Os desafios da formação de professores/as no Brasil
dilemas entre as condições da formação inicial e a valorização docente
DOI:
https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.867Palavras-chave:
Formação Docente, Licenciaturas, Valorização do Magistério, Carreira DocenteResumo
O artigo tem como objetivo analisar os desafios da formação de professores no que diz respeito às questões relacionadas ao ingresso e a permanência nos cursos de licenciaturas, assim como a atuação futura na carreira docente. Trata-se de resultado de pesquisa realizada com base em dados estatísticos e documentais, os quais foram interpretados a partir dos fundamentos do materialismo histórico-dialético. Os resultados indicam que os estudantes, em sua maioria, são trabalhadores, do sexo feminino, solteiros, entre 25 e 33 anos, com renda familiar de 1,5 a 3 salários-mínimos e há um número significativo que não pretende atuar na área da educação. São muitos os determinantes que levam à não atuação na carreira docente, após o término da licenciatura, ou mesmo o seu abandono precoce. Problematizaremos, neste artigo, as condições da formação inicial e a valorização docente como elementos fundamentais.
Referências
ANTUNES, R. O Caracol e sua concha: ensaios sobre a nova morfologia do trabalho. São Paulo: Boitempo Editorial, 2005.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Relatório Nacional: pesquisa internacional sobre ensino e aprendizagem: Talis 2018: segunda parte. Brasília: INEP, 2020. Disponível em: https://download.inep. gov.br/acoes_internacionais/pesquisa_talis/resultados/2018/TALIS2018_VOL_II_Notas_Estatisticas.pdf Acesso em: 30 set. 2023.
BRASIL. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 abr. 2004.
BRASIL. Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 jul. 2008.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2014.
CAMARGO, A.; FERREIRA, D. L.; LUZ, I. C. P. Perfil, condição e formação docente no Pará. In: MAUÉS, O. C.; CAMARGO, A.; OLIVEIRA, D. A.; VIEIRA, L. F. O trabalho docente na educação básica: o Pará em questão. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2012.
COSTA, M. C. S. Trabalho e formação docente em Educação Física na educação de jovens e adultos na Rede Municipal de Belém/PA. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Belém, 2017.
COSTA, V. A. S. F.; GUEDES, M. G. M.; OLIVEIRA, A. M. A.; SOUSA, K. M.O.; BRITO, A. M. S. S. O processo de democratização do acesso ao ensino superior e a importância do PIBID no contexto dos alunos do curso de licenciatura em química da UFRPE em Serra Talhada – Pernambuco. Revista Virtual de Química, v. 5, n. 2, p. 137-148, mar./abr. 2013.
DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. 2023. Disponível em: https://www.dieese.org.br/. Acesso em: 15 set. 2023.
FREITAS, H. C. L.; A (nova) política de formação de professores: A prioridade postergada. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 100 - Especial, p. 1203-1230, 2007.
INEP. Microdados do Enade. Brasília: 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/enade , acesso em 29/12/2023.
MASSON, G. Requisitos essenciais para a atratividade e a permanência na carreira docente. Educação & Sociedade, v. 38, n. 140, p. 849-864, jul./set, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302017169078. Acesso em: 10 set. 2023.
MASSON, Gisele; FLASH, Simone de Fátima. O materialismo histórico-dialético nas pesquisas em Políticas Educacionais. Revista de Estudos Teóricos e Epistemológicos em Política Educativa, v. 3, p. 1-15, 2018. Disponível em: http://www.revista2.uepg.br/index.php. /hetepe
MAUÉS, O. C. Regulação educacional, formação e trabalho docente. Estudos em Avaliação Educacional (Impresso), v. 20, p. 473-492, 2009.
MELO, A. P. Condições sociais para a atratividade, o acesso e a permanência nas licenciaturas da UEPG. 2018, 234f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2018.
OLIVEIRA, D. A. Trabalho docente. In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A. M. C.; VIEIRA, L. M. F. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM.
PERONI, V. Política Educacional e o papel do Estado: no Brasil dos anos 1990. São Paulo: Xamã, 2003.
SANTOS, M. C. E. M. Trajetórias e motivações de estudantes de matemática: Abordagens exploratória, interacionista e estatística da formação docente em universidades brasileira e francesa. 2014, 373f. Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2014.
SANTOS, P. F. G. Valorização docente: um estudo sobre as representações sociais de licenciandos. 2013, 172f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano) – Universidade de Taubaté, Taubaté, 2013.
SIMITH, Socorro; ANDRADE Antonia. A formação de professores nos grupos de pesquisa cadastrados no CNPq: o contexto da Amazônia Legal. In: CAMARGO, Arlete Maria Monte de; ANDRADE, Antonia Costa; CAMARGO, Leila Maria (Orgs.). A constituição do campo científico sobre formação de professores no contexto amazônico. Curitiba: CRV, 2022. p. 55-74.
SOUZA, L. O. Motivações para a escolha da licenciatura em matemática e pedagogia: um estudo com alunos da PUC/SP e UFMT. 2010, 105f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
VARGAS, S. M. Avaliação dos cursos de formação de professores no Brasil. 2023, Apresentação em Power Point. 25 slides.
VIEIRA, J. D. Direito à educação e valorização profissional: o papel do Estado e da sociedade. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 10, n. 18, p. 25-35, jan./jun. 2016. Disponível em: https://cnte.org.br/images/stories/retratos_da_escola/retratos_da_escola_18_2016.pdf. Acesso em: 10 set. 2023.