Contribuições dos Estudos Sociais da Infância e da obra de Paulo Freire na pesquisa em Educação Infantil
Palavras-chave:
Estudos com o Cotidiano da Educação Infantil; Pesquisas com Crianças; Práxis Pedagógica e DiálogoResumo
O presente artigo representa um desdobramento reflexivo de tese de doutorado defendida na Universidade Federal Fluminense. A tese desenvolveu seu trabalho de pesquisa em um município da região serrana e envolveu os adultos e as crianças da instituição em um processo de pesquisa-ação, sobre as interações desses sujeitos com as rotinas que eram propostas na instituição. Para desenvolver o trabalho investigativo a tese tentou priorizar as vozes das crianças em seu exercício de pesquisa. O que nem sempre é comum nas pesquisas que se desenvolvem sobre as práticas pedagógicas, que centra seus esforços, recorrentemente, nas falas dos adultos. Este artigo seguiu o seguinte caminho: apresentação dos teóricos dos Estudos com o Cotidiano e com a Sociologia da Infância e, das questões que nos levaram a dialogar com Paulo Freire no desenvolvimento da tese; apresentação das concepções de infâncias e de crianças que estiveram em jogo ao longo do processo de realização da pesquisa; reflexões de como o conceito de práxis nos ajudou a repensar (re)encaminhamentos possíveis às atividades de rotina na Educação Infantil; os desafios que entram em campo quando se propõem a pensar o diálogo entre adultos e crianças, como uma perspectiva metodológica e conclusões provisórias.