Determinantes da expansão da EaD em cursos de licenciatura de instituições privadas no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.855Palavras-chave:
Educação a Distância, Formação Docente, Trabalho Docente, Plataformas Digitais, Covid-19, Capitalismo de PlataformaResumo
O artigo analisa o crescimento acelerado da educação a distância (EaD), sua relação com a pandemia de COVID-19 e o avanço das tecnologias digitais na formação de professores/as em um contexto de domínio privado-mercantil e capitalismo de plataforma. Plataformas empresariais digitais e IES privadas estão impulsionando o crescimento da EaD, transformando-a em um mercado lucrativo. Estas peculiares empresas de serviços atuam como intermediárias, conectando estudantes, docentes e instituições de ensino por meio de suas plataformas digitais. A análise aqui empreendida considera os dados do Censo da Educação Superior do INEP desde a última década do século XX centrando-se, porém, em tempos mais recentes, a partir do desencadeamento da pandemia de COVID-19 que, em nosso entendimento, serviu como um catalisador para a exorbitante expansão da EaD. O artigo procura estabelecer o debate sobre o acesso igualitário à educação, à inclusão digital, bem como reflete acerca da privacidade dos atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e, também, sobre o conflito entre o público e o privado, especialmente na formação docente no Brasil.
Referências
ALBUQUERQUE, Beatriz. Censo da Educação Superior 2021 aponta alta de quase 500% no EaD Já nos cursos presenciais, número caiu cerca de 23%. Agência Brasil. 04 nov 2022. Extraído de https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/educacao/audio/2022-11/censo-da-educacao-superior-2021-aponta-alta-de-quase-500-no-ead, acesso em 11 set 2023.
AZEVEDO, Mario Luiz Neves de; BARLETE, Aliandra. Higher education, platforms and the market of symbolic goods – a case for platform academic capitalism in brazil. Discover Society. 01 may 2019. Disponível em < https://archive.discoversociety.org/2019/05/01/on-the-frontline-higher-education-platforms-and-the-market-of-symbolic-goods-a-case-for-platform-academic-capitalism-in-brazil/>
BIMBATI, Ana Paula. Ministro da Educação diz que não dá para formar bom professor a distância. UOL – Educação, 28 set 2023. Extraído de https://educacao.uol.com.br/noticias/2023/09/28/ministro-educacao-curso-distancia-evento-semesp.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em 16 dez 2023.
BRADBURY, Ray. Fahrenheit 451. 2ª. Edição. São Paulo: Globo, 2012.
BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 mai 2017. Extraído de https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2017/decreto-9057-25-maio-2017-784941-publicacaooriginal-152832-pe.html. Acesso em 23 set 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2021: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2022.
BRASIL. Portaria nº 2.177, de 06 dez 2019. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Disponível em https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913. Acesso em 23 set 2023
CHEGG. Global student survey-2021. Extraído de https://www.chegg.org/global-student-survey-2021
COELHO, Adriano; PRESSE, Paulo. Presencial x EaD: Chegou o momento de reconfigurar a graduação? Webinar promovido pela HOPER Educação, 05 jul 2023. https://youtu.be/AGDNq0JJPag?feature=shared Extraído de < https://www.hoper.com.br/webinars>
COUGHLAN, Sean. Willetts urges UK universities to put courses online. BBC, 27 feb 2023. Extraído de https://www.bbc.com/news/education-21603703, acesso em 12 set 2023.
FERRO, Pedro. Estudo expõe realidade de alunos de pós-graduação brasileiros em meio à pandemia. Jornal da USP. Extraído de https://jornal.usp.br/?p=445907
HOPER EDUCAÇÃO. Cenário de oportunidades de mercado no pós-pandemia. Webinar 2020.
HOPER EDUCAÇÃO. Presencial x EaD: Chegou o momento da reconfigurar a graduação? – Webnar Hoper, 05 de julho de 2023. Disponível em: https://www.hoper.com.br/webinar/190 , acesso em 29/12/2023.
LIMA, Cássio de Almeida; LIMA, Celina Aparecida Gonçalves; OLIVEIRA, Ana Júlia Soares; SILVA, Priscylla Guimarães; Wesley Miranda Lourenço de; HAIKAL, Desirée Sant’Ana; SILVA, Rosângela Ramos Veloso & SILVEIRA, Marise Fagundes. (2022). Adesão ao isolamento social na pandemia de Covid-19 entre professores da educação básica de Minas Gerais, Brasil. Saúde Em Debate, 46(spe1), 181–193. https://doi.org/10.1590/0103-11042022E112.
LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Qualidade, e-Cidadania e Educação a Distância: uma relação possível. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 2, p. 460–471, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i2.77113. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/77113. Acesso em: 8 set. 2023.
MALI, Tiago. Mercado de ensino superior tem concentração recorde. Blog Poder 360, Brasil à Frente , 24.dez.2022 - 12h00, atualizado: 29.dez.2022 - 17h42. Disponível em: https://www.poder360.com.br/poderespecial/brasilafrente/mercado-de-ensino-superior-tem-concentracao-recorde/, acesso em 29/12/2023.
MARTÍNEZ, Deolidia; GONÇALVES, Gustavo. In: OLIVEIRA, D.A.; PEREIRA JR, E.; CLEMENTINO, A.M. Trabajo docente en tiempos de pandemia en América Latina: análisis comparado. Brasília: IEAL/CNTE/Red Estrado, 2021.
MENOS teoria e aulas à distância. Universidades desenham revolução nos cursos”. Extraído de < https://zap.aeiou.pt/universidades-revolucao-cursos-414506>. Acesso em 04 jul 2021 (reprodução de matéria do Jornal O Expresso publicado em mesma data).
OLIVEIRA, Dalila Andrade; PEREIRA JR, Edmilson; CLEMENTINO, Ana Maria. Trabajo docente en tiempos de pandemia en América Latina: análisis comparado. Brasília: IEAL/CNTE/Red Estrado, 2021.
PIKETTY, Thomas. O Capital no Século XXI. Rio de Janeiro, Intrínseca, 2014.
ROBERTSON, Susan. Platform Capitalism and the New Value Economy in the Academy. Working Paper Series. Cambridge University, 2018.
SGUISSARDI, Valdemar. Modelos de expansão da educação superior no Brasil: predomínio privado/mercantil e desafios para a regulação universitária. Educação & Sociedade. Campinas, v. 29, n. 105, p. 991-1022, set./dez. 2008. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br, acesso em 12 set. 2023.
SRNICEK, Nick. Platform Capitalism. Polity: Cambridge, 2017.
UNESCO. Resumo do Relatório de Monitoramento Global da Educação 2023:Tecnologia na educação: Uma ferramenta a serviço de quem? Paris: UNESCO, 2023.