DANÇAR PARA PERTENCER

etnicidade e identidade nos vídeos de dança afro-brasileira no YouTube

Autores

  • Paola Verdun Universidade La Salle
  • Lúcia Regina Lucas da Rosa PPG Memória Social e Bens Culturais, e professora no curso de Letras

Palavras-chave:

Dança afro-brasileira, Identidade, Educação, Etnicidade

Resumo

A dança afro-brasileira é uma expressão artística e cultural muito importante
para os grupos que recebem os conhecimentos desta arte por transmissão oral e
corporal por parte de seus ancestrais, e que são muitas vezes estigmatizados
dentro de contextos educativos: a comunidade negra. Assim, a construção de
uma educação com vistas a uma sociedade mais igualitária faz-se urgente. Este
trabalho objetiva discutir sobre a dança afro-brasileira e suas implicações étnicas
e identitárias para pensarmos uma educação contemporânea afrocentrada.
Metodologicamente, optou-se por abordagem qualitativa centrando-se na seleção
de 7 artefatos culturais (SILVA; MORAES, 2019) escolares em vídeo do Youtube
sobre a dança afro. A partir da construção de um quadro descritivo, escolheu-se
articular os autores Appiah (1990), Pontignat e Streiff-Fenart (1997) e Hall
(2014) em suas discussões sobre etnicidade e identidade, organizando-se as
informações coletadas em um estudo teórico com aporte de autores que
atualizam os referidos conceitos. Ao problematizar como essas implicações
podem contribuir para uma educação afrocentrada a partir dos materiais
coletados, percebe-se a importância da dança afro como um caminho para contar
a história do negro por meio dos movimentos, dos gestos, dos cantos, das
simbologias e dos seus significados. E também ficou muito evidente o empenho
dos professores e alunos escolares em difundir seus trabalhos com a cultura
negra pelo Youtube. Reconhece-se a Dança afro como uma importante
manifestação viva com forte sentimento de pertença, capaz de construir
estratégias de afirmação e de construção simbólica da identidade do ser negro,
do ser afrodescendente

Biografia do Autor

Paola Verdun, Universidade La Salle

Analista de Pesquisa Científica Sênior e doutoranda em Memória Social e Bens Culturais na Universidade La
Salle; Mestra em Educação e Licenciada em Dança e em Letras - Português. 

Lúcia Regina Lucas da Rosa, PPG Memória Social e Bens Culturais, e professora no curso de Letras

Doutora (2012) e Mestre (1996) em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, área de
Literatura Brasileira, graduada (1988) em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do
Sul-PUC-RS. Atualmente, coordenadora, professora e pesquisadora no PPG Memória Social e Bens Culturais, e
professora no curso de Letras.

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Publicado

2025-10-27

Edição

Seção

Vivências e propostas de reencontros e criações na experiência afrodiaspórica