A autoformação nas escolhas, processos e resultados de pesquisadores do Mestrado Profissional PPGEB/UERJ
Reflexões e narrativas de egressos
Palavras-chave:
Autoformação, História de vida, Formação docenteResumo
O artigo discute a autoformação no contexto da atuação docente e da atividade acadêmica. Focaliza a formação stricto sensu na modalidade profissional e investiga as motivações para a realização do mestrado e aspectos, que na percepção dos participantes, facilitaram ou dificultaram suas trajetórias acadêmicas, tomando por base suas condições pessoais e sociais. Trata-se de uma pesquisa com egressos do curso de mestrado profissional, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Educação Básica. O estudo é sustentado teórico-metodologicamente nas noções de conhecimento emergente (SANTOS, 2008; OLIVEIRA, 2006); cotidiano como lugar e criação (CERTEAU, 1998; REZENDE, 2016) e autoformação (PINEAU, 2002, 2006). O corpus da pesquisa reúne documentos do Programa e um questionário respondido pelos participantes. Os resultados confirmam as hipóteses, que com base nas histórias de vida relacionam valorações, escolhas e atitudes.