Contribuições dos Estudos Sociais da Infância e da obra de Paulo Freire na pesquisa em Educação Infantil

Autores

Palavras-chave:

Estudos com o Cotidiano da Educação Infantil; Pesquisas com Crianças; Práxis Pedagógica e Diálogo

Resumo

O presente artigo representa um desdobramento reflexivo de tese de doutorado defendida na Universidade Federal Fluminense. A tese desenvolveu seu trabalho de pesquisa em um município da região serrana e envolveu os adultos e as crianças da instituição em um processo de pesquisa-ação, sobre as interações desses sujeitos com as rotinas que eram propostas na instituição. Para desenvolver o trabalho investigativo a tese tentou priorizar as vozes das crianças em seu exercício de pesquisa. O que nem sempre é comum nas pesquisas que se desenvolvem sobre as práticas pedagógicas, que centra seus esforços, recorrentemente, nas falas dos adultos. Este artigo seguiu o seguinte caminho: apresentação dos teóricos dos Estudos com o Cotidiano e com a Sociologia da Infância e, das questões que nos levaram a dialogar com Paulo Freire no desenvolvimento da tese; apresentação das concepções de infâncias e de crianças que estiveram em jogo ao longo do processo de realização da pesquisa; reflexões de como o conceito de práxis nos ajudou a repensar (re)encaminhamentos possíveis às atividades de rotina na Educação Infantil; os desafios que entram em campo quando se propõem a pensar o diálogo entre adultos e crianças, como uma perspectiva metodológica  e conclusões provisórias.

Biografia do Autor

Heloisa Josiele Santos Carreiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela UFF. Professora Adjunta da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Coordenadora do COLEI (Coletivo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação Infantil). Atua no GT de Educação Popular da ANPED e no Grupo Vozes da Educação.

Publicado

2022-06-14

Edição

Seção

Dossiê Projetos institucionais de FORMAÇÃO DE PROFESSORES