Pesquisas no campo da Formação docente na Educação Infantil

Contribuições do pensamento de Paulo Freire

Autores

Palavras-chave:

Formação docente, Avaliação institucional, Educação infantil, Paulo Freire

Resumo

No conjunto de pesquisas desenvolvidas por um grupo que focaliza a formação docente na educação infantil, este artigo destaca contribuições do pensamento de Freire a duas pesquisas de abordagem qualitativa e com aportes teórico-metodológicos bakhtinianos e freireanos, sendo uma relacionada à dimensão formativa da avaliação institucional e outra à formação continuada em instituições conveniadas (comunitárias, confessionais e filantrópicas). Em diálogo com os conceitos freireanos de educação libertadora, participação e dialogia, as análises problematizam a oferta de vagas em instituições conveniadas e suas implicações para a formação continuada; ressaltam também a avaliação institucional como uma vivência formativa que requer a participação coletiva. As conclusões ressaltam a atualidade da teoria de Freire para analisar o contexto de desafios no campo da formação na educação infantil e demarcam a ação coletiva como uma estratégia de combate aos desmontes que ameaçam a educação pública

Biografia do Autor

Maria Nilceia de Andrade Vieira, Secretaria Municipal de Educação de Vitória /ES

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Pedagoga na Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Vitória, Espírito Santo – ES – Brasil. Integrante do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (Grufae).   Coordenadora Estadual da Anfope-ES, biênio 2021-2023.

Kallyne Kafuri Alves, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão. Integrante do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (Grufae).

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professora vinculada ao Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e ao Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (Grufae).

Publicado

2022-06-14

Edição

Seção

Dossiê Projetos institucionais de FORMAÇÃO DE PROFESSORES