento simples, seguido das Palavras clave, separadas por ponto e vírgula;
Corpo do texto: o texto inicia-se na terceira linha abaixo das Palavras clave, com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, modo justificado, com parágrafos separados por uma linha;
Subtítulos: correspondentes a cada parte do trabalho, a critério do(s) autor(es), devem estar alinhados à margem esquerda, em negrito, sem numeração, com dois espaços depois do texto que os precede e um espaço antes do texto que os segue;
Citações no texto: Para citação com menos de três linhas, inserir no corpo do texto. Com mesmo tamanho de fonte, entre aspas. Para citação com mais de três linhas, todo o texto deverá ser deslocado em bloco com adentramento de 4 cm, com redução da fonte (tamanho 11), sem aspas ou itálico, com espaçamento simples e espaço de 1 linha antes e depois do texto.
Nomes e/ou sobrenomes de autores citados no corrente texto devem figurar em fonte normal e sobrenomes citados entre parênteses devem figurar em CAIXA ALTA, em ambos os casos deve-se indicar o ano e número da página. Exemplo: Soares (2009, p. 25), (SOARES, 2009, p. 25). Quando houver mais de um autor, usar ponto e vírgula para separá-los, nos parênteses (SOARES; SILVA, 2012, p. 53). Não usar "&" no corpo do texto, nem expressões como op. cit. ou id ibid.
Notas: As notas devem ser exclusivamente explicativas, posicionadas no rodapé da página em que é feita a chamada. No corpo do texto, as notas devem ser numeradas sequencialmente, com o número sobrescrito.
Tabelas, Quadros e Ilustrações (fotos, mapas etc.), se existentes, devem ser inseridos no próprio corpo do texto, ou seja, em seu local definitivo e indicar, no texto, sua localização. Na hipótese de já terem sido publicadas, a fonte deverá ser mencionada, respeitando as regras de direitos autorais. A fonte deve ser colocada abaixo da tabela, quadro ou ilustração, alinhada à esquerda. O título de tabelas insere-se na parte superior, centralizado, iniciado pela expressão Tabela 1 em negrito, seguido por hífen e pelo título sem destaque, na mesma fonte e tamanho do corpo do texto; o título de Ilustrações e Quadros deve ser apresentado na parte inferior, alinhado à esquerda. A numeração é consecutiva, em algarismos arábicos.
Referências: sob o subtítulo Referências, em caixa baixa, alinhado à esquerda, em negrito e sem adentramento, devem ser listadas as referências em ordem alfabética e cronológica, com título em itálico, indicando-se todas as obras citadas no corpo do texto, separadas por espaço simples, na segunda linha após o texto, sem recuo.
Livros com até três autores, devem ter todos nomeados, e Livros com mais de três autores, nomeia apenas o primeiro autor e insere [et al]. As referências devem estar de acordo com a NBR 6023 da ABNT.
Exemplos:
Artigos de periódicos: SOBRENOME, Nome. Título do artigo, Nome do Periódico em itálico, Local de publicação: nome da editora, volume, número do periódico, intervalo de páginas citado (p. 97-108), mês abreviado/ano de publicação.
Livros, Dissertações e Teses: SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico: subtítulo normal (se houver). Local da publicação: nome da editora, ano de publicação.
Capítulo de Livro: SOBRENOME, Nome (do autor do capítulo). Título do capítulo normal. In: SOBRENOME, Nome (do autor do livro). Título do livro em itálico. Local de publicação: nome da editora, ano de publicação.
Trabalhos apresentados em congressos: SOBRENOME, Nome. Título. In: Nome do evento. Cidade, estado, ano, pagina, Disponível em colocar a URL da publicação dos Anais acesso em dia/mês/ano.
Internet: SOBRENOME, Nome. Título do trabalho em itálico: subtítulo normal (se houver). Disponível em: endereço do trabalho na internet. Acesso em: data do acesso (19 jan. 2000).
Anexos ou Apêndices: Quando imprescindíveis à compreensão do texto, e dentro da extensão do artigo, Anexos ou Apêndices, seguindo a formatação dos subtítulos, devem ser incluídos ao final, após as referências.
OBS: Os relatos de experiência e entrevistas também devem conter Resumo, Abstract e Resumen e seguir a mesma formatação para os títulos, subtítulos, texto, notas e referências, quando couber, que os artigos.
Sobre a Avaliação
A publicação de artigos, resenhas, ensaios e relatos de experiência na revista FORMAÇÃO em Movimento está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial ou de colaboradores ad hoc.
Todos os trabalhos submetidos devem estar dentro das regras e normas para publicação da revista.
Os trabalhos submetidos serão recebidos e avaliados pela Comissão Editorial no que se refere à adequação às normas de apresentação dos trabalhos. Após essa etapa, os trabalhos são encaminhados a dois pareceristas, membros do comitê editorial ou ad hoc, sendo adotado o sistema blind review. Em caso de divergência nos pareceres, o texto é submetido a um terceiro parecerista.
Os pareceristas não serão remunerados. Cada parecerista receberá uma declaração referente ao parecer emitido.
Os pareceristas terão o prazo de 20 dias para envio dos comentários e observações sobre o trabalho submetido.
Os colaboradores, em todas as etapas do processo de submissão, avaliação e decisão final serão informados (1) do recebimento do artigo, (2) das avaliações dos pareceristas até (3) a decisão final de recusa ou publicação do trabalho.
A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à educação e à linha editorial da Revista, a adequação ao tema do DOSSIÊ, a originalidade do tema ou do tratamento dado a ele, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica.
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Declaração de Direito Autoral
Declaração de Direito Autoral
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.
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