Educação popular

Rompendo barreiras educacionais

Autores

  • Alessandra Fonseca Farias Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) https://orcid.org/0000-0002-5074-4855
  • Vanessa Xavier Silva Sousa Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Instituto Federal do Maranhão
  • Ana Júlia Rêgo Vieira da Luz Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Instituto Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Paulo Freire, Educação popular, ação cultural

Resumo

A obra “Que fazer: teoria e prática da educação popular” foi publicada no ano de 1989 e sua última versão data de 2014. Para esta resenha, foi utilizada a quarta edição publicada em 1993. A obra de Paulo Freire e Adriano Nogueira é dividida em 5 capítulos. Os autores dialogam sobre como a Educação Popular rompe com a tradição educacional direcionada à elite, promovendo uma educação destinada a toda a população de cunho social e político

Biografia do Autor

Alessandra Fonseca Farias , Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Licenciada em Pedagogia, Especialista em Gestão Educacional e Mestra em Educação pela UNESP. Professora efetiva da Educação Básica na Prefeitura Municipal de Presidente Prudente/SP.

Vanessa Xavier Silva Sousa , Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Instituto Federal do Maranhão

Professora do Instituto Federal do Maranhão, campus Caxias e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFGD. Possui licenciatura plena em Educação Física e Especialista em Nutrição para o Fitness e Treinamento Desportivo pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Ana Júlia Rêgo Vieira da Luz , Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Instituto Federal do Maranhão

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), e professora do Instituto Federal do Maranhão, campus Caxias. Possui licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Mestrado em Química Analítica pela Universidade de São Paulo (USP) Campus São Carlos. Foi coordenadora do curso de Licenciatura em Química do Campus Caxias (2012- 2016). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF-UEMS-UFGD).

Publicado

2022-06-15