Resolução de problemas
Um desafio para ensino de Matemática
Palavras-chave:
Matemática, Resolução de Problemas, Exames Nacionais, Parâmetros Curriculares NacionaisResumo
EEste artigo trata de uma das alternativas para o ensino de matemática, a Resolução de Problemas, mostrando que um problema de matemática não deve ser tratado como um exercício em que o aluno aplica, de forma mecânica, um algoritmo, uma relação ou um processo operatório, impedido que o estudante questione, investigue, reflita e formule seus próprios conceitos, não permitindo ao aluno e ao professor oportunidades e espaços, no estabelecimento de relações entre atividades propostas em sala de aula. A metodologia consistiu em levantamento bibliográfico sobre estratégia de resolução de problemas com ênfase a análise de problemas bem ou mal elaborados. O aluno pode até não conseguir resolver um problema, mas o enunciado deve estar bem contextualizado. Problemas mal elaborados, além de confundir o aluno pode ser alvo de recurso, podendo ser anulado, no caso de concurso público, neste trabalho serão apresentados e discutidos problemas bem e mal elaborados, grandes desafios na busca do ensinar e o aprender matemática no ensino fundamental e médio. Aprender matemática, nesse contexto, é compartilhar significados em diversos usos que são aprendidos, eles não emergem naturalmente
Publicado
Versões
- 2022-06-20 (2)
- 2022-06-14 (1)