Pesquisas no campo da Formação docente na Educação Infantil
Contribuições do pensamento de Paulo Freire
Palavras-chave:
Formação docente, Avaliação institucional, Educação infantil, Paulo FreireResumo
No conjunto de pesquisas desenvolvidas por um grupo que focaliza a formação docente na educação infantil, este artigo destaca contribuições do pensamento de Freire a duas pesquisas de abordagem qualitativa e com aportes teórico-metodológicos bakhtinianos e freireanos, sendo uma relacionada à dimensão formativa da avaliação institucional e outra à formação continuada em instituições conveniadas (comunitárias, confessionais e filantrópicas). Em diálogo com os conceitos freireanos de educação libertadora, participação e dialogia, as análises problematizam a oferta de vagas em instituições conveniadas e suas implicações para a formação continuada; ressaltam também a avaliação institucional como uma vivência formativa que requer a participação coletiva. As conclusões ressaltam a atualidade da teoria de Freire para analisar o contexto de desafios no campo da formação na educação infantil e demarcam a ação coletiva como uma estratégia de combate aos desmontes que ameaçam a educação pública