A Aposta freireana de uma reflexividade narrativa para a formação de professores/as

Autores

Palavras-chave:

Reflexividade (auto)biográfica, Formação de Professores/as, Paulo Freire

Resumo

O texto em pauta trata-se de um ensaio teórico e crítico-reflexivo com o objetivo de refletir acerca das contribuições de Paulo Freire na promoção de uma reflexividade narrativa no contexto da formação de professores/as. As discussões pautam-se nas obras de Freire (1967; 1996; 2013): Educação como prática de liberdade, Pedagogia da autonomia e Pedagogia do Oprimido, articulando-se ao campo das narrativas (auto)biográficas sobre reflexividade com Josso (2007; 2010), Passeggi (2016), Abrahão (2016), Nakayama (2021) entre outros. Os resultados elucidam que Paulo Freire disseminava em seus escritos e experiências cotidianas buscando fazer os sujeitos a pensar sobre si, diante da sua realidade e do mundo, capaz de promover transformações substanciais mediatizadas pela reflexão e auto-reflexão que levava a um estado de conscientização, e, consequentemente, transformação.

Biografia do Autor

Joelson de Sousa Morais, Universidade Federal do Maranhão - UFMA/Campus Codó-MA

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pedagogo, Mestre em Educação pela UFRN, é Professor Adjunto I do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)/Campus Codó-MA. É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP) e do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UNICAMP/UERJ).

Publicado

2022-06-14

Edição

Seção

Dossiê Projetos institucionais de FORMAÇÃO DE PROFESSORES