Paulo Freire e o desenvolvimento pessoalprofissional dos/das educadores/as

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, Desenvolvimento pessoalprofissional, Paulo Freire

Resumo

Neste texto defendo que Freire propõe o desenvolvimento pessoalprofissional dos/as educadores/as, porque não há separação entre a vida e a docência. É um processo de vir a ser que está em constante aprimoramento na constituição de cada ser docente. Realizei uma pesquisa documental na qual selecionei 6 livros de Freire (1980, 1992, 1999, 2002, 2016, 2021) e 5 entrevistas (1992b 1993, 1995, 1996a, 1996b). Após a leitura, identifiquei 5 princípios no desenvolvimento pessoalprofissional, são eles: ética, curiosidade epistemológica, dialogicidade, conteúdos e investimento pessoal. Concluo que a proposta de desenvolvimento pessoalprofissional está fundamentada na pedagogia da humanização, construída junto com os/as educadores/as na seleção dos conteúdos e nas atividades desenvolvidas; bem diferente de propostas educativas impostas de cima para baixo.

Biografia do Autor

Vania Finholdt Angelo Leite, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora associada da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-graduação em Educação: processos formativos e desigualdades sociais (PPGEDU/FFP/UERJ) e coordenadora do Grupo de Pesquisa Tri-Vérice: Didática, Formação de Professores e Educação Matemática. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Publicado

2022-06-14

Edição

Seção

Dossiê Projetos institucionais de FORMAÇÃO DE PROFESSORES