A docência para a alfabetização na EJA

Reflexões sobre uma formação orgânica e protagonista dos(as) educadores(as)

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos (EJA), Formação docente, Paulo Freire, Alfabetização, Práticas pedagógicas

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as práticas pedagógicas de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir dos resultados de uma pesquisa, de natureza qualitativa. Aqui, tece-se uma análise dos dados coletados por meio de observações, questionários socioeconômicos e entrevistas semiestruturadas com professoras e estudantes. O referencial teórico do trabalho baseia-se, essencialmente, nas concepções pedagógicas de Paulo Freire (1987; 1998; 2001), principalmente no que se referem à busca por ser mais; às situações-limites; ao inédito viável; à autonomia e à emancipação. Os principais resultados apontam que os caminhos possíveis para uma alfabetização emancipadora passam pela iniciativa organizada dos próprios educadores em busca da troca de experiências e parcerias, organização de eventos que os coloquem frente a frente com outras instâncias, tais como a universidade, e por práticas que reconheçam as singularidades dos educandos.

Biografia do Autor

José Carlos Lima de Souza , Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em História Social (UFF). Professor Adjunto da Faculdade de Educação da UERJ, da área de Educação de Jovens e Adultos, do Departamento de Estudos da Educação Inclusiva e Continuada (DEIC). Professor de História e Geografia atuando no Programa de Educação de Jovens e Adultos da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro. Membro da Direção Colegiada do Fórum/EJA-RJ.

Jaqueline Luzia da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Educação (PUC-Rio). Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UERJ, da área de Educação de Jovens e Adultos, do Departamento de Estudos da Educação Inclusiva e Continuada (DEIC/EDU/UERJ). Membro da Direção Colegiada do Fórum/EJA-RJ.

Publicado

2022-06-14

Edição

Seção

Dossiê Projetos institucionais de FORMAÇÃO DE PROFESSORES