Educação Superior
o papel institucional e formativo do Técnico-Administrativo em Educação
DOI:
https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.843Palavras-chave:
Educação Superior, Técnico Administrativo em Educação, Plano de Carreira, Instituições Federais de Ensino SuperiorResumo
Resumo: O artigo apresenta o percurso legal e formativo dos cargos Técnico-Administrativos em Educação envolto nas políticas públicas educacionais. Esta trajetória histórica se deu em meio às medidas decorrentes dos cenários político, econômico e cultural presentes, especialmente, a partir da redemocratização do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa básica, exploratória e descritiva, referenciada em análise bibliográfica e documental. A pesquisa revelou a influência neoliberal na educação superior, determinando práticas de trabalho de cunho flexível e fragmentado, de acordo com as métricas mercadológicas. Identificamos, também, a luta dos movimentos sociais, especialmente, a mobilização sindical em prol dos direitos para o efetivo trabalho previsto no Plano de Carreira da categoria.
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