RACISMO RELIGIOSO NA ESCOLA

análise crítica da censura às religiões afro-brasileiras e caminhos para uma pedagogia antirracista

Autores

  • Lizie Pacheco
  • Gleicianne Gonçalves De Oliveira
  • Cleyde Rodrigues Amorim

Palavras-chave:

Racismo religioso, Epistemicídio, Educação antirracista, Pedagogia decolonial, Formação docente

Resumo

Este artigo analisa as manifestações do racismo religioso no ambiente escolar, abordando sua relação com o epistemicídio e a colonialidade do saber. O estudo focaliza um caso emblemático de censura curricular, no qual uma professora de Ensino Religioso foi orientada a substituir conteúdos sobre religiões  afro-brasileiras por temas genéricos. Com base em referenciais decoloniais e da
pedagogia crítica, o trabalho objetiva demonstrar como essa prática reforça estruturas de opressão e apagamento de saberes ancestrais. Metodologicamente, articula análise crítica do discurso (Kilomba, 2019) para examinar o relato docente registrado em diário de campo. Os resultados evidenciam: 1) a naturalização da violência epistêmica nas escolas; 2) a falácia da "neutralidade"
curricular; e 3) a urgência de pedagogias insurgentes, como as propostas por hooks (2013) e Rufino (2019), que transformem a educação em prática de liberdade. Conclui-se que o combate ao racismo religioso exige promover uma reconstrução epistemológica centrada nos saberes afrodiaspóricos.

Biografia do Autor

Lizie Pacheco

Doutoranda em Educação  pelo Programa Pós-graduação Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, Mestra em Educação pelo Programa Pós-graduação Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1489893596992718

Gleicianne Gonçalves De Oliveira

Mestranda em Educação no pelo Programa Pós-graduação Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, Mestra em Educação   pelo Programa Pós-graduação Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8570114076277492.

Cleyde Rodrigues Amorim

Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2002), com pós-doutorado sobre "O Povo de Axé na Pós-Graduação" no PPGAS e Departamento de Antropologia/USP (2022). Docente e pesquisadora da Universidade Federal do Espírito Santo, no Departamento de Educação, Política e Sociedade, no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, e no Núcleo de Estudos Afro-brasileiros -NEAB / UFES. Atua na área de Antropologia das Populações Afro-brasileiras, Educação das Relações Étnico-Raciais e Religiões de Matriz Africana. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5450445723454857.

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Publicado

2025-10-27