Reinvenção pedagógica em tempos de pandemia
Análise de cartas a Paulo Freire
Palavras-chave:
Pedagogia da autonomia, Ensino remoto emergencial, Formação docente, Pesquisa-ação, EnsinoResumo
Este artigo apresenta a análise de cartas a Paulo Freire escritas por estudantes do segundo semestre de um curso de licenciatura, na disciplina de Prática de ensino cursada de forma remota. Foi empregada como metodologia de pesquisa os princípios da pesquisa-ação, ao desenvolver atividade similar aos Círculos Cultura freireanos na perspectiva da reinvenção pedagógica. As atividades foram realizadas no período do ensino remoto emergencial, de forma síncrona, tendo como norteadores os princípios da aprendizagem dialógica. Ao longo desse processo, dentre outras atividades, os estudantes foram motivados a escreverem duas cartas a Paulo Freire, analisadas a fim de levantar as percepções acerca das aprendizagens estudantis. Os resultados apontam que a trajetória dos estudantes como sujeitos de sua aprendizagem foi permeada pelo sofrimento causado pelo contexto da pandemia da Covid-19, mas também pela ressignificação/tomada de consciência quanto às vivências na educação básica, as ideias apresentadas por Freire e sua relação com os saberes docentes, rumo à conscientização quanto ao papel como futuros professores.