A docência para a alfabetização na EJA
Reflexões sobre uma formação orgânica e protagonista dos(as) educadores(as)
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos (EJA), Formação docente, Paulo Freire, Alfabetização, Práticas pedagógicasResumo
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as práticas pedagógicas de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir dos resultados de uma pesquisa, de natureza qualitativa. Aqui, tece-se uma análise dos dados coletados por meio de observações, questionários socioeconômicos e entrevistas semiestruturadas com professoras e estudantes. O referencial teórico do trabalho baseia-se, essencialmente, nas concepções pedagógicas de Paulo Freire (1987; 1998; 2001), principalmente no que se referem à busca por ser mais; às situações-limites; ao inédito viável; à autonomia e à emancipação. Os principais resultados apontam que os caminhos possíveis para uma alfabetização emancipadora passam pela iniciativa organizada dos próprios educadores em busca da troca de experiências e parcerias, organização de eventos que os coloquem frente a frente com outras instâncias, tais como a universidade, e por práticas que reconheçam as singularidades dos educandos.