Apresentação

Dossiê: Formação de professores na perspectiva freireana: políticas, concepções e experiências

Autores

Palavras-chave:

Paulo Freire, Processos formativos, Práxis educativa

Resumo

O Dossiê Formação de professores na perspectiva freireana: políticas, concepções e experiências reafirma a contribuição do pensamento freireano para subsidiar processos formativos de formação de professoras/professores. Os textos propiciam leituras da realidade e reflexão coletiva e possibilitam o encontro com categorias teóricas de inspiração freireana. Os/as autores/as buscam em Paulo Freire a sustentação teórico-metodológicas para os textos, contribuindo para a discussão sobre as políticas públicas de formação, as bases conceituais que subsidiam a formação e a profissão do magistério, além dos relatos de experiências e práticas de formação de professoras e professores.

Biografia do Autor

Maria Eliete Santiago , Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professora Titular da UFPE, Departamento de Políticas e Gestão da Educação do Centro de Educação, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE. É coordenadora da Cátedra Paulo Freire da UFPE e pesquisadora da Rede Freiriana de Pesquisadores. É mestra em Educação e Currículo pela PUC/SP e doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Paris V – René Descartes

Rita de Cassia Cavalcanti Porto , Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professora aposentada do Departamento de Habilitações Pedagógicas do Centro de Educação da UFPB, e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa da Pedagogia Paulo Freire da UFPB, pesquisadora da Rede Freireana de Pesquisadores. Faz parte da Diretoria da ANFOPE e compõe a Diretoria da ADUFPB. É mestra em Educação e Currículo pela PUC/SP e doutora em Educação pela UNICAMP.

Publicado

2022-06-14

Edição

Seção

Dossiê Projetos institucionais de FORMAÇÃO DE PROFESSORES