A Educação Superior pública brasileira

uma análise dos governos de Lula a Bolsonaro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.864

Palavras-chave:

Educação Superior, Política Educacional, Política Governamental, Projetos Educacionais

Resumo

O artigo objetiva problematizar os projetos para a educação superior dos governos de Lula a Bolsonaro no que concerne às Instituições Públicas de Educação Superior (IPES). Resulta de análise qualitativa, exploratória e utiliza pesquisa bibliográfica e documental. O estudo mostra que os primeiros governos do Partido dos Trabalhadores não concretizaram a defesa da educação pública como direito, mas operaram sua reconfiguração neoliberal com nuances democratizantes. Os governos de Temer e Bolsonaro promoveram ataque aberto à educação superior. O novo governo Lula aponta para a rearticulação da conversão das IPES ao projeto de educação do/para o capital, capturando trabalhadores em redes de esperança e subordinação, como a que se expressa pela introdução/manutenção de dispositivos de gestão empresarial do trabalho.

Biografia do Autor

Andréa Araujo do Vale, Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil

Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como docente da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (ESS/UFF), onde integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Serviço Social. É Coordenadora do Eixo Temático 4 da pesquisa integrada intitulada "Políticas, Gestão e Direito à Educação Superior: novos modos de regulação e tendências em construção pós-2013", realizada no âmbito da Rede Universitas/BR.

Savana Diniz Gomes Melo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

Doutora em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com estágio doutoral na Universidad General de San Martin, Buenos Aires, Argentina, Pós-Doutora pela Faculdade de Ciências da Educação da Universidad de La Coruña, Galícia, Espanha. É docente  aposentada da Faculdade de Educação da UFMG. Atua como docente voluntária no Programa do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (PPGE/FaE/UFMG), vinculada à linha de pesquisa Políticas Públicas e Educação: Concepção, Implementação e Avaliação. É Membro da Rede Universitas/BR e co-coordena o Eixo 4 (O trabalho nas instituições de educação superior brasileiras), da Direção Colegiada da Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação (REDE ASTE) e da Rede Latinoamericana de Estudos sobre Trabalho Docente (REDE ESTRADO). 

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Publicado

29-12-2023

Como Citar

Vale, A. A. do, & Melo, S. D. G. (2023). A Educação Superior pública brasileira: uma análise dos governos de Lula a Bolsonaro. RTPS - Revista Trabalho, Política E Sociedade, 8(13), e–864. https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.864