Reinvenção pedagógica em tempos de pandemia

Análise de cartas a Paulo Freire

Autores

Palavras-chave:

Pedagogia da autonomia, Ensino remoto emergencial, Formação docente, Pesquisa-ação, Ensino

Resumo

Este artigo apresenta a análise de cartas a Paulo Freire escritas por estudantes do segundo semestre de um curso de licenciatura, na disciplina de Prática de ensino cursada de forma remota. Foi empregada como metodologia de pesquisa os princípios da pesquisa-ação, ao desenvolver atividade similar aos Círculos Cultura freireanos na perspectiva da reinvenção pedagógica. As atividades foram realizadas no período do ensino remoto emergencial, de forma síncrona, tendo como norteadores os princípios da aprendizagem dialógica. Ao longo desse processo, dentre outras atividades, os estudantes foram motivados a escreverem duas cartas a Paulo Freire, analisadas a fim de levantar as percepções acerca das aprendizagens estudantis. Os resultados apontam que a trajetória dos estudantes como sujeitos de sua aprendizagem foi permeada pelo sofrimento causado pelo contexto da pandemia da Covid-19, mas também pela ressignificação/tomada de consciência quanto às vivências na educação básica, as ideias apresentadas por Freire e sua relação com os saberes docentes, rumo à conscientização quanto ao papel como futuros professores.

Biografia do Autor

Simone Braz Ferreira Gontijo, Instituto Federal de Brasilia (IFB)

Professora do Instituto Federal de Brasília com Doutorado e Mestrado em Educação (UnB) e licenciatura em Pedagogia (UCB). É docente nos cursos de mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica e Letras/ Espanhol. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Org. do Trabalho Pedagógico e Formação Docente (GEFOR).

Juliana Parente Matias, Instituto Federal de Brasília (IFB)

Professora do Instituto Federal de Brasília com Mestrado em Educação pelo Instituto Politécnico de Santarém, Portugal e licenciada em Pedagogia (UFC).  É docente do Curso de Letras Espanhol. Participa como pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Organização do Trabalho Pedagógico e Formação Docente (GEFOR).

Publicado

2022-06-14

Edição

Seção

Dossiê Projetos institucionais de FORMAÇÃO DE PROFESSORES