O PNE e a formação continuada de professores de Educação Física para atuação na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29404/rtps-v7i12.625

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Formação Docente, Infâncias, Educação Física, Educação Infantil, Planejamento Educacional

Resumo

Neste artigo analisa-se a contribuição das universidades para o cumprimento da Meta 16 do Plano Nacional de Educação (PNE), mais especificamente, acerca da formação docente em Educação Física (EF) para atuar na Educação Infantil (EI). Foram combinados os métodos de pesquisa documental e bibliográfico. Como resultado da análise de conteúdo, encontramos 44 dissertações e 8 teses publicadas no período 2014-2022. As temáticas identificadas foram: práticas pedagógicas, formação docente, currículo, inserção da educação física na educação infantil, organização dos espaços e da rotina escolar e estratégias didáticas. Percebeu-se a evidência de que há forte relação do que se pesquisa em EF com as demandas do cotidiano da EI, sinalizando a importância de políticas como o PNE. Observou-se desigualdade nas regiões geográficas com oferta dessa modalidade de formação continuada e o desequilíbrio na distribuição de linhas de pesquisas associadas as subáreas sociocultural e pedagógica na Área-21 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Biografia do Autor

Nayani Vitória Ribeiro Albuquerque , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil

Estudante do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), membro do Grupo de Pesquisa em Docência da Educação Física  (GPDEF).

André da Silva Mello, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil

Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF) com Pós-Doutorado em Educação Física pelo Programa Associado em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Estadual de Londrina (UEL). É Professor do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física. É líder do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF/UFES). ´E Coordenador Adjunto do Comitê de Ética de Pesquisas com Seres Humanos da UFES/Campus Goiabeiras.

Rodrigo Lema Del Rio Martins, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atua como Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) e compõe o Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da UFRRJ. Tem experiência como Diretor Escolar nas Rede Municipal de Ensino de Vitória/ES e na Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo. É membro da Direção Nacional do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). É Vice-líder do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF/UFES) e Líder do Grupo de Pesquisa em Docência na Educação Física (GPDEF/UFRRJ). Organizou a coletânea intitulada "Desafios contemporâneos para a Educação Física Brasileira",  publicada pela CRV em 2020.

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Publicado

30-12-2022

Como Citar

Albuquerque , N. V. R., Mello, A. da S., & Martins, R. L. D. R. (2022). O PNE e a formação continuada de professores de Educação Física para atuação na Educação Infantil. RTPS - Revista Trabalho, Política E Sociedade, 7(12), e–625. https://doi.org/10.29404/rtps-v7i12.625