Política de ampliação e diversificação da educação profissional tecnológica no Brasil

implicações no direito à Educação Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.868

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Curso Superior de Tecnologia, Educação Superior, Política Educacional, Trabalho e Educação

Resumo

O artigo analisa tendências do desenvolvimento dos Cursos Superiores de Tecnologia (CSTs) como parte de ações  governamentais em parceria com organismos internacionais para ampliar e diversificar a oferta de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do país. O objetivo é explicar o impacto destas ações no direito à Educação Superior. Baseada em documentos de organismos internacionais e do governo brasileiro, dispositivos legais regulatórios e dados estatísticos, a análise sustenta a tese de que a política de EPT, baseada na ideologia do empreendedorismo, da empregabilidade e da sustentabilidade, institui os CSTs e assim dão materialidade à Educação Superior enxuta e flexível cujo propósito é formar no trabalhador competências socioemocionais necessárias para torná-lo capaz de encarar com naturalidade e resiliência o desemprego estrutural e a precariedade só trabalho.

Biografia do Autor

José dos Santos Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil

Doutor em Sociologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com pós-doutorado pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Atua como professor de economia política da educação e de política educacional do Departamento de Educação do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc), lidera o Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS). É Editor da RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade (ISSN 2526-2319). É membro associado das seguintes entidades: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), Associação Brasileira de Estudo do Trabalho (ABET), além de integrar a Rede Universitas/Br de pesquisadores sobre Ensino Superior.

Jussara Marques de Macedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com estágio de Pós-Doutoramento em Política e Administração Educacional pela Universidade de Lisboa (ULisboa). Atua como docente do Departamento de Administração Educacional (EDA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Direitos Humanos (PPDH/UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). É líder do Grupo de Pesquisa Sobre Trabalho e Políticas Educacionais (GTPE/UFRJ); integra a Rede Universitas/BR de pesquisadores sobre Ensino Superior, onde atua como coordenadora do Eixo Temático 8; é membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd); é membro do Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS/UFRRJ) e do Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho, Educação e Cultura (GTEC/UNIR).

Bruno de Oliveira Figueiredo, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua como docente do Departamento de Ciências da Educação (DACED) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, onde integra O quadro docente do Curso de Pedagogia e do Curso de Especialização em Docência no Ensino Superior (CEDES/UNIR). É Líder do Grupo de Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Cultura (GTEC/UNIR) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação no Enfoque Histórico-Cultural (GEPEEHC/UNIR) e do Grupo de Pesquisas sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS/UFRRJ). é membro do Conselho Editorial da Revista Trabalho, Política e Sociedade (RTPS). Integra a Rede Universitas-BR; é membro associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e da Associação Nacional de Política, Administração da Educação (ANPAE) e Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET).

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Publicado

29-12-2023

Como Citar

Souza, J. dos S., Macedo, J. M. de, & Figueiredo, B. de O. (2023). Política de ampliação e diversificação da educação profissional tecnológica no Brasil: implicações no direito à Educação Superior. RTPS - Revista Trabalho, Política E Sociedade, 8(13), e–868. https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.868