Apresentação do Dossiê Temático "Políticas, gestão e direito à Educação Superior

tempos de crise e projetos em debate"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.927

Palavras-chave:

Educação Superior, Ensino Superior, Direito à Educação, Política Educacional

Resumo

Apresentação do Dossiê Temático "Políticas, gestão e direito à Educação Superior: tempos de crise e projetos em debate" que reúne resultados de investigações desenvolvidas no âmbito da Rede Universitas/Br, vinculada ao GT-11 – Política da Educação Superior, da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). O texto apresenta os 12 artigos que compõem o Dossiê organizado pela Coordenação Geral desta Rede nacional de pesquisadores. A apresentação demarca a diversidade teórica e metodológica dos artigos que contemplam as problemáticas mais candentes no debate sobre a política, a gestão e o direito à educação superior do país. Não obstante, aponta que a questão central que permeia quase todos os artiso são as (re)configurações da Educação Superior brasileira na atualidade, embora alguns destaquem a intricada problemática do acesso, da permanência e da conclusão neste nível de ensino, bem como o tipo de “formação” utilitária ministrado. 

Biografia do Autor

Deise Mancebo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil

Doutora em Educação (História e Filosofia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). É professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH). Integra a Rede Universitas/Br desde sua criação e, atualmente, é vice coordenadora. Também é membro da coordenação colegiada da Rede Internacional de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação (ASTE). É líder do Grupo de Pesquisa do Trabalho na Educação Superior.

Vera Lúcia Jacob Chaves, Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com Pós-doutorado pela Universidade de Lisboa (UL, Portugal) e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é Professora Titular aposentada do Instituto de Ciências da Educação da UFPA, onde permanece como integrante do quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação. É pesquisadora Bolsista Produtividade Nível 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES); é Vice-coordenadora do GT-11 - Políticas da Educação Superior da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). É coordenadora geral da Rede UNIVERSITAS/BR.

João Ferreira de Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG), Brasil

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com Pós-doutorado em Educação pela USP. É Professor Titular da Universidade Federal de Goiás (UFG). É Diretor de Pesquisa da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). É líder do Grupo de Pesquisa Estado, Política e História da Educação. Integra a direção do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES). É vice coordenador da Rede Universitas/Br. É membro do Comitê Científico do Sou_Ciência. É colaborador da Revista DYLE - Dirección y Liderazgo Educativo do Fórum Europeo de Administradores de la Educación. É membro do Conselho/Corpo Editorial dos seguintes periódicos: Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa (Relepe); Revista Debates em Educação (UFAL); Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE) / Anpae; Revista Transmutare (UTFPR); Revista Ver a Educação - RVE (UFPA); Jornal de Políticas Educacionais (UFPR); Revista Inter-ação (UFG); Revista Educação em Questão (UFRN); Revista Científica da UNDIL (Universidade de Díli, Timor Leste). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Nível 1B - CA ED - Educação.

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Publicado

29-12-2023

Como Citar

Mancebo, D., Chaves, V. L. J., & Oliveira, J. F. de. (2023). Apresentação do Dossiê Temático "Políticas, gestão e direito à Educação Superior: tempos de crise e projetos em debate". RTPS - Revista Trabalho, Política E Sociedade, 8(13), e–927. https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.927