Acesso e permanência na Educação Superior

o direito à educação em questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.838

Palavras-chave:

Política educacional, Educação superior, Acesso e Permanência

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o acesso e permanência na educação superior, tomando como base as pesquisas desenvolvidas pelo Eixo 5 da Rede Universitas/Br. A metodologia utilizada funda-se na pesquisa documental e bibliográfica, além do levantamento de dados elucidados a partir do Censo da Educação Superior organizado pelo INEP. As análises se ancoram na perspectiva do materialismo histórico dialético, identificando relações que determinam as condições concretas apresentadas. No período sociopolítico e econômico de recrudescimento do neoconservadorismo no Brasil, em que pesquisas científicas têm sido desacreditadas e universidades públicas têm sofrido desmontes, a pandemia gerada pelo covid-19 interferiu no cenário da educação superior em vários aspectos, inclusive no que se refere ao acesso e permanência dos estudantes. Sob essa perspectiva, foram identificadas algumas condições que permanecem como lacunas a serem superadas, como a necessidade de ampliação do acesso para grupos historicamente excluídos e a garantia da sua permanência, a ampliação das ações de Assistência Estudantil para além do PNAES, a diversificação das práticas pedagógicas e o reforço de uma educação para além do capital.

Biografia do Autor

Tatiane Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Brasil

Doutora em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior / Mariluce Bittar (GEPPES/MB).

Carina Elisabeth Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Brasil

Doutora em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com pós-doutorado em educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Atua como docente na UFMS. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior / Mariluce Bittar (GEPPES/MB).

Cassiano Caon Amorim, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Brasil

Doutorado em Ciências (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (USP). Atua como docente na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública. Atualmente exerce a função de Pró-Reitor de Graduação da UFJF. É membro da Rede Universitas/BR. É Membro do Conselho Curador da Fundação CAEd. 

Referências

AMARAL, Nelson Cardoso. Educação superior e desfinanciamento no Brasil (2014-2023). In: MACIEL, C. E.; DUARTE, N.; SIQUEIRA, Romilson. Políticas educacionais: Resistência e retomada da democracia e do Estado. Brasília: ANPAE, 2023, p. 45-74. Disponível: https://www.seminariosregionaisanpae.net.br/BibliotecaVirtual/10-Livros/LIVROS-2023/PoliticasEducacionaisResistenciaERetomada.pdf Acesso em: 13 set. 2023.

ASSIS, Denise. Home Office promete ser um dos principais legados da pandemia do coronavírus. In: AUGUSTO, Cristiane B.; SANTOS, Rogério D. Pandemia e pandemônio no Brasil. São Paulo: Tirant Lo Blanch, 2020, p. 206-218. Disponível em: http://www.unicap.br/catedradomhelder/wp-content/uploads/2020/05/Pandemias-e-pandemo%CC%82nio-no-Brasil.pdf Acesso em: 2 jul. 2023.

BEZERRA, Lucila. Precarização: trabalhadores demitidos na pandemia se tornaram entregadores de apps. Brasil de fato, Seção Geral, São Paulo, 13 jul. 2020. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2020/07/13/precarizacao-trabalhadores-demitidos-na-pandemia-se-tornaram-entregadores-de-apps. Acesso em: 15 jul. 2020.

BUCKINGHAM, David. Manifesto pela educação midiática. São Paulo: Edições SESC, 2022.

CASTIONI, Remi et al. Universidades federais na pandemia da Covid-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 29, n. 111, p. 399-419, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362021002903108 Acesso em: 9 dez. 2023.

CATANANTE, Bartolina Ramalho; CORDEIRO, Maria José de Jesus Alves. Estudantes negros e não negros do ensino médio: Expectativas e desafios para ingresso e permanência na educação superior. In: VELOSO, Tereza Christina Mertens Aguiar; LIMA, Elizeth Gonzaga dos Santos. Permanência e evasão na educação superior: fatores interferentes, interfaces com ensino médio público e possibilidades de avanços nas políticas públicas. Cáceres: UNEMAT Editora, 2022, p. 209-228. Disponível em: http://portal.unemat.br/media/files/Permanencia_e_evasao_na_educacao_superior.pdf Acesso em: 13 set. 2023.

COSTA, Iná Camargo. Para compreender a Sociedade do Espetáculo. Outras palavras, [S. l.], 2017. Disponível em: https://outraspalavras.net/sem-categoria/para-compreender-a-sociedade-do-espetaculo/. Acesso em: 13 set. 2023.

FAUSTINO, Deivison; LIPPOLD, Walter. Colonialismo digital: por uma crítica hacker-fanoniana. São Paulo: Boitempo, 2023.

HONORATO, Gabriela de Souza; BORGES, Eduardo Henrique Narciso. Impactos da pandemia da covid-19 para o ensino superior no brasil e experiências docentes e discentes com o ensino remoto. Revista Desigualdade & Diversidade, n. 22, p. 137-179, 2022. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/61538/61538.PDFXXvmi= Acesso em: 9 dez. 2023.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD): acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/17270-pnad-continua.html?edicao=38243. Acesso em: 10 dez. 2023.

