Os princípios fundantes da pedagogia freireana e desenvolvimento profissional docente

enlaçando perspectivas teóricas

Autores

Palavras-chave:

Paulo Freire, Desenvolvimento Profissional Docente, Formação Docente

Resumo

Este artigo objetivou realizar uma reflexão sobre os possíveis diálogos entre os princípios fundantes da pedagogia freireana e o campo do Desenvolvimento Profissional Docente (DPD). Para tanto, adotamos uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, tendo como principais aportes teóricos algumas obras de Paulo Freire.  Este estudo evidenciou que o conjunto dos princípios fundantes da pedagogia freireana tendem a contribuir para o DPD à medida que convoca o/a professor/a a: ter consciência da própria existência; estabelecer uma relação no e com o mundo; ter autonomia profissional; assumir a politicidade do ato de ensinar; ser um/a profissional dialógico/a, problematizador/a, pesquisador/a, ético/a, libertário/a e emancipador/a; estabelecer uma relação de busca pelo conhecimento e pelos saberes; entre outras mais. Tudo isso, pode favorecer processos de melhorias pessoais e profissionais, influenciando no DPD.

Biografia do Autor

Lilian Moreira Cruz, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Professora assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)- Brasil. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil/UESC. Grupo de Estudo e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (UESB), Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Didática e Ludicidade (UFBA).

Lúcia Gracia Ferreira Trindade, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia; Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos/UESB e Docência, Currículo e Formação/UFRB.

Publicado

2022-06-14

Edição

Seção

Dossiê Projetos institucionais de FORMAÇÃO DE PROFESSORES