Universidade, Pandemia e mudanças tecnológicas
impactos para o trabalho docente
DOI:
https://doi.org/10.29404/rtps-v7i12.638Palavras-chave:
trabalho docente, educação superior, pandemia, precarização do trabalho, ensino remotoResumo
O artigo pretende analisar a utilização de novas tecnologias e plataformas durante o trabalho, tomando como base empírica os docentes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Apresenta e discute alguns dados da pesquisa “Trabalho docente na UERJ em tempos de pandemia”, desenvolvida pela Associação dos Docentes da UERJ (ASDUERJ), que objetivou conhecer os efeitos do trabalho remoto sobre os professores da referida universidade. Desse modo, tendo como aporte teórico-metodológico o materialismo histórico-dialético, o artigo busca contribuir para o debate sobre as condições atuais que enfrentam os professores das universidades públicas brasileiras, ao analisar como as formas de precarização do trabalho se aprofundaram durante a pandemia da Covid-19. Como resultado, aponta o aprofundamento da precarização e intensificação do trabalho docente com o uso das propostas de ensino remoto.
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