Determinantes da expansão da EaD em cursos de licenciatura de instituições privadas no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.855

Palavras-chave:

Educação a Distância, Formação Docente, Trabalho Docente, Plataformas Digitais, Covid-19, Capitalismo de Plataforma

Resumo

O artigo analisa o crescimento acelerado da educação a distância (EaD), sua relação com a pandemia de COVID-19 e o avanço das tecnologias digitais na formação de professores/as em um contexto de domínio privado-mercantil e capitalismo de plataforma. Plataformas empresariais digitais e IES privadas estão impulsionando o crescimento da EaD, transformando-a em um mercado lucrativo. Estas peculiares empresas de serviços atuam como intermediárias, conectando estudantes, docentes e instituições de ensino por meio de suas plataformas digitais. A análise aqui empreendida considera os dados do Censo da Educação Superior do INEP desde a última década do século XX centrando-se, porém, em tempos mais recentes, a partir do desencadeamento da pandemia de COVID-19 que, em nosso entendimento, serviu como um catalisador para a exorbitante expansão da EaD. O artigo procura estabelecer o debate sobre o acesso igualitário à educação, à inclusão digital, bem como reflete acerca da privacidade dos atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e, também, sobre o conflito entre o público e o privado, especialmente na formação docente no Brasil.

Biografia do Autor

Mario Luiz Neves de Azevedo, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Brasil

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), com estágio de pesquisa (bolsa-sanduíche/CAPES) no Institut National de Recherche Pédagogique (INRP), na França. Concluiu pós-doutorado na Universidade de Bristol, Inglaterra. É Professor Titular da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Tem publicações em temas como: políticas públicas educacionais, mercantilização, internacionalização e regionalização (Mercosul e Processos de Bolonha). É membro da Rede Universitas/BR. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Básica e Superior (GEDUC). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Nível 1D.

Karine Nunes de Moraes, Universidade Federal de Goiás (UFG), Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atua como docente na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG), onde integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e ocupa a função de Diretora do Centro de Gestão Acadêmica. É Membro da Rede de Pesquisas Universitas/Br e da Rede de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas de Educação. É membro associada das seguintes entidades: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), da Associação Nacional Pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), da qual é Diretora Financeira.

Afrânio Mendes Catani, Universidade de São Paulo (USP), Brasil

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), com Pós-Doutorado pela Middlesex University London, Inglaterra. É Livre Docente em Educação e atua como Professor Titular na Faculdade de Educação da USP, onde integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM/USP). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Nível 1A.

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Publicado

29-12-2023

Como Citar

Azevedo, M. L. N. de, Moraes, K. N. de, & Catani, A. M. (2023). Determinantes da expansão da EaD em cursos de licenciatura de instituições privadas no Brasil. RTPS - Revista Trabalho, Política E Sociedade, 8(13), e–855. https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.855