Sobre a Revista
Repecult - Revista Ensaios e Pesquisas em Educação e Cultura
ISSN: 2526-2742.
DOI 10.29327/2643142.9.13
Qualis: B1
Publicado ininterruptamente desde o ano de 2016, a Repecult - Revista Ensaios e Pesquisas em Educação e Cultura - Qualis B1 - (open access) é um periódico eletrônico editado pelo Gpesurer, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ) dirigido ao público acadêmico e em geral, publicando artigos, dossiês temáticos, ensaios, resenhas e pesquisas em educação.
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Published continuously since 2016, Repecult - Revista Ensaios e Pesquisas em Educação e Cultura - ISSN 2526-2742 - Qualis B1, is an electronic journal edited by Gpesurer, linked to the Graduate Program in Education, Contemporary Contexts and Popular Demands (PPGEduc ) and published by Edur (Publisher of the Federal Rural University of Rio de Janeiro) at first through the Costa Lima Portal at UFRRJ and now at this address, it is a journal aimed at the academic and general public, publishing articles, thematic dossiers, essays , reviews and research in education, contributing to the dissemination of knowledge produced in this thematic area. The content published by this journal is open access, seeking to democratize access to knowledge, respecting copyright. The volumes of Repecult from 01 to 09 (2016.2/2021.1) are published at http://costalima.ufrrj.br/index.php/REPECULT/issue/archive, which becomes a repository for issues already published by this journal. Repecult is indexed in national and international databases.
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Edição Atual
A Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), conforme garantida pela Lei
10.639/2003, de um lado abriu um campo de debates e práticas que mobilizam pesquisadores,
educadores e gestores públicos a encarar os silenciamentos e violências históricas sofridas no
passado e que insistem em se atualizar no presente, por outro, este campo amplia modos de
pensar e experimentar possibilidades de existir, de forma mais plural. Nesta direção as
religiões de matriz africana emergem como um campo vivo de saberes, memórias, corpos e
ancestralidade, desafiando a manutenção da colonialidade. A presença dos orixás e
encantados em comunicação direta com o mundo dos vivos, mediados pelos corpos tomados
emprestados, distancia-se da ideia de limitar-se ao campo espiritual, muito pelo contrário,
movimenta-se atualizando uma pedagogia ancestral, que educa tanto o corpo quanto a
palavra. Esse Dossiê é um espaço para a socialização de trabalhos que explorem a riqueza e a
complexidade que se encontram nas interfaces entre a ERER e as religiões de matriz africana.
Interessa-nos pensar o quanto e como a escola, frequentemente pautada por paradigmas
eurocentrados, pode ser dinamizada por outras cosmopercepções. E é nesse ponto que
evocamos Anton Wilhelm Amo, filósofo africano do século XVIII, cuja trajetória é espantosa
para os limitadores de seu tempo, ele não só produz uma reflexão rigorosa, como faz uma
crítica à cisão entre corpo e mente, antecipando uma insurgência que ainda precisa ser
asseverada com mais força: a recusa à noção de corpo como mera extensão, inerte e
colonizável. Convidamos pesquisadoras(es) a contribuir com textos que lancem luz sobre
estes e outros caminhos insurgentes de educação desde o que indica o legado afro-brasileiro.
Apresentação
Denúncias de um fenômeno que insiste em se atualizar
Vozes que anunciam outras epistemologias e alternativas ontológicas
Vivências e propostas de reencontros e criações na experiência afrodiaspórica

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