Política de ampliação e diversificação da educação profissional tecnológica no Brasil
implicações no direito à Educação Superior
DOI:
https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.868Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Curso Superior de Tecnologia, Educação Superior, Política Educacional, Trabalho e EducaçãoResumo
O artigo analisa tendências do desenvolvimento dos Cursos Superiores de Tecnologia (CSTs) como parte de ações governamentais em parceria com organismos internacionais para ampliar e diversificar a oferta de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do país. O objetivo é explicar o impacto destas ações no direito à Educação Superior. Baseada em documentos de organismos internacionais e do governo brasileiro, dispositivos legais regulatórios e dados estatísticos, a análise sustenta a tese de que a política de EPT, baseada na ideologia do empreendedorismo, da empregabilidade e da sustentabilidade, institui os CSTs e assim dão materialidade à Educação Superior enxuta e flexível cujo propósito é formar no trabalhador competências socioemocionais necessárias para torná-lo capaz de encarar com naturalidade e resiliência o desemprego estrutural e a precariedade só trabalho.
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