Entrevista

HELENO ARAÚJO

Autores

  • Marília Gabriela de Menezes Guedes Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) https://orcid.org/0000-0002-4198-5390
  • Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

Entrevista realizada em Recife (PE), em fevereiro de 2022, com Heleno Manoel Gomes Araújo Filho, um educador que, a despeito das adversidades conjunturais, é um semeador de sonhos possíveis no contexto da escola pública. Seu testemunho é emocionante. Numa fala vibrante, seu testemunho de vida e pronúncia na busca - esperançosamente crítica - por uma educação de qualidade socialmente referenciada é uma verdadeira aula de cidadania. A inserção histórica do educador pernambucano na escola pública e seu compromisso com a defesa das classes trabalhadoras é reconhecida pela recondução ao cargo de presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e da outorga da Condecoração Paulo Freire, concedida pela Universidade Federal de Pernambuco. Heleno Araujo nos ensina que “é possível avançarmos mais ainda, porque nós temos uma construção que ainda não está bem clara para muita gente”.

Biografia do Autor

Marília Gabriela de Menezes Guedes, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Possui graduação em Licenciatura em Química e Mestrado em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisadora da Cátedra Paulo Freire da UFPE.

Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação Brasileira, pela Universidade Federal do Ceará. Doutora em Educação, pela Universidade Federal de Pernambuco, e Pós-doutora em Currículo pela PUC/SP. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará. Faz parte do Centro Paulo Freire - estudos e pesquisas e da Cátedra Paulo Freire, sediados na UFPE. Integra a Rede Freireana de Pesquisadores.

Publicado

2022-06-14