O PNE e a formação continuada de professores de Educação Física para atuação na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.29404/rtps-v7i12.625Palavras-chave:
Políticas Públicas, Formação Docente, Infâncias, Educação Física, Educação Infantil, Planejamento EducacionalResumo
Neste artigo analisa-se a contribuição das universidades para o cumprimento da Meta 16 do Plano Nacional de Educação (PNE), mais especificamente, acerca da formação docente em Educação Física (EF) para atuar na Educação Infantil (EI). Foram combinados os métodos de pesquisa documental e bibliográfico. Como resultado da análise de conteúdo, encontramos 44 dissertações e 8 teses publicadas no período 2014-2022. As temáticas identificadas foram: práticas pedagógicas, formação docente, currículo, inserção da educação física na educação infantil, organização dos espaços e da rotina escolar e estratégias didáticas. Percebeu-se a evidência de que há forte relação do que se pesquisa em EF com as demandas do cotidiano da EI, sinalizando a importância de políticas como o PNE. Observou-se desigualdade nas regiões geográficas com oferta dessa modalidade de formação continuada e o desequilíbrio na distribuição de linhas de pesquisas associadas as subáreas sociocultural e pedagógica na Área-21 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
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