Resolução de problemas

Um desafio para ensino de Matemática

Autores

Palavras-chave:

Matemática, Resolução de Problemas, Exames Nacionais, Parâmetros Curriculares Nacionais

Resumo

EEste artigo trata de uma das alternativas para o ensino de matemática, a Resolução de Problemas, mostrando que um problema de matemática não deve ser tratado como um exercício em que o aluno aplica, de forma mecânica, um algoritmo, uma relação ou um processo operatório, impedido que o estudante questione, investigue, reflita e formule seus próprios conceitos, não permitindo ao aluno e ao professor oportunidades e espaços, no estabelecimento de relações entre atividades propostas em sala de aula. A metodologia consistiu em levantamento bibliográfico sobre estratégia de resolução de problemas com ênfase a análise de problemas bem ou mal elaborados. O aluno pode até não conseguir resolver um problema, mas o enunciado deve estar bem contextualizado. Problemas mal elaborados, além de confundir o aluno pode ser alvo de recurso, podendo ser anulado, no caso de concurso público, neste trabalho serão apresentados e discutidos problemas bem e mal elaborados, grandes desafios na busca do ensinar e o aprender matemática no ensino fundamental e médio. Aprender matemática, nesse contexto, é compartilhar significados em diversos usos que são aprendidos, eles não emergem naturalmente

Biografia do Autor

Adeilton Fernandes da Costa, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutor em Geociências e Meio Ambiente pela UNESP - Rio Claro / SP (2008). É docente associado na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) em Porto Velho, leciona na Licenciatura em Matemática e no Mestrado PROFMAT. Atua nas áreas de Educação Matemática e em Modelagem Matemática - no estudo de métodos numéricos e computacionais.

Flavio Batista Simão , Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutor em Geociências e Meio Ambiente pela UNESP (2006), docente associado da Fundação Universidade Federal de Rondônia, leciona no Curso de Matemática e no Mestrado PROFMAT. Atua na área de Geociências em modelagem espacial, e nas áreas de: saúde pública, contaminação do solo, análise espacial e geoestatística, no desenvolvimento de mapas de sensibilidade.

Katia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias , Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutora em Educação pela UNICAMP (2014). Leciona no curso de matemática, no Mestrado e no Doutorado Profissional da Universidade Federal de Rondônia. Atua na área de Educação: Formação de Professores, Currículo, Práticas Pedagógicas e Culturais e História e Educação Matemática.

Publicado

2022-06-14 — Atualizado em 2022-06-20

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