Autoconfrontação e argumentação prática de professores/as supervisores/as do Pibid
Indícios de uma perspectiva freireana na Educação Física Escolar
Palavras-chave:
PIBID, Educação Física escolar, Formação de professores/as, complexidade, criticidadeResumo
A argumentação prática tem o potencial de revelar premissas que os/as professores/as têm sobre valores, experiências, condições e contextos de trabalho docente. Contudo, ao confrontar essas premissas, contradições nas práticas pedagógicas podem ser evidenciadas. O objetivo desta investigação é analisar como dois professores/as-pesquisadores/as reelaboram seus próprios saberes docentes ao compartilharem a análise das práticas que têm sido realizadas nas escolas-campo vinculadas ao PIBID. Metodologicamente, a partir de procedimentos qualitativos de autoconfrontação, cotejamos as narrativas de dois/as supervisores/as do PIBID no subprojeto de educação física. Os resultados indicam o predomínio de saberes experienciais dos/as professores/as e aspectos dialógicos convergentes, que remetem à perspectiva freireana nas aulas de educação física. Identificamos que ao explicitar a argumentação prática dos/as professores/as, o processo de formação é compartilhado e fomenta novas reflexões.
Publicado
Versões
- 2022-06-20 (2)
- 2022-06-14 (1)