Preparação para o ENADE

o impacto dos rankings no trabalho docente e nas diretrizes de uma intituição de ensino superior privada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.844

Palavras-chave:

Ensino Superior, Avaliação Externa em Larga Escala, Trabalho Docente, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

O artigo analisa os impactos do processo de preparação para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) no trabalho docente e nas diretrizes internas desta Instituição de Ensino Superior (IES) privada. Referenciada no método Materialista Histórico-Dialético, destaca que o ENADE se tornou o protagonista do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), condicionando o cotidiano das IES, sobretudo as privadas, o que causa preocupação e cobrança por parte da Pró-reitoria de Ensino da instituição investigada. Observa que as atividades preparat´rias dos estudantes para o ENADE são focadas nas turmas submetidas à avaliação externa, de forma paralela à matriz curricular, por meio de workshops e palestras. Esse processo onera os profissionais que se encontram em cenário de excessivas exigências por bons resultados na avaliação externa.

Biografia do Autor

João Lucas de Souza Maximiano, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), Brasil

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), onde conclui o Doutorado em Educação. É membro do Grupo de Pesquisa Contexto Escolar e Processo de Ensino Aprendizagem: ações e interações (CONTEPEA) e do Grupo de Pesquisa Estado, Políticas Educacionais e Democracia (EPED).

Ricardo Eleutério dos Anjos, Universidade Federal de Catalão (UFCat), Brasil

Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Araraquara. Atua como docente na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), onde Coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC/UFCAT). É membro do Grupo de Pesquisa Estudos Marxistas em Educação, ligado ao Departamento de Psicologia da Educação da UNESP, Campus de Araraquara, e do Grupo de Pesquisa Estado, Políticas Educacionais e Formação de Professores/as (EPEFOP), da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

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Publicado

29-12-2023

Como Citar

Maximiano, J. L. de S., & Anjos, R. E. dos . (2023). Preparação para o ENADE: o impacto dos rankings no trabalho docente e nas diretrizes de uma intituição de ensino superior privada. RTPS - Revista Trabalho, Política E Sociedade, 8(13), e–844. https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.844