Crise do capitalismo e Estado

que projeto de país e de educação superior?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.869%20

Resumo

O ensaio analisa a crise do capitalismo e as possibilidades e limites postos para o país e, particularmente, para a educação superior, no atual contexto. Seu desenvolvimento teve por base uma investigação de caráter exploratório, que contemplou pesquisa bibliográfica, levantamentos sistemáticos na imprensa, análise documental de problemáticas convergentes e consulta de dados agregados, adotando, uma perspectiva de investigação, ao mesmo tempo qualitativa e quantitativa. O texto compõe-se de quatro partes: inicia com uma breve apresentação da crise do capitalismo e do papel que os Estados têm tido na sua “administração”; em seguida, analisa o autoritarismo (e o neofascismo) como uma das saídas encontradas pelo neoliberalismo em crise; na terceira parte, desenvolve a produção neoliberal das subjetividades e, na sequência, analisa algumas tendências que vêm se consolidando na educação superior no país, sob a lógica neoliberal num contexto autoritário. Nas considerações finais, são sinalizados alguns dos principais entraves políticos atuais do país (e da educação superior), destacando a necessidade de uma mobilização permanente e, particularmente, dos profissionais da educação, tendo como horizonte a construção de uma democracia radical, que tome como referência estratégica a construção de uma sociedade pós-capitalista.

Biografia do Autor

Deise Mancebo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com pós-doutorado pela Universidade de São Paulo. É professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi professora do Programa de Psicologia Social desta universidade, mas atualmente desenvolve suas principais atividades no Programa de Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ), do qual foi fundadora e membro da coordenação de 2006 a 2014. Foi coordenadora do GT "Políticas de Educação Superior" da ANPED (2000 a 2004), bem como coordenadora do Conselho Científico da mesma entidade (2006-2008). Participa da Rede Universitas/BR desde sua criação e é membro de sua Coordenação Colegiada desde 2016. Também é membro da Coordenação Colegiada da Rede ASTE - Rede Internacional de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação (de 2011 a presente data). É líder do Grupo de Pesquisa Trabalho na Educação Superior credenciado pela Plataforma de Grupos de Pesquisa do CNPQ e coordenou o Observatório da Educação (CAPES) sobre a Expansão da Educação Superior no Brasil (2013-2017). Fez jus a 3 bolsas Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (em 2009, 2016 e 2019). Foi membro titular do Conselho Universitário da UERJ (2018-2021). Tem experiência nas áreas de Psicologia e Educação, pesquisando, principalmente, os seguintes temas: trabalho; políticas para a educação superior e produção de subjetividades.

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Publicado

29-12-2023

Como Citar

Mancebo, D. (2023). Crise do capitalismo e Estado: que projeto de país e de educação superior?. RTPS - Revista Trabalho, Política E Sociedade, 8(13), e–869. https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.869