Educação e política em Paulo Freire

Fundamentos para a compreensão da realidade contemporânea

Autores

Palavras-chave:

Pedagogia emancipatória, Paulo Freire, Política, Educação crítica

Resumo

Este artigo objetiva apresentar as concepções de Educação e de Política, ambas identificadas na obra de Paulo Freire. Essas categorias são centrais, posto que contribuem tanto para a formação crítica como para a compreensão da realidade contemporânea. Fundamentados na pesquisa bibliográfica das suas principais obras, concluímos que a obra freireana continua mantendo vigência, pois sua proposta pedagógica emancipatória promove um olhar crítico da sociedade, sempre em favor das classes subalternizadas pela lógica do capital.

Biografia do Autor

Jorge Fernando Hermida, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Uruguaio, naturalizado brasileiro. Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da UFPB. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagogia Histórico-crítica, Políticas Públicas e Mundo do Trabalho – membro do HISTEDBR Nacional

Heloísa Varão Santos , Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda em Educação – Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB). Professora aposentada da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas “Pedagogia Histórico-crítica, Políticas Públicas e Mundo do Trabalho” (PHC – PPMT), da UFPB.

Rafael de Farias Ferreira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutorando em Educação – Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB). Mestre em Educação pelo Mestrado Profissional da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB, 2016). Professor e Coordenador do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Maria Bezerra da Silva, localizada no município de Zabelê, e Pedagogo, na Secretaria Municipal de Educação de São João do Tigre (PB). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas PHC – PPMT, da UFPB

Publicado

2022-06-14