Deslocamentos andarilhos entre redes latino-americanas na perspectiva formativa investigativa freireana

Autores

Palavras-chave:

Andarilhagem, Formação Docente entre pares, Redes Docentes Latino-Americanas, Paulo Freire

Resumo

Este artigo tem como objetivo socializar as contribuições de uma pesquisa qualitativa sistematizada a partir dos projetos construídos por professoras e professores vinculadas/os às redes e coletivos docentes latino-americanos. Essas redes vêm estabelecendo um diálogo desde 2015 realizando investigações de cunho narrativo e autobiográfico na perspectiva dialógica da formação docente entre pares. Para este texto, tomamos como foco os processos de deslocamentos e os percursos formativos trilhados pelo coletivo brasileiro à luz das reflexões teóricas, sobretudo, as interlocuções com o pensamento e obra de Paulo Freire. O diálogo com os projetos de formação entre docentes latino-americanos apontou para nós a relevância das conexões entre a Universidade e a Educação Básica na perspectiva humanizadora, por uma América Latina que luta pela educação como prática de liberdade.

Biografia do Autor

Regina Aparecida Correia Trindade, UFRJ; Ppgedu/FFP/UERJ

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ) e Técnica em Assuntos Educacionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Integrante do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Memória, Formação Docente e Relações Etnicorraciais (ALMEFRE) e da Rede de Docentes que Estudam e Narram sobre Alfabetização Leitura e Escrita (REDEALE).

Mairce da Silva Araújo, Ppgedu/FFP/UERJ

Mairce da Silva Araújo é professora titular da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Memória, Formação Docente e Relações Etnicorraciais (ALMEFRE) e da Rede de Docentes que Estudam e Narram sobre Alfabetização Leitura e Escrita (REDEALE).

Isabele Cristina Fonseca Ramos

Isabele Cristina Fonseca Ramos é Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP UERJ). Professora da Rede Municipal de Educação do Município de Maricá. Integrante do Grupo de Pesquisa Alfabetização Memória Formação Docente e Relações Étnicorraciais (ALMEFRE) e da Rede de Docentes que Estudam e Narram sobre Alfabetização Leitura e Escrita (REDEALE).

Roberta Dias de Sousa

Roberta Dias de Sousa é professora das redes municipais de Educação de Itaboraí e Niterói- RJ. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP UERJ). Integrante do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Memória, Formação Docente e Relações Etnicorraciais (ALMEFRE).

Downloads

Publicado

2022-06-14

Edição

Seção

Dossiê Projetos institucionais de FORMAÇÃO DE PROFESSORES