Edições anteriores

  • Faculdade de Formação de Professores: 50 anos formando formadores - terceiro bloco de artigos
    v. 5 n. 11 (2023)

    Este Terceiro Bloco de Artigos traz o dossiê Faculdade de Formação de Professores: 50 anos formando formadores.

    Este dossiê tem como tema uma instiuição formadora, a FFP/UERJ, e congrega  artigos e ensaios que apresentam estudos e pesquisas e/ou relatem experiências formativas desenvolvidas na instituição, nas diferentes licenciaturas, sua articulação com a pesquisa e a extensão, compartilhando os desafios de formar professores nas periferias urbanas em contextos marcados pelas desigualdades sociais e pela negação de direitos.

     

  • Formação de Professores, compromisso social e direito à educação: (re)construindo uma agenda democrática
    v. 5 n. 10 (2023)

    Número especial dedicado aos textos das conferencias e mesas do XIII Seminário Nacional de Formação de Professores “Formação de Professores, compromisso social e direito à educação: (re)construindo uma agenda democrática, realizado em setembro de 2022. 

     

  • Segundo bloco de Artigos
    v. 5 n. 11 (2023)

    Este segundo bloco de artigos integra o n.11 (v,5) de Formação em Movimento, na sessão Artigos e Ensaios, congregando artigos do fluxo contínuo.

  • Dossiê: “Projetos institucionais de Formação de professores: concepções, experiências, narrativas e resistências” -
    v. 5 n. 11 (2023)

    Este dossiê congrega artigos que se propõem a refletir sobre os aspectos caracterizadores da elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura, em diferentes instituições. A elaboração destes textos se deu em um contexto de novas exigências legais e sociais, e, mais espeficicamente, de disputa formativa hegemônica em torno do papel e função do processo inicial da formação de professores. O dossiê mostra o movimento histórico de construção dos projetos, em meio ‘as lutas e resistências à imposição de uma padronização curricular que fere a autonomia das Universidades e descaracteriza os cursos de licenciatura.  

  • Dossiê “A Educação profissional e o Ensino Médio: Olhares retrospectivos, circunspectivos e prospectivos”
    v. 5 n. 11 (2023)

    O dossiê “A educação profissional e o ensino médio: olhares retrospectivos, circunspectivos e prospectivos” congrega artigos, ensaios e relatos de experiências, ancorados em concepções de formação humana em perspectiva emancipatória, com abordagens críticas, no sentido da superação das desigualdades e da transformação da sociedade, fundamentados em princípios éticos, democráticos e inclusivos. O conjunto de trabalhos traz a discussão sobre a implementação do “Novo Ensino Médio” nas redes estaduais de ensino e na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; a presença de organismos internacionais nessas políticas; a formação de professores para esse nível de ensino e suas modalidades, e as resistências à imposição dessa contrarreforma, entre outros temas afins a esse debate.

  • n.11 Bloco Final
    v. 5 n. 11 (2023)

    Este bloco traz o Editorial de Formação em Movimento n. 11, com os registros dos avaliadores e os artigos e ensaios publicados anteriormente em blocos avulsos e agora agregados.