A Aposta freireana de uma reflexividade narrativa para a formação de professores/as
Palavras-chave:
Reflexividade (auto)biográfica, Formação de Professores/as, Paulo FreireResumo
O texto em pauta trata-se de um ensaio teórico e crítico-reflexivo com o objetivo de refletir acerca das contribuições de Paulo Freire na promoção de uma reflexividade narrativa no contexto da formação de professores/as. As discussões pautam-se nas obras de Freire (1967; 1996; 2013): Educação como prática de liberdade, Pedagogia da autonomia e Pedagogia do Oprimido, articulando-se ao campo das narrativas (auto)biográficas sobre reflexividade com Josso (2007; 2010), Passeggi (2016), Abrahão (2016), Nakayama (2021) entre outros. Os resultados elucidam que Paulo Freire disseminava em seus escritos e experiências cotidianas buscando fazer os sujeitos a pensar sobre si, diante da sua realidade e do mundo, capaz de promover transformações substanciais mediatizadas pela reflexão e auto-reflexão que levava a um estado de conscientização, e, consequentemente, transformação.