A relação teoria-prática na Formação inicial docente
Concepções de estudantes e egressos de um curso de licenciatura
Palavras-chave:
Relação Teoria-Prática, Formação Pedagógica, Formação Inicial, LicenciaturaResumo
As concepções de estudantes de períodos finais e egressos do curso de Licenciatura em História de uma universidade federal situada na região Nordeste sobre a relação teoria-prática no seu processo de formação inicial configuram-se como objeto desta pesquisa. Nosso objetivo foi compreender se tais sujeitos concebiam a relação teoria-prática como uma unidade ou se a percebiam com certo distanciamento entre os polos da relação. No campo teórico, apresentamos um debate baseado nos fundamentos freireanos e de autores como Tardif (2002), Pimenta (2005), Saviani (2009) e Candau (2012) que corroboram para o que apresentamos sobre Freire. Para a coleta de informações foram realizadas entrevistas semiestruturadas com estudantes e egressos da referida instituição. Os dados da pesquisa revelaram que, no curso de História, a relação teoria-prática era percebida não como uma unidade, mas como dois elementos distintos, cuja relação entre eles é de aplicação de um (teoria) sobre o outro (prática).