Os desafios da formação de professores/as no Brasil

dilemas entre as condições da formação inicial e a valorização docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.867

Palavras-chave:

Formação Docente, Licenciaturas, Valorização do Magistério, Carreira Docente

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar os desafios da formação de professores no que diz respeito às questões relacionadas ao ingresso e a permanência nos cursos de licenciaturas, assim como a atuação futura na carreira docente. Trata-se de resultado de pesquisa realizada com base em dados estatísticos e documentais, os quais foram interpretados a partir dos fundamentos do materialismo histórico-dialético. Os resultados indicam que os estudantes, em sua maioria, são trabalhadores, do sexo feminino, solteiros, entre 25 e 33 anos, com renda familiar de 1,5 a 3 salários-mínimos e há um número significativo que não pretende atuar na área da educação. São muitos os determinantes que levam à não atuação na carreira docente, após o término da licenciatura, ou mesmo o seu abandono precoce. Problematizaremos, neste artigo, as condições da formação inicial e a valorização docente como elementos fundamentais.

Biografia do Autor

Gisele Masson, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde concluiu o Pós-doutorado em Educação. Atua como docente no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação. É líder do Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais: relações entre capital, trabalho e Estado. É associada à Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Faz parte do Conselho Acadêmico da Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa (RELEPE), é vice-presidente regional Sul da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). É coordenadora do Eixo Temático 2 da Rede UNIVERSITAS-BR de Pesquisadores em Educação Superior.

Maria da Conceição dos Santos Costa, Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com doutorado sanduíche na Universidad de Buenos Aires (UBA/Argentina) via Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (CAPES). Atua como docente na UFPA, onde integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação; integra a coordenação colegiada do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Educação Física, Esporte e Lazer (GEPEF/UFPA); integra os grupos de pesquisa: Geperuaz/UFPA (Grupos de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia) e Gestrado/UFPA (Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Formação e Trabalho Docente). É vice presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) e integra o GT Formação Profissional e Mundo do Trabalho. É coordenadora do Eixo 2 da Rede UNIVERSITAS-BR de Pesquisadores em Educação Superior.

Antônia Andrade, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará. Atua como docente da UNIFAP. Integra o Eixo 2 da Rede de Pesquisadores em Educação Superior (UNIVERSITAS-BR). Coordenadora do Comitê da Campanha pelo Direito à educação do Amapá. Diretora da ANPAE Amapá.

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Publicado

29-12-2023

Como Citar

Masson, G., Costa, M. da C. dos S., & Andrade, A. (2023). Os desafios da formação de professores/as no Brasil: dilemas entre as condições da formação inicial e a valorização docente. RTPS - Revista Trabalho, Política E Sociedade, 8(13), e–867. https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.867