Para não dizer que não falamos da alfabetização de crianças e adultos em Paulo Freire
Palavras-chave:
Legado de Paulo Freire, Alfabetização de crianças e adultos, Intercessões epistemológicas da leitura do mundo e da palavra freirianaResumo
Essa escrita se une às manifestações de reconhecimento ao legado de Paulo Freire durante o ano de 2021, momento histórico conturbado politicamente no cenário brasileiro, na qual e entre as quais, as iniciativas de estudiosos e estudiosas de diferentes áreas do conhecimento têm apresentado uma visão acerca da educação freiriana. Assim, emerge um movimento endógeno que nos leva a produzir novos sentidos diante da largueza do entendimento de Freire sobre a alfabetização de crianças e adultos, à medida que reunimos as concepções de Cagliari (2008) Soares (2020, 2018, 2013); Giroux (2001, 1997) e outros/as, que direta ou indiretamente dialogam sobre o tema proposto, a fim de continuar trazendo para o centro das discussões as intersecções epistemológicas da leitura do mundo e da leitura da palavra freiriana.