A relação teoria-prática na Formação inicial docente

Concepções de estudantes e egressos de um curso de licenciatura

Autores

  • Danielle Cristine Camelo Farias Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • José Batista Neto Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Palavras-chave:

Relação Teoria-Prática, Formação Pedagógica, Formação Inicial, Licenciatura

Resumo

As concepções de estudantes de períodos finais e egressos do curso de Licenciatura em História de uma universidade federal situada na região Nordeste sobre a relação teoria-prática no seu processo de formação inicial configuram-se como objeto desta pesquisa. Nosso objetivo foi compreender se tais sujeitos concebiam a relação teoria-prática como uma unidade ou se a percebiam com certo distanciamento entre os polos da relação. No campo teórico, apresentamos um debate baseado nos fundamentos freireanos e de autores como Tardif (2002), Pimenta (2005), Saviani (2009) e Candau (2012) que corroboram para o que apresentamos sobre Freire. Para a coleta de informações foram realizadas entrevistas semiestruturadas com estudantes e egressos da referida instituição. Os dados da pesquisa revelaram que, no curso de História, a relação teoria-prática era percebida não como uma unidade, mas como dois elementos distintos, cuja relação entre eles é de aplicação de um (teoria) sobre o outro (prática).

Biografia do Autor

Danielle Cristine Camelo Farias , Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professora adjunta, vinculada ao Departamento de Metodologia da Educação, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atua nos cursos de História e Pedagogia. Doutora (2019) e Mestre em Educação (2008) e licenciada em História (2005) , pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).   

José Batista Neto , Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGE/CE/UFPE). , atuando na linda de pesquisa em Formação de Professores e Prática Pedagógica. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Paris V, é licenciado e mestre em História (UFPE). É membro do Centro Paulo Freire Estudos e Pesquisas

Publicado

2022-06-14