EXÚ, VOZ E ENCRUZILHADA

a oralidade como saber-pedagógico nos Terreiros

Autores

  • Vagner Felix da Silva
  • Indira Inda Inda
  • Bruno Cardoso de Menezes Bahia Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Resumo

Este trabalho propõe refletir sobre a oralidade como prática pedagógica. Inspirado nas epistemologias contracoloniais e nas práticas de cuidado e transmissão de saberes que atravessam as Comunidades Tradicionais de Terreiro, o estudo se ancora na figura de Exú, orixá da comunicação, das encruzilhadas e do movimento. A oralidade, nesse contexto, não é apenas método, mas princípio fundante de uma pedagogia que afirma a vida, a ancestralidade e a memória coletiva. Nossa escrita está situada no campo das epistemologias do Sul, especialmente a partir do pensamento de autores como, Muniz Sodré, Sueli Carneiro, Hampâté Bâ e Antônio Bispo, em diálogo com a tradição oral afro-brasileira que constitui os terreiros como espaços de formação integral. A oralidade aqui é compreendida como um campo de disputa simbólica e política frente à hegemonia da escrita e da racionalidade ocidental. Trata-se de reconhecer que a fala, o gesto, o silêncio e o corpo são também arquivos e mecanismos de conhecimento, e que o ensino que se dá na gira, na cozinha, no toque do tambor e nos cantos carrega pedagogias milenares, enraizadas na diáspora e na resistência. Este trabalho, portanto, propõe deslocar o olhar sobre a educação ao reconhecer a potência educativa das comunidades de terreiro, suas cosmologias e seus modos de ensinaraprender. Reivindicando o lugar das epistemologias negras e de matrizes africanas no debate acadêmico e educacional, reafirmando que Exu não é apenas o mensageiro, mas também o caminho.

Biografia do Autor

Vagner Felix da Silva

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
(PPGEDUC/UFRRJ). Rio de Janeiro, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0259228783151182. E- mail:
axevagnersilva@gmail.com

Indira Inda Inda

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC/UFRRJ). Rio de Janeiro, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3528842018127346.

Bruno Cardoso de Menezes Bahia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor Adjunto lotado no Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino, Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA/UFRRJ) e professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ) Lattes:http://lattes.cnpq.br/0728241677912831. ).

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Publicado

2025-10-27

Edição

Seção

Vozes que anunciam outras epistemologias e alternativas ontológicas