Conflitos escolares
Intervenções mais efetivas em Paulo Freire
Palavras-chave:
conflito escolar, violência escolar, dialogicidade, práticas pedagógicas democráticas, resolução e prevenção dos conflitosResumo
Este estudo é um recorte da tese que investigou as teses dos Programas de Pós-Graduação em Educação do Brasil, entre os anos de 1999 a 2016, sobre a temática conflitos e violências escolares. Para este artigo em especial, concentramos a análise nas contribuições de Paulo Freire sobre o fenômeno conflito escolar. A pesquisa trata da modalidade bibliográfica sobre as principais obras de Paulo Freire (1979, 1978, 1981, 1986, 1992, 1995, 2000, 2011, 2014a, 2014b), que elucidaram a questão dos conflitos escolares e as intervenções mais efetivas para resolução e prevenção. Para coleta dos registros utilizamos as contribuições de Salvador (1986) sobre a condução da pesquisa bibliográfica. Optamos por usar a análise de conteúdo Bardin (2001) para o tratamento dos dados. Os resultados apontam que a dialogicidade nas práticas pedagógicas planejadas na escola e a inclusão dos alunos e seus familiares, nas tomadas de decisões, são as atividades mais efetivas para a mediação dos conflitos.