LACÉ, Andréia Mello; NOGUEIRA, Danielle Xabregas Pamplona; FARIA, Natalia Rodrigues. Estudantes de ensino médio no Distrito Federal: Perfil e expectativas de acesso à educação superior. In: VELOSO, Tereza Christina Mertens Aguiar; LIMA, Elizeth Gonzaga dos Santos. Permanência e evasão na educação superior: Fatores interferentes, interfaces com ensino médio público e possibilidades de avanços nas políticas públicas. Cáceres: UNEMAT Editora, 2022, p. 209-228. Disponível em: http://portal.unemat.br/media/files/Permanencia_e_evasao_na_educacao_superior.pdf. Acesso em: 13 set. 2023.

LIMA, Tatiane; EVANGELISTA, Joelma Inês; MACIEL, Carina Elisabeth. Pandemia e Educação: As Políticas Promulgadas na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Interação, Varginha, v. 23, n. 2, p. 125-136, 2021. Disponível em: https://periodicos.unis.edu.br/index.php/interacao/article/view/614/451 Acesso em: 9 dez. 2023.

MALANGE, Fernando Cezar Vieira; NOGUEIRA, Patrícia Simone; ZARDO, Luiz André Ribeiro. O acesso à educação superior pública no Brasil sob a ótica dos dados nacionais. REVELLI – Revista de Educação, Língua e Literatura da UEG, Inhumas, v. 13, p. 1-24, 2022. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/article/view/12176 Acesso em: 13 set. 2023.

MANZANO, Marcelo; KREIN, André. A pandemia e o trabalho de motoristas e de entregadores por aplicativos no Brasil. Campinas: Cesit/Unicamp, 2020. Disponível em: http://www.cesit.net.br/wp-content/uploads/2020/07/MANZANO-M-KREIN-A.-2020_A-pandemia-e-os-motoristas-e-entregadores-por-aplicativo.pdf Acesso em: 15 jul. 2020.

MARTINS, Jonathan Alves. O Programa Nacional de Assistência Estudantil na UFRN à luz da abordagem cognitiva de políticas públicas em diálogo com os estudos críticos do discurso (2011 - 2020). 2023. Tese (Doutorado em educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52452/1/ProgramaNacionalAssistenciaEstudantil_Martins_2023.pdf. Acesso em: 13 set. 2023.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. Tradução de Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2005.

MINTO, Lalo Watanabe; GALZERANO, Luciana Sardenha. Educação e(m) pandemia atividade essencial, finalidade supérflua? ORG & DEMO, Marília, v. 22, n. 2, p. 39-58, jul./dez., 2021. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/12533 Acesso em: 13 set. 2023.

MOLL, Roberto. Reaganetion: A nação e o nacionalismo (neo)conservador nos Estados Unidos (1981-1988). 2010. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: https://www.historia.uff.br/stricto/td/1381.pdf. Acesso em: 13 set. 2023.

OLIVEIRA, Olívia Chaves de. Os determinantes da trajetória escolar de universitários quilombolas: o caso do acesso na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). 2022. 161p. Relatório de Estágio de Pós-doutorado em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2022.

PALHARES, Isabela. “Universidades públicas tiveram queda de 18,8% no número de concluintes”. Folha de S. Paulo, São Paulo, 18 fev. 2022. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2022/02/universidadespublicas-tiveram-queda-de-188-no-numero-de-concluintes.shtml. Acesso em: 10 dez. 2023.

PEREIRA, Camila Potyara. Nova direita, capitalismo digital e política social. In: VELOSO, Tereza Christina Mertens Aguiar; LIMA, Elizeth Gonzaga dos Santos. Permanência e evasão na educação superior: Fatores interferentes, interfaces com ensino médio público e possibilidades de avanços nas políticas públicas. Cáceres: UNEMAT Editora, 2022, p. 17-34. Disponível em: http://portal.unemat.br/media/files/Permanencia_e_evasao_na_educacao_superior.pdf. Acesso em: 13 set. 2023.

RAIC, Daniele Farias Freire; CARDOSO, Marilete Calegari; PEREIRA, Socorro Aparecida Cabral. A universidade pública em cenários neoliberais e fascistas: balbúrdias de resistência em tempos de Covid-19. Revista Eletrônica de Educação, v. 14, p. 1-19, jan./dez. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14244/198271994556. Acesso em: 9 ago. 2023.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço. Técnica e Tempos. Razão e Emoção. São Paulo: Edusp, 2002.

SEGENREICH, Stella Cecilia Duarte. A inserção da EAD nos cursos presenciais de graduação do Brasil: lógicas de gestão na rede pública e privada. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 9, n. 4, p. 14195-14210, apr., 2023. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59107/42878 Acesso em: 13 set. 2023.

SOUZA, Diogo de Oliveira. As dimensões da precarização do trabalho em face da pandemia de Covid-19. Revista Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, Fiocruz, n. 19, 2021.

UNESCO. Covid-19: educational disruption and response. Beirut, 2020. Disponível em: https://en.unesco.org/news/covid-19-educationaldisruption-and-response Acesso em: 10 dez. 2023.

Downloads

Publicado

29-12-2023

Como Citar

Lima, T., Maciel, C. E., & Amorim, C. C. (2023). Acesso e permanência na Educação Superior: o direito à educação em questão. RTPS - Revista Trabalho, Política E Sociedade, 8(13), e–838. https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.838