A autoformação nas escolhas, processos e resultados de pesquisadores do Mestrado Profissional PPGEB/UERJ

Reflexões e narrativas de egressos

Autores

Palavras-chave:

Autoformação, História de vida, Formação docente

Resumo

O artigo discute a autoformação no contexto da atuação docente e da atividade acadêmica. Focaliza a formação stricto sensu na modalidade profissional e investiga as motivações para a realização do mestrado e aspectos, que na percepção dos participantes, facilitaram ou dificultaram suas trajetórias acadêmicas, tomando por base suas condições pessoais e sociais. Trata-se de uma pesquisa com egressos do curso de mestrado profissional, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Educação Básica. O estudo é sustentado teórico-metodologicamente nas noções de conhecimento emergente (SANTOS, 2008; OLIVEIRA, 2006); cotidiano como lugar e criação (CERTEAU, 1998; REZENDE, 2016) e autoformação (PINEAU, 2002, 2006). O corpus da pesquisa reúne documentos do Programa e um questionário respondido pelos participantes. Os resultados confirmam as hipóteses, que com base nas histórias de vida relacionam valorações, escolhas e atitudes.

Biografia do Autor

Esequiel Rodrigues Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Educação Básica – curso de Mestrado Profissional (MP-PPGEB-UERJ).

Inês Barbosa de Oliveira, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Doutora em Sciences Et Théories de L’éducation - Université de Sciences Humaines de Strasbourg. Professora Titular aposentada (UERJ), professora adjunta do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. Ex-presidente da Associação Brasileira de Currículo. Pesquisadora no GT Políticas Educacionais do CLACSO. Bolsista PQ 1B do CNPq e Cientista do Nosso Estado FAPERJ. Coordenadora do GE Cotidianos da ANPEd

Publicado

2022-06-14

Edição

Seção

Dossiê Projetos institucionais de FORMAÇÃO DE PROFESSORES