Preparação para o ENADE
o impacto dos rankings no trabalho docente e nas diretrizes de uma intituição de ensino superior privada
DOI:
https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.844Palavras-chave:
Ensino Superior, Avaliação Externa em Larga Escala, Trabalho Docente, Pedagogia Histórico-CríticaResumo
O artigo analisa os impactos do processo de preparação para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) no trabalho docente e nas diretrizes internas desta Instituição de Ensino Superior (IES) privada. Referenciada no método Materialista Histórico-Dialético, destaca que o ENADE se tornou o protagonista do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), condicionando o cotidiano das IES, sobretudo as privadas, o que causa preocupação e cobrança por parte da Pró-reitoria de Ensino da instituição investigada. Observa que as atividades preparat´rias dos estudantes para o ENADE são focadas nas turmas submetidas à avaliação externa, de forma paralela à matriz curricular, por meio de workshops e palestras. Esse processo onera os profissionais que se encontram em cenário de excessivas exigências por bons resultados na avaliação externa.
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