A Educação Superior dos Camponeses
desafios no acesso e na permanência na Licenciatura em Educação do Campo da UNIFESSPA
DOI:
https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.866Palavras-chave:
Direito à Educação, Licenciatura em Educação do Campo, Educação Superior do Campo, Política Educacional, Acesso e PermanênciaResumo
Reflete-se sobre a Licenciatura em Educação do Campo, vinculada ao projeto sócio-histórico de formação humana da classe trabalhadora, constituindo-se numa política que garante o acesso à educação superior para uma ampla diversidade de sujeitos do campo. Porém, o avanço de políticas neoliberais impõe grandes desafios à sua consolidação. Orientada em pressupostos do materialismo histórico dialético, a análise teve como foco os desafios que impactam o acesso e permanência na LEdoC, evidenciando-se desafios estruturais que envolvem a relação com a terra/território, sob ameaças de empreendimentos do agro-mínero-negócio; desigualdades socioeconômicas, educacionais, étnico raciais e de gênero; dificuldades relacionadas ao trabalho, que, na sociedade capitalista é caracterizado por elevados níveis de exploração/instabilidade; fragilidades nas políticas de apoio à permanência estudantil.
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