Os princípios fundantes da pedagogia freireana e desenvolvimento profissional docente
enlaçando perspectivas teóricas
Palavras-chave:
Paulo Freire, Desenvolvimento Profissional Docente, Formação DocenteResumo
Este artigo objetivou realizar uma reflexão sobre os possíveis diálogos entre os princípios fundantes da pedagogia freireana e o campo do Desenvolvimento Profissional Docente (DPD). Para tanto, adotamos uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, tendo como principais aportes teóricos algumas obras de Paulo Freire. Este estudo evidenciou que o conjunto dos princípios fundantes da pedagogia freireana tendem a contribuir para o DPD à medida que convoca o/a professor/a a: ter consciência da própria existência; estabelecer uma relação no e com o mundo; ter autonomia profissional; assumir a politicidade do ato de ensinar; ser um/a profissional dialógico/a, problematizador/a, pesquisador/a, ético/a, libertário/a e emancipador/a; estabelecer uma relação de busca pelo conhecimento e pelos saberes; entre outras mais. Tudo isso, pode favorecer processos de melhorias pessoais e profissionais, influenciando no DPD.