Para não dizer que não falamos da alfabetização de crianças e adultos em Paulo Freire

Autores

Palavras-chave:

Legado de Paulo Freire, Alfabetização de crianças e adultos, Intercessões epistemológicas da leitura do mundo e da palavra freiriana

Resumo

Essa escrita se une às manifestações de reconhecimento ao legado de Paulo Freire durante o ano de 2021, momento histórico conturbado politicamente no cenário brasileiro, na qual e entre as quais, as iniciativas de estudiosos e estudiosas de diferentes áreas do conhecimento têm apresentado uma visão acerca da educação freiriana. Assim, emerge um movimento endógeno que nos leva a produzir novos sentidos diante da largueza do entendimento de Freire sobre a alfabetização de crianças e adultos, à medida que reunimos as concepções de Cagliari (2008) Soares (2020, 2018, 2013); Giroux (2001, 1997) e outros/as, que direta ou indiretamente dialogam sobre o tema proposto, a fim de continuar trazendo para o centro das discussões as intersecções epistemológicas da leitura do mundo e da leitura da palavra freiriana.

Biografia do Autor

Suzana Mary de Andrade Nunes, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), líder do grupo de pesquisa inscrito no CNPQ: Relações de Saberes e Subjetividades: Alfabetização, Linguagens e Trabalho (RESSALT). Tem Doutorado em Educação (UFS) e Pós-Doutorado em Ciências da Educação (FPCEUP). É associada da ABALF e da ANFOPE.

Verônica dos Reis Mariano Souza, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Licenciada em Letras Vernáculas – Português, é Doutora em Educação (UFS). Associada da ABALF, integra o grupo de pesquisa inscrito no CNPQ: Relações de Saberes e Subjetividades: Alfabetização, Linguagens e Trabalho (RESSALT).

Publicado

2022-06-14

Edição

Seção

Dossiê Projetos institucionais de FORMAÇÃO DE PROFESSORES