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Estão abertas as submissões para o Dossiê “Projetos institucionais de FORMAÇÃO DE PROFESSORES: concepções, experiências, narrativas e resistências”organizado pelas professoras Kátia Curado (UnB) e Lisete Jaehn (UFF) 

 Submissões até 31 de outubro de 2022

Os projetos pedagógicos de formação de professores têm sido alvo de debates, pesquisas, alterações legislativas e disputas de concepções, dentro e fora do contexto das instituições de ensino superior. Entretanto, há poucas produções que visam compreender, com especificidade, como as IES respondem e elaboram à tarefa de formar essa categoria de profissionais: os professores da educação básica. Nesse sentido, a proposta deste dossiê temático é abordar os projetos institucionais de formação de professores, como foram e têm sido articulados na sua constituição conceitual-teórica-metodológica.

Espera-se artigos, resenhas e ensaios que compartilhem experiências, narrativas e vivências formativas nos múltiplos aspectos da constituição dos projetos pedagógicos, abordando, especialmente, questões como:

  • as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior (cursos de licenciatura, cursos de   formação   pedagógica   para graduados   e   cursos   de   segunda licenciatura) e para a formação continuada - Resolução CNE/CP n.  02/2015,
  • concepções de formação de professores,
  • projeto político pedagógico de curso de Licenciatura,
  • epistemologia da/na formação de professores,
  • modelos de formação,
  • construção e articulação de projetos institucionais de formação de professores.

Os trabalhos – artigos e ensaios – devem ser encaminhados até 21 de outubro exclusivamente pelo portal https://periodicos.ufrrj.br