Deslocamentos andarilhos entre redes latino-americanas na perspectiva formativa investigativa freireana
Palavras-chave:
Andarilhagem, Formação Docente entre pares, Redes Docentes Latino-Americanas, Paulo FreireResumo
Este artigo tem como objetivo socializar as contribuições de uma pesquisa qualitativa sistematizada a partir dos projetos construídos por professoras e professores vinculadas/os às redes e coletivos docentes latino-americanos. Essas redes vêm estabelecendo um diálogo desde 2015 realizando investigações de cunho narrativo e autobiográfico na perspectiva dialógica da formação docente entre pares. Para este texto, tomamos como foco os processos de deslocamentos e os percursos formativos trilhados pelo coletivo brasileiro à luz das reflexões teóricas, sobretudo, as interlocuções com o pensamento e obra de Paulo Freire. O diálogo com os projetos de formação entre docentes latino-americanos apontou para nós a relevância das conexões entre a Universidade e a Educação Básica na perspectiva humanizadora, por uma América Latina que luta pela educação como prática de liberdade.