Paulo Freire e o desenvolvimento pessoalprofissional dos/das educadores/as
Palavras-chave:
Formação de professores, Desenvolvimento pessoalprofissional, Paulo FreireResumo
Neste texto defendo que Freire propõe o desenvolvimento pessoalprofissional dos/as educadores/as, porque não há separação entre a vida e a docência. É um processo de vir a ser que está em constante aprimoramento na constituição de cada ser docente. Realizei uma pesquisa documental na qual selecionei 6 livros de Freire (1980, 1992, 1999, 2002, 2016, 2021) e 5 entrevistas (1992b 1993, 1995, 1996a, 1996b). Após a leitura, identifiquei 5 princípios no desenvolvimento pessoalprofissional, são eles: ética, curiosidade epistemológica, dialogicidade, conteúdos e investimento pessoal. Concluo que a proposta de desenvolvimento pessoalprofissional está fundamentada na pedagogia da humanização, construída junto com os/as educadores/as na seleção dos conteúdos e nas atividades desenvolvidas; bem diferente de propostas educativas impostas de cima para baixo.