Conflitos escolares

Intervenções mais efetivas em Paulo Freire

Autores

Palavras-chave:

conflito escolar, violência escolar, dialogicidade, práticas pedagógicas democráticas, resolução e prevenção dos conflitos

Resumo

Este estudo é um recorte da tese que investigou as teses dos Programas de Pós-Graduação em Educação do Brasil, entre os anos de 1999 a 2016, sobre a temática conflitos e violências escolares. Para este artigo em especial, concentramos a análise nas contribuições de Paulo Freire sobre o fenômeno conflito escolar. A pesquisa trata da modalidade bibliográfica sobre as principais obras de Paulo Freire (1979, 1978, 1981, 1986, 1992, 1995, 2000, 2011, 2014a, 2014b), que elucidaram a questão dos conflitos escolares e as intervenções mais efetivas para resolução e prevenção. Para coleta dos registros utilizamos as contribuições de Salvador (1986) sobre a condução da pesquisa bibliográfica. Optamos por usar a análise de conteúdo Bardin (2001) para o tratamento dos dados. Os resultados apontam que a dialogicidade nas práticas pedagógicas planejadas na escola e a inclusão dos alunos e seus familiares, nas tomadas de decisões, são as atividades mais efetivas para a mediação dos conflitos.

Biografia do Autor

Sandra Moraes da Silva Cardozo, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Professora associada da Universidade Federal de Roraima no Curso de Letras. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Coordena o grupo de pesquisa intitulado Conflito e Violência no Contexto Educativo (CVE-UFRR). Tutora do Programa de Educação Tutorial - PE Letras-UFRR. Dedica-se as temáticas: educação inclusiva e práticas dialógicas de prevenção de violências com base em evidências científicas.

Roseli Rodrigues de Mello, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professora sênior, junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Fundadora do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE). Dedica-se as temáticas: aprendizagem dialógica, comunidades de aprendizagem, atuações educativas de êxito, pesquisa educacional com base em evidências científicas, atuação docente para a transformação e bases freireanas da educação

Lana Camila Santos Gonçalves

Professora da educação básica privada. Graduada em Letras-Português (UFRR). Integra o grupo de pesquisa Conflito e Violência no contexto Educativo (CVE) da UFRR. Dedica-se as temáticas: campo da sociolinguística e educação no contexto das escolas cívico-militares.

Publicado

2022-06-14

Edição

Seção

Dossiê Projetos institucionais de FORMAÇÃO DE PROFESSORES